Ciência Unesc

Unesc promove terceira edição do Diálogos em Direitos Humanos

Unesc promove terceira edição do Diálogos em Direitos Humanos
Encontro ocorre nesta quinta-feira na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Duas palestras vão compor a programação da terceira edição do Diálogos em Direitos Humanos. “Republicanismo e Cidadania”, com o professor doutor José Issac Pilati, e “Estado, Políticas Públicas e Cidadania”, com o professor doutor André Viana Custódio. O encontro ocorre nesta quinta-feira (29/6), a partir das 19 horas, na sala 1 do Bloco O.

Estudantes, professores, profissionais da área e comunidade podem participar do encontro, que é promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, pelo NUPED (Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito), pelo LADSSC (Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva) e pelo Nupec (Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de junho de 2017 às 16:35
Compartilhar Comente

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc

Sustentabilidade permeia os debates de abertura de Simpósio na Unesc
Professor Fabiano Raupp Pereira abriu o evento nesta segunda (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A primeira edição do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc iniciou nesta segunda-feira (26/6) e trouxe para debate o tema “Obtenção de materiais a partir de resíduos”, com o professor doutor da UFSC, Fabiano Raupp Pereira. O evento ocorre até quarta-feira (28/6) e é o primeiro da área na região. Dele participam professores, alunos, profissionais e representantes de empresas de diversos setores que atuam com inovação e sustentabilidade.

O Simpósio é um espaço para discutir novas tecnologias e produtos desenvolvidos por CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A palestra de Pereira teve a mediação do professor do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Felipe Fardin Grillo.

Segundo o diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, um dos pontos interessantes do evento é o diálogo que estabelece entre Universidade e empresa, ampliando o campo de debates. Já o coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal-Bó, o Simpósio é um espaço de aprendizagem e troca de experiências importantes para a formação acadêmica.

Para o coordenador do Simpósio, Oscar Montedo, o evento vai colaborar com a disseminação das atividades de ensino e pesquisa realizadas por alunos e professores do Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e trazer à tona um tema que está diretamente ligado á área de materiais, que é a sustentabilidade. “A degradação ambiental tem o efeito muito negativo e a área de materiais se insere neste contexto porque transforma a matéria prima. Por isso a importância de discutirmos esse tema”.

O Simpósio é uma realização do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc), com o apoio Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de junho de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente

Unesc oferece Programa de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes tipo 2

Unesc oferece Programa de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes tipo 2
Aulas iniciam no dia 10 de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que cerca de 14 milhões de pessoas sofram da doença. Os dados apontam ainda que uma grande parte dos pacientes não sabe que possuem a doença, já que o diagnóstico pode demorar até sete anos. Uma das características do Diabetes Tipo 2 é a dificuldade de o organismo responder a ação do hormônio insulina. Tal fato tem como consequência o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

Além de ter hábitos alimentares saudáveis, os exercícios também auxiliam no tratamento da doença. Pensando nisso, a Unesc oferece o Programa de Exercício Físico para Pessoas com Diabetes Tipo 2. Serão realizadas caminhadas, corridas e musculação, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 16 horas na academia, e das 16h30 às 17h30 na Pista de Atletismo.

Inscrições

Os interessados devem se dirigir ao Complexo Esportivo da Unesc, de 3 a 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30, às 17 horas, ou se inscrever pelo telefone 3431-2572. As aulas iniciam no dia 10 de julho.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de junho de 2017 às 21:03
Compartilhar Comente

Pós realiza palestra com especialista em melhorias de processos

Pós realiza palestra com especialista em melhorias de processos
Evento abordará processos produtivos nas organizações (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade recebe nesta quarta-feira (28/6) o professor doutor e engenheiro Altair Klippel, de Porto Alegre, para a palestra gratuita “Lean Manufaturing: ​Os conceitos Lean para a melhoria contínua dos processos produtivos nas organizações”. O evento ocorre no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade e marca a Aula Inaugural do MBA Engenharia e Gestão de Processos Produtivos da Instituição. Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo e-mail pos@unesc.net.

Reconhecido nacionalmente, Klippel é sócio consultor da Produttare, que atua há 20 anos na gestão de operações para empresas industriais, varejistas e de serviços, sendo especializada em Lean Production e gestão por gargalos. Doutor e Mestre em Engenharia, o palestrante é graduado em Engenharia de Minas e possui experiência também na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Professor visitante em MBAs de diversas instituições de ensino com módulos focados em Gestão e Estratégia de Processos e Operações e professor de cursos in company, é co-autor do livro “Uma revolução na produtividade: a gestão lucrativa dos postos de trabalho”.

MBA Engenharia e Gestão de Processos Produtivos

Direcionado para engenheiros, administradores, analistas, coordenadores e supervisores que atuam na gestão de processos em todos os setores e que desejem se aprofundar no conhecimento sobre as ferramentas de gerenciamento de processos, o curso vai apresentar o contexto organizacional atual articulado com o uso de ferramentas de produção enxuta no sentido de ampliar a capacidade para a tomada de decisão no âmbito estratégico e operacional, tendo em vista as características da região.

O MBA têm aulas quinzenais às sextas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As inscrições para o curso podem ser feitas no Setor de Pós-Graduação da Unesc, localizado no Bloco P da Universidade, pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de junho de 2017 às 22:13
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam da 6ª Expo Pavimentação

A Unesc foi representada por professores e alunos na 6ª Expo Pavimentação, que ocorreu em Florianópolis. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiência, conhecimento e boa técnica de pavimentação urbana, visando o progresso e o desenvolvimento da área.

Foram apresentados os trabalhos:

"Influência da granulometria na drenabilidade das misturas asfálticas"
Aluna: Tatiana Rosso
Orientador: Pedro Arns

"Estabilização do Solo Argiloso com Cinza de Casca de Arroz e Cal"
Aluno: João Vitor de Souza
Orientador: Ingrid Milena Reyes Martínes Belchior

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de junho de 2017 às 19:31
Compartilhar Comente