Ciência Unesc

Reitor é palestrante em Seminário Estadual de Sistemas de Ensino

Reitor é palestrante em Seminário Estadual de Sistemas de Ensino
Gildo Volpato vai falar sobre “Avaliação Institucional” (Foto: Arquivo) Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, participa na próxima semana do 7º Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina. O evento ocorre quarta e quinta-feira (3 e 4/5) no Parque Universitário Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul.

A abertura do Seminário ocorre na quarta-feira às 8h45, com o presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), Osvaldir Ramos. O reitor da Unesc, que é vice-presidente do CEE, ministra a palestra “Avaliação Institucional”, na quinta-feira, às 10h20, com a participação da também conselheira do CEE, Alvete Pasin Bedin.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de abril de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Professor de Portugal socializa conhecimentos na Unesc

Professor de Portugal socializa conhecimentos na Unesc
Mais de 100 acadêmicos acompanharam a palestra Mais imagens

Os alunos da Unesc tiveram uma noite de muito aprendizado com o professor João Antônio Labrincha, da Universidade de Aveiro, de Portugal. O encontro “Geopolímeros a partir de resíduos industriais para novas aplicações” ocorreu na última quarta-feira (26/4) e propôs conversas sobre como realizar os processos de criação de modo sustentável.

Participaram do evento mais de 100 estudantes do curso de Engenharia Civil e dos mestrados Ciência e Engenharia de Materiais.

Geopolímeros

O termo “Geopolímeros” representa polímeros, moléculas de baixa massa, de origem mineral. A matéria é utilizada para criação de produtos na área cerâmica e indústrias de estruturas.

Labrincha

O professor é membro do Ciceco (Centro de Investigação em Cerâmica e Composites). Ele foi chefe de departamento e vice-diretor da Unidade de Pesquisa do Conselho Científico da Universidade em que atua. Como professor, ele foi responsável por mais de 10 disciplinas de programas no mestrado e doutorado.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de abril de 2017 às 12:04
Compartilhar Comente

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc

Defesa e financiamento do SUS abrem Simpósio de Saúde da Unesc
Encontro ocorre até esta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A segunda edição do Simpósio em Gestão no Cuidado em Saúde iniciou com um tema bastante atual. O professor doutor Tulio Batista Franco falou sobre “Inovação e limites para a defesa do SUS: o financiamento em pauta”. Segundo ele, o maior problema não é a falta de recurso, mas sim como esses recursos estão sendo aplicados. Ele afirma que o modo atual de se fazer saúde poderia ter outros caminhos.

Franco afirmou que o conceito de eficiência hoje é ligado a alta tecnologia, mas que ela não precisa ser o cargo chefe da situação. “Existem tantas alternativas que podem ser fortalecidas dentro da saúde. A tecnologia é sim importante, mas o direcionamento deve ser depositado no cuidado com um todo. É necessária uma reorganização de trabalho por todos os profissionais de saúde”, ressaltou.

Segundo ele, a valorização da tecnologia deixa de lado diversos caminhos de medicinas tradicionais, como a chinesa, a indígena ou a quilombola. “É necessário prezar esse conhecimento e fortalecer a educação em saúde, sua promoção e prevenção, usando a tecnologia apenas na medida da necessidade”, comentou.

O Simpósio

Serão dois dias de simpósio, onde professores, pesquisadores, alunos e profissionais da área vão aprofundar suas reflexões críticas por meio de palestras e trabalhos. O encontro ocorre até sexta-feira (28/4), no Auditório Ruy Hülse.

Durante o evento serão discutidos assuntos relevantes à saúde baseada em evidências e suas perspectivas para o Brasil, condições crônicas na atenção primária à saúde, bem como os inovação e limites da gestão em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, momentos como esse são necessários para causar o impacto necessário. “Nós precisamos debater sobre p direito de ter um sistema de saúde de qualidade e público. Devemos promover esse olhar responsável e lutar por isso”, comentou.

Também participaram do encontro, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, a diretora da UNA SAL (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a professora da Unesc e secretária municipal de Saúde, Franciele Gava, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, a coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), Lisiane Tuon e a coordenadora do Simpósio, Cristiane Tomazi.

Saiba mais


Realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional da Unesc), o Simpósio comemora o segundo ano de atividades do programa. O evento tem o intuito de promover um espaço de interação e diálogo entre profissionais e comunidade acadêmica, a fim de contribuir com a integração ensino-serviço, permitindo que os participantes analisem possibilidades de incorporar e criar tecnologias de gestão e cuidado. O encontro tem a Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina)

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de abril de 2017 às 21:15
Compartilhar Comente

Unesc recebe professora do Peru para falar sobre Direito Indígena

Unesc recebe professora do Peru para falar sobre Direito Indígena
Evento ocorre nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

"Constitucionalismo e Direito indígena na América Latina" será o tema abordado pela professora doutor da PUC do Peru, Raquel Yrigoyen Fajardo. O encontro, promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), será o primeiro “Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade” e ocorre no Auditório Edson Rodrigues, às 19 horas, nesta quinta-feira (27/4).

Também apoiam o encontro o Grupo de Pesquisa Constitucionalismo Crítico Latino-Americano, o NUPEC (Núcleo de Pesquisas em Direitos Humanos e Cidadania) e o NUPED (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de abril de 2017 às 17:35
Compartilhar Comente (1)

Professor de Universidade de Portugal vai trocar experiências com alunos e professores

Professor de Universidade de Portugal vai trocar experiências com alunos e professores
Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A Unesc tem diversos projetos desenvolvidos em parceria com outras Universidades. Uma delas ações é a interação de pesquisadores entre as instituições. E nesta quarta-feira (26/4) a Universidade recebeu a visita do professor PhD João Labrincha, da Universidade de Aveiro, de Portugal.

O professor João foi recebido pelo reitor da Unesc, Gildo Volpato, e pelo coordenador do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Oscar Rubem Klegues Montedo. Além de João, a Unesc também recebe em maio a visita do professor doutor Manuel Ribeiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão/Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Os dois professores irão trocar experiências com alunos e professores de graduação e do PPGCEM.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de abril de 2017 às 16:36
Compartilhar Comente