Ciência Unesc

Vencedores do Clic dos Vales da Uva Goethe recebem premiação

Vencedores do Clic dos Vales da Uva Goethe recebem premiação
Concurso fotográfico é desenvolvido pela Unesc e parceiros (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A beleza da região dos vinhedos do Sul de Santa Catarina inspirou a criação do Clic dos Vales da Uva Goethe, que na noite desta segunda-feira (19/6) premiou os vencedores da edição de 2017 do concurso fotográfico. A entrega da premiação aos primeiros lugares nas categorias Amador e Profissional ocorreu na Unesc. As imagens estarão expostas no Bloco da Reitoria até sexta-feira (23/6). Depois disso, vão passar por municípios como Urussanga e Pedras Grandes.

Na segunda edição do concurso, cada participante selecionado em primeiro lugar recebeu uma diária com acompanhante na Pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, uma caixa de espumantes de uva Goethe e o certificado de participação. Os segundos e terceiros lugares receberam um espumante de uva Goethe e certificado de participação.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, é uma honra para a Universidade poder ajudar no desenvolvimento e divulgação de produtos com a qualidade que os feitos com a uva Goethe têm. “Eles são uma marca forte da nossa região”, afirmou.

Vencedor pelo segundo ano, Júlio Cesar Botelho afirma que o concurso é um incentivo tanto para a arte de fotografar quanto para a divulgação das belezas da região. “Fico muito feliz em ver esta arte sendo divulgada e cada vez mais pessoas participando e mostrando seu talento”. Já o presidente da Associação ProGoethe, Renato Damian, chamou a atenção para a valorização da cultura da região e do produto único desenvolvido nos Vales da Uva Goethe e para a parceria da Unesc, por meio do PIDI (Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação), que colabora para o crescimento do setor.

Segundo a coordenadora do PIDI, grupo de pesquisa vinculado ao PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico da Unesc), Adriana Carvalho Pinto Vieira, a região é muito bonita e o concurso colabora com a divulgação desta área da Indicação de Procedência.

Concurso

As imagens destacaram as belezas dos municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Içara e Treze de Maio, que compõem a área da IPVUG (Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe). As fotos foram desenvolvidas com elementos ligados ao tema, como paisagens, parreiras, processo produtivo da uva e vinho Goethe, ou patrimônio histórico.

O concurso é desenvolvido por meio do grupo de pesquisa do PIDI (Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação) da Unesc, com o apoio da Associação ProGoethe, Foto Clube Urussanga, Pousada Pedras Rolantes, Vinícola Urussanga, Vinícola Mazon, Vinícola Trevisol, Vinícola De Nonni e Vinícola Quarezemin.

Confira os vencedores e seus cliques


Categoria Amador


1º Fernando Luigi Padoin Fontanella (Satisfação da colheita)
2º Rafael Honorato Rodrigues (Museu ao ar livre: Princesa Isabel – Orleans)
3º Christian Ayala (Itália e Brasil 140 anos unidos pela vida)

Categoria Profissional


1º Júlio Cesar Botelho (Goethe, apenas sinta)
2º Luís Afonso dos Santos (Cotidiano)
3º Matheus Damian (Lacrima Vitis)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de junho de 2017 às 20:06
Compartilhar Comente

Unesc participa do Sociology of Law 2017

Unesc participa do Sociology of Law 2017
Evento ocorreu no início de julho em Canoas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no Sociology of Law, um dos maiores congressos de Sociologia Jurídica da América Latina. A edição de 2017 do evento ocorreu na Universidade La Salle, em Canoas, Rio Grande do Sul, de quinta-feira a sábado (1º a 3/6). A professora doutora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Kelly Gianezini, coordenou o GT (Grupo de Trabalho) “Justiça Social, Educação e Políticas Públicas: novas perspectivas e antigos desafios contemporâneos”, juntamente com o professor da Universidade La Salle, Jacson Gross.

O Grupo de Trabalho coordenado pelos professores recebeu pesquisas e artigos, de pesquisadores de vários estados, como Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, o que, segundo a professora da Unesc, fez com que a troca de experiências entre os pesquisadores fosse ainda mais interessante.

