Ciência Unesc

Aluno de Design carimba passaporte para estágio em Portugal

Aluno de Design carimba passaporte para estágio em Portugal
Oportunidade é fruto de concurso da fabricante porcelanas Vista Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

O estudante João Luís Gomes, está na sétima fase de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc e já arruma as malas para passar três meses no exterior. Ele ficou em primeiro lugar no concurso realizado pela renomada fábrica de porcelanas, Vista Alegre, com alunos do curso da Unesc e como prêmio, vai fazer um estágio com despesas pagas na sede da empresa, em Aveiro, Portugal, a partir de setembro.

O resultado do concurso foi divulgado nos últimos dias e os alunos da Universidade desenvolveram projetos de uma caneca icônica para a marca. Gomes vai acompanhar todo o processo de design da Vista Alegre e lá, o seu projeto será aprimorado. No Brasil, além da Unesc, apenas a PUC do Rio de Janeiro tem essa parceria de estágio com a empresa. A fábrica foi fundada em 1824 em Portugal e atualmente oferece produtos em porcelana, cristal, vidro e cutelaria para consumidores como a família real britânica.

Para o coordenador do curso de Design, João Rieth, o aluno terá uma vivência única na residência da Vista Alegre, o que irá ampliar seu repertório profissional e cultural. “A oportunidade de participar do IDPool na empresa Vista Alegre traduz o DNA do curso: aproximar-se da iniciativa privada, entender suas complexidades produtivas e mercadológicas e participar de possíveis soluções, proporcionando assim o fechamento do ciclo do processo de ensino e aprendizagem. A experiência internacional ocorreu em consequência de outras experiências projetuais com as empresas da região, como Ceusa e Kleiner Schein”, afirma Rieth.

Segundo a coordenadora de design e marketing da empresa portuguesa Vista Alegre, Alda Tomás, os cinco projetos escolhidos como finalistas se destacaram pela apresentação cuidada e bem construída, pelo conceito interessante e bem fundamentado, originalidade, criatividade, empenho, boa solução estética em resposta à função pretendida. “Todos os projetos finalistas foram bastante imaginativos e foi visível a motivação dos acadêmicos, o que nos sensibilizou muito”, comenta.

Realização de um sonho


Nascido em Laguna, João Luís se mudou para Criciúma para fazer o curso de seus sonhos e nem imaginava que o desejo de ter uma experiência internacional se concretizasse antes de concluir o curso superior. “Vai ser a minha primeira viagem ao exterior. Penso em fazer uma pós ou um mestrado fora do Brasil, mas a oportunidade de ampliar meu conhecimento em outro país chegou bem antes”, conta o acadêmico. “Conseguir este estágio é colher os frutos dos meus estudos e das escolhas que eu fiz. É como se algo me dissesse que estou no caminho certo”, complementa.

Para desenvolver a sua caneca icônica, Gomes afirma que pensou em desenvolver algo que trouxesse experiências para o consumidor. “Cada aluno fez a sua leitura do que seria um projeto icônico, mas eu optei por trabalhar a linguagem, a comunicação do produto com quem o olhasse, sem esquecer as características da marca”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2017 às 18:01
Compartilhar Comente

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc
Professor Fabiano Raupp Pereira abriu o evento nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A primeira edição do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc iniciou nesta segunda-feira (26/6) e trouxe para debate o tema “Obtenção de materiais a partir de resíduos”, com o professor doutor da UFSC, Fabiano Raupp Pereira. O evento ocorre até quarta-feira (28/6) e é o primeiro da área na região. Dele participam professores, alunos, profissionais e representantes de empresas de diversos setores que atuam com inovação e sustentabilidade.

O Simpósio é um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A palestra de Pereira teve a mediação do professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Felipe Fardin Grillo.

Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, um dos pontos interessantes do evento é o diálogo que estabelece entre Universidade e empresa, ampliando o campo de debates. Já o coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal-Bó, o Simpósio é um espaço de aprendizagem e troca de experiências importantes para a formação acadêmica.

Para o coordenador do Simpósio, Oscar Montedo, o evento vai colaborar com a disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e trazer à tona um tema que está diretamente ligado á área de materiais, que é a sustentabilidade. “A degradação ambiental tem o efeito muito negativo e a área de materiais se insere neste contexto porque transforma a matéria prima. Por isso a importância de discutirmos esse tema”.

O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente

Quando a tecnologia é usada para transformar mundos

Quando a tecnologia é usada para transformar mundos
Projeto “Inclusão Digital na APAE” é desenvolvido há quatro anos pela Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Talita Eufrázio Merêncio, 20 anos, adora tecnologia. Tem Whatsapp, já se aventurou pelo Facebook, adora ouvir música no Youtube – é fã de Luan Santana – e faz bonito no Xbox com Kinect. Ah, e ela também gosta de aprender novas palavras durante as aulas no Laboratório de Informática, com orientação de estudantes e professores da Unesc. Talita tem Síndrome de Down e é um dos 214 alunos dos sete aos 62 anos que participam das atividades do projeto de extensão “Inclusão Digital na APAE”, desenvolvido desde 2014 pela Universidade. “Gosto de usar o computador e escrever as letras. Mas o que gosto mais são os jogos de dança”, conta Talita, se referindo ao Kinect, instalado recentemente no vídeo game da instituição.

Durante três manhãs e três tardes na semana, o estudante da segunda fase de Ciência da Computação Luiz Henrique Naspolini e a acadêmica da sétima fase do mesmo curso Daiara Paes da Rosa vão até a APAE de Criciúma para colaborar com a inclusão de alunos como Talita no mundo digital. Eles são bolsistas do projeto.

