Ciência Unesc

Professores de Engenharia Química defendem seus trabalhos de doutorado

O curso de Engenharia Química da Unesc ganhou mais dois professores doutores recentemente. Dois docentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC, para obtenção do grau de doutor em Engenharia Química.

Na última quarta-feira (31/5), o professor Maykon Cargnin, defendeu sua tese “Aplicação do método da média no volume na modelagem e simulação de decomposições de argilominerais e carbonato de cálcio durante a etapa de queima de revestimentos cerâmicos porosos” na UFSC. Cargnin foi orientado pela professora doutora Selene Guelli Ulson de Souza e coorientado pelos professores doutores Antônio Augusto Ulson de Souza e Agenor De Noni Junior.

A banca foi composta pelos professores doutores: Cíntia Soares, Adriano da Silva e José Vladimir de Oliveira (UFSC), Michael Peterson (Unesc) e Henry França Meier (FURB).

Já nesta segunda (5/6), Maria Alice Prado Cechinel fez a defesa de sua tese  “Redução de Ions Metálicos de Efluentes Petroquímicos Sintéticos Usando Macroalgas Marinhas Como Trocadores Catiônicos Naturais”, orientada pela professora doutora Selene Guelli Ulson de Souza e coorientada pelos professores doutores Antônio Augusto Ulson de Souza e Vítor Jorge Paes.

A banca foi composta pelos professores doutores: Cíntia Soares e José Vladimir de Oliveira (UFSC), Franciele Girardi (Univali), Michael Peterson (Unesc) e Everton Skonronski (Udesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 05 de junho de 2017 às 09:00
Compartilhar Comente

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências
Apresentação foi feita pelo PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores doutores da Unesc participaram na tarde desta segunda-feira (29/5), da sexta edição do “Diálogos com as Ciências”, que neste encontro abordou as Ciências da Saúde. Os professores do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Eduardo Rico e Emílio Streck foram os responsáveis pela apresentação do encontro, que tratou sobre a pesquisa “Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista”.

O estudo apresentado mostra o impacto da introdução de atividades investigativas sobre a emoção, a motivação e a concepção de ciência e cientista em alunos do Ensino Médio brasileiro.

O evento é realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade, pelas Unidades Acadêmicas e pelos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, sempre com um PPG diferente – o próximo será o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). O evento desta segunda-feira teve a presença da assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, que deu as boas-vindas aos professores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos
Área foi a primeira a ter cursos de Mestrado e Doutorado na Instituição (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em dezembro, a Unesc comemora os 15 anos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o seu primeiro programa strictu sensu (com cursos em nível de Mestrado ou Doutorado). Para marcar a data, nesta quinta-feira (1º/12), o professor doutor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estará na Unesc para falar sobre “Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais”. O evento ocorre às 15 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O PPGCA avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante da natureza. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam de forma teórica e prática a interação humana x natureza, a biologia da conservação e ecologia da paisagem, estratégias de manejo de populações e comunidades naturais, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço urbano, a análise socioambiental, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade de forma dinâmica e integradora.

Em seus 15 anos de vida, o Programa titulou 169 mestres. O Doutorado em Ciências Ambientais iniciou em 2013. Em 2016, ele conta com 32 mestrandos e 17 doutorandos em formação e oito grupos de pesquisa que procuram encontrar soluções para a problemática socioambiental da região, e trabalham com temáticas como meio ambiente e espaço urbano, ecologia de florestas, materiais cerâmicos, ecossistemas degradados, plantas medicinais, planejamento e gestão territorial, interação animal-planta e gestão de recursos hídricos.

Os alunos e egressos do PPGCA ainda podem interagir com a Universidade de Rennes 1, na França; com a Faculdade Real de Cirurgiões da Irlanda; com o Instituto Tomar, de Portugal e com a Universidade do Chile.

Palestrante:

Administrador, mestre e doutor nas temáticas Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e pós-doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais, Sampaio é pesquisador de produtividade do CNPq, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes e professor dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Desenvolvimento da Furb, colabora nos PPGs em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. É ainda pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2016 às 18:37
Compartilhar Comente

Evento traz discussões sobre planejamento e gestão territorial

Evento traz discussões sobre planejamento e gestão territorial
Seminário de Pesquisa ocorre até quinta-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Fortalecer a discussão dos princípios e bases da gestão integrada do território e sua conexão com economia, ambiente, sociedade e cultura é o objetivo do 7º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc. O evento iniciou nesta terça-feira (8/11) e traz, até quinta-feira (10/11), pesquisas interdisciplinares e debates com profissionais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul sobre o tema “Gestão Integrada do Território” em áreas como Ciências Ambientais, Biologia, Engenharia, Arquitetura, Geografia e História.