“O GT selecionou trabalhos que apresentaram investigação teórico-empírica – dialogadas com a sociologia jurídica – com o propósito de agregar trabalhos de pesquisadores de diferentes áreas com distintos saberes e com inquietações direcionadas para a justiça social, para a educação e para as políticas públicas. O intuito foi trocar experiências sobre estratégias de pesquisas interdisciplinares, identificando novas perspectivas e desafios para melhor compreender a complexidade dos fenômenos sociais de áreas conexas ao Direito as quais se encontram presentes na sociedade contemporânea”, explica Kelly.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2017 às 18:03
Compartilhar Comente

Unesc realiza Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior

Unesc realiza Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior
Porto de Imbituba será um dos assuntos debatidos no evento (Foto: Portal RWC) Mais imagens

A Unesc vai receber empresários, profissionais liberais e professores e estudantes nos dias 13 e 14 de junho para discutir e trocar experiências em áreas como gestão de operações, logística, inovação, empreendedorismo, marketing, turismo, gestão de operação financeira e câmbio, estratégias organizacionais, negociação e acordos internacionais e gestão de pessoas. Tudo isso durante o 1º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior, que terá como tema “Desenvolvimento do Sul Catarinense: O Futuro Já”.

Segundo a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, Izabel de Souza, o evento é um espaço que promove, além do conhecimento, a interação entre o mercado e o meio acadêmico. “O evento tem como objetivo discutir o desenvolvimento do Sul catarinense, integrando acadêmicos e empresários”, afirma.

A abertura do evento ocorre no dia 13 de junho, às 13h30, na sala 15 do Bloco R1, com o painel “Perspectivas para o mercado internacional”, com o gerente do Porto Seco Rocha Terminais Portuários e Logística em São Francisco do Sul, Samuel Santos e com o gerente de Comércio Exterior do Grupo Copobras, André Castro.

A programação ainda prevê palestras como “Quando as ideias ganham vida”, com o proprietário da GPinheiro Empreendimentos, Slaviero Executive Hotel e Interclass Hotel, Gilson Pinheiro; painéis como “O Porto de Imbituba e o Desenvolvimento do Sul Catarinense”, com o gerente portuário do Porto de Imbituba, Pablo Fonseca e o sócio-diretor da UNQ Import/Export, Marcelo Raupp; workshops sobre “Economia Colaborativa”, “Mentoria Estratégica” e “Ferramentas de Inovação na Prática”; cases “Lohn Bier: Pensando o local para o mercado global”, “O futuro do turismo para o Sul catarinense” e apresentação de trabalhos.

As inscrições para o Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior estão abertas no site ou pelo telefone (48) 3431-2633.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de junho de 2017 às 15:49
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de encontro internacional

Professor da Unesc participa de encontro internacional
Antônio Carlos Wolkmer esteve em Costa Rica nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 6º Encontro Internacional de Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), que ocorreu em São José, na Costa Rica, esta semana. O professor do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, Antônio Carlos Wolkmer, coordenou o painel na Universidade da Costa Rica e a Conferência de Encerramento do Conpedi no Instituto Interamericano de Direitos Humanos. O evento teve a participação do presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de maio de 2017 às 18:27
Compartilhar Comente

Professor ministra minicurso para jovens agricultores

Professor ministra minicurso para jovens agricultores
Evento ocorreu na Epagri de Araranguá (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor do curso de Ciências Econômicas e do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico) da Unesc, Dimas de Oliveira Estevam ministrou o minicurso “Juventude rural e seus desafios”, nesta terça-feira (16/5), no Cetrar (Centro de Treinamento) da Epagri, em Araranguá. O curso foi voltado para jovens agricultores.

“Atualmente a formação é essencial para todos, e isso independe se é no meio rural ou urbano. O saber acumulado pelos pais na agricultura é insuficiente para fazer frente a situações não vividas por eles e sobre as quais suas experiências são quase nulas. No entanto, no campo, ainda existe certo preconceito sobre a formação que muitas vezes é vista como perda de tempo”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 19:45
Compartilhar Comente