“Estou há apenas três meses no projeto e já percebo o quanto ele é importante para eles e para nós. Cada encontro é um aprendizado profissional e pessoal para a gente”, comenta Naspolini. Já Daiara, participou durante um ano das atividades, saiu do projeto e decidiu voltar. “Fiquei um período afastada do projeto e senti falta. É muito gratificante ver cada avanço deles. É uma lição de vida e um importante aprendizado profissional, pois temos que preparar atividades pensadas para atender às necessidades de cada um”, observa.

Daiara e Naspolini auxiliam nas aulas do Laboratório de Informática do qual Guilherme Schramm Aragoniz é responsável. O aluno da nona fase de Engenharia de Produção da Unesc e graduado em Licenciatura em Informática é funcionário da APAE de Criciúma há quatro anos. Ele conta que o projeto de extensão da Unesc agregou ao aprendizado dos alunos e trouxe atividades diferentes para o cotidiano da instituição.

Segundo o coordenador do “Inclusão Digital na APAE”, Luciano Antunes, a ideia do projeto surgiu do questionamento sobre como o curso de Ciência da Computação da Universidade poderia contribuir com o trabalho da APAE – hoje a instituição recebe também atividades desenvolvidas pelos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia e do Museu da Infância. “O objetivo foi realizar atividades que pudessem colaborar com o desenvolvimento da coordenação motora, fazer trabalhos com alfabetização e estímulos visuais. E o desafio é observar as diferenças e pensar em aulas que trabalhem com elas de maneira que cada aluno possa ser atendido”, comenta Antunes.

Resultados atestados pela instituição

Há 20 anos ajudando no processo de aprendizagem na APAE, Maria Rodrigues conta que viu mudanças positivas nos alunos da instituição após a chegada do projeto de extensão da Unesc. “Eles têm sonhos de praticar algo diferente e o projeto está trazendo para muitos deles essa possibilidade”.

Já a diretora da APAE de Criciúma, Laktiel dos Santos Silva Alexandre, chama a atenção para a ajuda do projeto no processo de desenvolvimento dos alunos da instituição. “A Unesc está sempre presente aqui e essa parceria com o projeto de informática ajudou muito a enriquecer o nosso trabalho. Além da interação com os alunos, ela ajudou a desenvolver habilidades motoras e cognitivas neles”, afirma. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2017 às 14:18
Compartilhar Comente

Designer de Portugal visita o campus

Designer de Portugal visita o campus
Paulo Uva esteve na Unesc nesta terça-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu nesta terça-feira (20/6) o professor da Universidade de Aveiro, em Portugal, e designer de projetos estratégicos principalmente de embarcações marítimo-turísticas, Paulo de Uva. Ele conversou com estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, professores e profissionais da área sobre “Design Náutico”.

Antes da palestra, o professor foi recepcionado pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Maria Aparecida Mello. Do encontro, participou também o coordenador do curso de Design, João Rieth.

Paulo de Uva é professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Foi vice-diretor fundador do Mestrado de Engenharia e Design de Produto daquela universidade, além de ser doutorando em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, investigador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Mídia e Cultura) e atuar na Universidade Europeia – Laureate. Desde 1991 é professor de Projeto em Design de Produto, Design Management, Equipamento Urbano, Metodologia, Interface, Inovação pelo Desenho, Design e Tecnologia e Biônica, em instituições de países europeus como Portugal e Itália.

É sócio fundador da Almadesign, diretor de ateliê da Novodesign/Brandia, gestor de projetos da Modusdesign e iniciou em 2016 a Blue Grow Design yacht & Leisure. Atua como designer em projetos estratégicos, desde o espaço urbano e edifícios públicos, setor do mobiliário, vidro, cortiça, compósitos, transportes públicos, turismo, ambiente e principalmente embarcações marítimo-turísticas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2017 às 19:18
Compartilhar Comente

Universidade realiza evento de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade realiza evento de Ciência, Tecnologia e Inovação
Novas tecnologias em diferentes áreas serão debatidas (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade realiza de 26 a 28 de junho, o Simpósio de Materiais e Sustentabilidade, primeiro evento da área na região. Ele vai ter a participação de professores, alunos, profissionais e representantes de empresas de diversos setores que atuam com inovação e sustentabilidade e terá a presença de pesquisadores como o professor doutor do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro, em Portugal, João Antônio Labrincha Batista. Ele vai abrir o evento com a palestra “Sustentabilidade e Materiais”, em 26 de junho, às 19h30, no Auditório Ruy Hülse.

O Simpósio é um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). As inscrições para a apresentação de trabalhos já encerraram, mas os interessados em participar do evento como ouvintes podem se inscrever no link.

Segundo o professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), Oscar Montedo, o Simpósio vai colaborar com a disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais. “Todas as palestras foram cuidadosamente escolhidas para abordar temas relevantes para professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós de instituições de CT&I e empresas de segmentos como o cerâmico, metalúrgico, polimérico, cimentício e químico que atuem com inovação e sustentabilidade”, afirma.

Além de Labrincha, o evento terá ainda a presença de nomes como o dos professores doutores da USP, Jorge Alberto Soares Tenório, que vai falar sobre “Reciclagem e Tratamento de Resíduos”, e Fabiano Raupp Pereira, da UFSC, que abordará a “Obtenção de Materiais a partir de Resíduos”. A programação prevê ainda uma visita ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de junho de 2017 às 18:25
Compartilhar Comente