A abertura oficial do seminário ocorreu com a palestra “Dinâmica Territorial das Ocupações Costeiras no Sul Catarinense”, do professor doutor da USP Paulo Deblasis, que contou com a moderação do professor doutor da Unesc e coordenador do Setor de Arqueologia da Universidade, Juliano Bittencourt Campos.

Deblasis é graduado em História, tem mestrado em Antropologia Social e doutorado em Arqueologia e em sua fala ressaltou aspectos trazidos pela Arqueologia para compreensão das ocupações no litoral sul de Santa Catarina.

Os participantes do evento receberam as boas-vindas da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que lembrou que é papel de uma universidade fomentar debates e socializar pesquisas; da coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Patrícia Amaral, que agradeceu o empenho da equipe organizadora do evento; do coordenador do Seminário, Nilzo Ivo Ladwig, que apresentou os livros oriundos das edições anteriores do evento e comentou sobre o reconhecimento que o Seminário alcançou na comunidade acadêmica do Sul do Brasil, do coordenador adjunto do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc, Hugo Schwalm, que ressaltou a importância da interdisciplinaridade na pesquisa e de Campos, que agradeceu pelo espaço reservado para a Arqueologia na programação do evento.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2016 às 21:38
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc e UFSC estudam degradação ambiental na Bacia do Rio Urussanga

Pesquisadores da Unesc e UFSC estudam degradação ambiental na Bacia do Rio Urussanga
Pesquisadores foram a campo na última semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os principais impactos ambientais que ameaçam ou já comprometem os serviços ecossistêmicos na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga foram objeto de estudo de campo, sexta-feira (4/11), do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Hídricos Restauração de Ambientes Alterados, da Unesc, vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). A atividade foi realizada com a participação de membros do NMD (Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento), da UFSC, compreendendo uma das etapas de um projeto de parceria interinstitucional.

Durante todo o dia, os pesquisadores percorreram vários pontos na área de estudo, iniciando pela Barra do Torneiro, no município de Balneário Rincão. Neste local, situa-se a foz do Rio Urussanga, para onde se deslocam as várias cargas poluentes provenientes das diversas áreas ao longo de toda extensão do curso d’água e afluentes. A coloração esverdeada da água, no momento da observação do grupo, revelava a alta carga de metais pesados oriundos da mineração de carvão, cujos sedimentos são transportados pelo rio desde a região das nascentes, distante mais de 50 quilômetros, no município de Urussanga. “É um dos principais problemas ambientais da região”, observou o coordenador do grupo de pesquisa da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Mas o problema da bacia não se restringe aos efeitos negativos do carvão – que hoje é considerado o mais grave, pelo comprometimento irreversível dos recursos hídricos. Também a mineração de argila, o desmatamento às margens do rio principal e afluentes com a ocupação pela agricultura, e o lançamento de efluentes industriais e de esgoto doméstico sem qualquer tratamento, ajudam a agravar a situação.

Na sequência, o grupo percorreu outros vários locais, com destaque para o ponto de confluência entre os rios Maior (água de boa qualidade) e Carvão (água contaminada pelos metais pesados da mineração), formando o Urussanga. A realidade socioambiental observada, conforme o coordenador do NMD, professor da UFSC, Paulo Freire Vieira, deve orientar os dois grupos a aprofundarem o estudo para contribuir de forma concreta a trabalho futuro junto às comunidades afetadas, voltado à solução dos problemas com a participação direta e autônoma da população.

A ênfase da pesquisa em questão é o ambiente costeiro, sobretudo nas áreas abrangidas pela APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleira Franca. Por esta razão, o ambiente da Barra do Camacho, em Jaguaruna, foi igualmente observado. As outras áreas visitadas da Bacia do Urussanga ajudaram a compreender a origem do problema  constatado na Barra do Torneiro, onde ainda persistem em torno de 15 famílias de pescadores tradicionais e que segundo Menezes, têm cada vez mais dificuldade devido a escassez dos peixes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 07 de novembro de 2016 às 17:30
Compartilhar Comente