Ciência Unesc

Unesc promove Simpósio Integrado em Ciências da Saúde

Unesc promove Simpósio Integrado em Ciências da Saúde
Encontro inicia nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Reunir todos os cursos da saúde para discutir os mais diversos temas, promovendo a integração entre alunos e professores e promovendo a interdisciplinaridade. Esse é o Simpósio Integrado em Ciências da Saúde da Unesc, que inicia nesta segunda-feira (19/6), que vai contar com apresentação e discussão de trabalhos provenientes dos trabalhos de conclusão de curso da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Violência contra a mulher, cerâmicas odontológicas, amamentação dos recém-nascidos, condições cardiorrespiratórias, atendimento a vítimas de trauma, entre outros assuntos, serão temas de debate durante o evento, que ocorre em diversos lugares da Universidade.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de junho de 2017 às 20:19
Compartilhar Comente

Café com Ciência de junho aborda a depressão

Café com Ciência de junho aborda a depressão
Encontro entre professores da Unesc e comunidade ocorreu na ACIC (Fotos: Deize Felisberto) Mais imagens

A edição do mês de junho do Café com Ciência, que ocorreu nessa terça-feira (6/6) na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), esclareceu dúvidas relacionadas a depressão. Em uma roda de conversa, o professor doutor da Unesc, João Quevedo, falou sobre preconceitos, prevenção e tratamento da doença.

Conforme Quevedo, que é médico psiquiatra, o primeiro ponto a ser observado, especialmente no tratamento de transtornos psiquiátricos, é a forma como cada indivíduo reage as adversidades da vida. “Existem pessoas mais resilientes do que outras. O que pode ser um trauma para uma pessoa, não é para outra”, comentou. De acordo com o professor, indivíduos que perderam seus pais antes dos 11 anos têm uma probabilidade maior em desenvolver a depressão na fase adulta.

Ele explicou que dois fatores são determinantes para o desenvolvimento da doença: um está relacionado a genética e o outro ao ambiente e ambos não controlados integralmente pelo indivíduo. “A genética está fora do nosso controle e o ambiente em que vivemos também nem sempre está”, observou.

Do total da população mundial, 10% irá desenvolver alguma doença psiquiátrica ao longo da vida, por isso, a importância também de saber lidar com o assunto. “Não devemos julgar àqueles que sofrem de depressão ou de algum transtorno psiquiátrico, são doenças como outras e que merecem respeito e precisam ser tratadas clinicamente. O que devemos fazer é estimular para que essas pessoas procurem tratamento adequado e o concluam”.

Depressão e suicídio

Outra informação importante repassada por Quevedo foi a forte relação entre a depressão e o suicídio. “Cerca de 10% das pessoas que sofrem da doença tentarão o suicídio”, informou. “Acho que estamos vivemos um jeito diferente em família, muito distante e tecnológico, e, quando se descobre, um familiar se suicidou. Muitas vezes, essas pessoas escondem o que estão passando, mas também estamos perdemos a capacidade de enxergar o outro.  Estudos mostram que essas pessoas dão pistas, bem claras, antes de cometer o suicídio”, complementou.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da ACIC voltada para toda a comunidade. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com informações de Deize Felizberto, assessora de imprensa da ACIC

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente

Depressão é tema do próximo Café com Ciência

Depressão é tema do próximo Café com Ciência
Doença afeta 11,5 milhões de brasileiros (Foto: Divulgação) Mais imagens

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, o que corresponde a 4,4% da população, segundo dados divulgados este ano pela OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, a doença afeta 11,5 milhões de pessoas, ou seja, 5,8% da população. O país é o que possui a maior incidência de casos de depressão na América Latina. E o problema será abordado na próxima edição do Café com Ciência. No dia 6 de junho, às 19 horas, na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), o professor doutor da Unesc, João Quevedo, vai falar sobre “Depressão: O mal do século”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Segundo Quevedo, a palestra irá tratar da identificação e tratamento da depressão, com foco no tratamento precoce, reinserção social e no trabalho, além da prevenção ao suicídio.

Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica), Quevedo é coordenador do Laboratório de Neurociências da Unesc, diretor técnico médico do Instituto de Neurociências Doutor João Quevedo, professor da Unesc e da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde também é diretor do Programa de Transtornos do Humor Resistentes ao Tratamento. É ainda um dos organizadores do Programa de Atualização em Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de junho de 2017 às 15:45
Compartilhar Comente

Projeto Bem Viver com Alzheimer promove encontro neste sábado

Projeto Bem Viver com Alzheimer promove encontro neste sábado
Alterações psicológicas e reflexos familiares serão o foco do debate (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de promover a assistência à pessoa com Alzheimer, e ao cuidador do portador da doença, a Unesc promove o projeto Bem Viver com Alzheimer. E, neste sábado (27/5), um encontro destinado a estudantes da área da saúde, familiares e interessados ocorre na Universidade com o tema: “Alterações psicológicas na doença de Alzheimer e reflexos familiares”.

O encontro ocorre no miniauditório do Bloco S, a partir das 9 horas, e será ministrado pelas psicólogas Carla Sasso Simon e Tamires do Nascimento Teixeira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de maio de 2017 às 14:17
Compartilhar Comente

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​

Café com Ciência debate a importância do exercício físico no tratamento do diabetes ​
Evento reuniu professores da Unesc e a comunidade na ACIC (Foto: Deize Felisberto) Mais imagens

A importância do exercício físico para a prevenção e o tratamento do diabetes foi o tema abordado na noite desta quinta-feira (18/5) pelo professor doutor da Unesc Alexandre Pastoris Muller durante o Café com Ciência na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

O professor tirou dúvidas e orientou sobre os benefícios da atividade física para aqueles que sofrem com a doença, que já atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. “O diabetes é muito mais uma doença ambiental que está relacionada a fatores como a alimentação e a prática de exercícios físicos. Com esses dois hábitos de vida conseguimos prevenir e tratar a doença”, afirmou.

Conforme Muller é importante esclarecer que a prática de exercícios que envolvam força oferecem resultados muito melhores aos diabéticos. “Os maiores tecidos do nosso organismo são os músculos e são eles que captam a glicose como fonte energética, um dos problemas de quem sofre com a doença. Por isso, a importância de praticar exercícios mais intensos. Uma caminhada é muito boa, porém não te dará músculos, com isso a relevância de associar essas duas atividades”, explicou o professor, reforçando ainda que um dos fatores do envelhecimento é justamente a perda de força muscular.

O professor informou que os diabéticos têm ainda uma propensão maior a desenvolver a Doença de Alzheimer. “O exercício físico melhora a ação da insulina no músculo e também no cérebro, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer”.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com a colaboração da assessora de imprensa da ACIC, Deize Felisberto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de maio de 2017 às 18:53
Compartilhar Comente