Ciência Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc
Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural


O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 21:36
Compartilhar Comente

Café com Ciência inicia atividades de 2017 com informações sobre saúde

Café com Ciência inicia atividades de 2017 com informações sobre saúde
Durante o encontro, professora da Unesc tirará dúvidas sobre o HPV (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Café com Ciência inicia nesta quarta-feira (5/4), os encontros de 2017 para levar informações e orientações para a população sobre diversos assuntos relacionados a saúde. É o segundo ano que a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) desenvolvem projeto, que nesta edição vai levar a professora doutora da Unesc Maria Inês da Rosa para abordar os “Mitos e verdades sobre o HPV”. A palestra ocorre na sede da ACIC às 18h30, é gratuita e aberta ao público em geral.

Graduada em Medicina e com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Maria Inês é mestre em Saúde Coletiva e doutora em Epidemiologia. Professora do curso de Medicina e do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, ela é responsável pelo laboratório de Epidemiologia da Universidade e tem como linha de pesquisa “Epidemiologia aplicada a serviços, saúde baseada em evidências”.

No Café com Ciência, a professora vai abordar o Papilomavírus Humano (HPV). Maria Inês explica que o câncer de colo uterino é um problema de saúde pública mundial, especialmente nos países em desenvolvimento. “Segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, o de colo uterino é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) para 2016 foi de 16.340 novos casos. E em 100% deles a doença está relacionada à infecção persistente do HPV”, afirma a professora da Unesc.

Segundo ela, a infecção genital por este vírus é muito frequente, mas não causa câncer  na maioria das vezes. “É muito importante o conhecimento sobre o HPV para sua prevenção. Existem muitas dúvidas e mitos desde a transmissão do vírus, a história natural da doença, desenvolvimento de outras doenças além do câncer de colo uterino, como canceres no sexo masculino e vacinas contra o HPV”, comenta.

O Café com Ciência é uma ação do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da ACIC, com professores e pesquisadores da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 31 de março de 2017 às 14:14
Compartilhar Comente

Mestrado em Direito realiza sua primeira Aula Inaugural

Mestrado em Direito realiza sua primeira Aula Inaugural
Unesc é única instituição do Sul de Santa Catarina com Programa Mais imagens

Uma das novidades de 2017 da Unesc foi a abertura da primeira turma do Mestrado em Direito. E, nesta terça-feira (4/4), ocorre a Aula Inaugural do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.

O encontro, marca, além do início do semestre letivo, uma conquista regional. A Unesc é a única instituição do Sul de Santa Catarina com Mestrado em Direito recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Um Programa que tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de Direitos Humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política.

Palestra

A Unesc recebe para a Aula Inaugural do PPGD a professora doutora Raquel Fabiana Lopes Sparemberger. Ela vai ministrar a palestra “Os discursos que silenciam: a decolonialidade e a defesa dos direitos fundamentais numa perspectiva de gênero”.

Raquel tem pós-doutorado em Direito pela UFSC. É doutora e mestre em Direito pela UFPR. Ela tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Ambiental e Direitos Humanos, América latina e questões decoloniais.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 31 de março de 2017 às 10:10
Compartilhar Comente

Editora Unesc traz uma análise sobre a cidade histórica de Laguna

Editora Unesc traz uma análise sobre a cidade histórica de Laguna
Obra de João Batista Bittencourt foi lançada nesta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Histórias e discursos sobre uma cidade cheia de marcas. Laguna, conhecida por ser palco de guerras, mistérios e romances. Terra de Anita e Giuseppe Garibaldi, de Republica Juliana. Histórias essas que de tanto serem disseminada por gerações, criou uma cultura ao redor da identidade da cidade. Mas e a realidade presente neste discurso? Seus fundamentos se discorrem de que forma? As respostas para estas perguntas estão nas páginas do livro “Laguna: uma análise sobre o discurso de cidade histórica”, lançado pela Editora Unesc e de autoria do ex-professor da Universidade João Batista Bitencourt.

O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (30/3), na Unesc, às 16 horas, durante a Aula Inaugural do curso de História da Universidade, que também contou com uma palestra do autor sobre “História, cidade e temporalidade”. A obra também será lançada em Laguna, na sexta-feira (31/3), às 17 horas, no Iphan.

“Este livro traz uma visão diferenciada da história de Laguna. Dando ênfase pra alguns caminhos que também foram deixados de lado, e que são extremamente interessantes. É uma forma de descortinar os saberes já institucionalizados sobre a cidade, desmitificando uma imagem oficializada”, ressaltou o autor.

A assessora da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), Gisele Coelho Lopes, e o professor Alex Sander da Silva, membro do conselho editorial da Editora Unesc, ressaltaram a importância da obra para a história da região, além de parabenizar o professor pela iniciativa de contribuir para a memória da comunidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de março de 2017 às 19:52
Compartilhar Comente

Últimas vagas para a pós em Poéticas Visuais na Unesc

Últimas vagas para a pós em Poéticas Visuais na Unesc
Alunos terão aulas nos ateliês da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Profissionais das áreas de Artes Visuais, História, Pedagogia, Psicologia, Letras, Arquitetura e Urbanismo, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Vídeo podem ampliar o seu conhecimento na Unesc. A Universidade oferece o curso de pós-graduação em Poéticas Visuais, com as últimas vagas em aberto para a turma que deve iniciar as aulas em maio. As disciplinas estão divididas em desenho, pintura, gravura, fotografia, escultura, instalação, intervenção, audiovisual, metodologia da pesquisa, escritos de artista, teorias da arte e prática artística, estratégias de pesquisa, professor-artista-pesquisador.

Único no Sul catarinense, o curso terá como professores profissionais que atuam com pesquisa em nível nacional e aulas aos sábados, realizadas nos ateliês da Universidade. “A pós em Poéticas Visuais colaborará com o desenvolvimento da área para o crescimento artístico da região e do país tendo em vista que irá fomentar a produção e pesquisa critica em artes dos alunos”, comenta o professor da Unesc Marcelo Feldhaus, que com a professora Letícia de Brito Cardoso, foi o responsável pelo projeto da pós em Poéticas Visuais.

O curso visa desenvolver as especificidades de uma pesquisa em arte contemporânea que privilegie articulações possíveis entre a prática e a teoria artística. “Nos últimos anos no Brasil, o crescimento de cursos em Poéticas Visuais foi responsável pela profissionalização do circuito artístico nacional. Museus, galerias e projetos aprovados por leis de incentivos exigiram uma consciência do ato criador e uma articulação entre a prática e a teoria da maior parte dos artistas que retornaram as universidades para especializar e articular as suas pesquisas dentro do ateliê no campus universitário”, afirma.

Os interessados na especialização podem se inscrever no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado na sala 1 do Bloco P, pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de março de 2017 às 18:43
Compartilhar Comente (2)