Gestão Financeira

Estudantes da Unesc vão potencializar a agricultura familiar de Içara

Começou mais uma edição do Desafio Empresarial da Unesc. A ação, que compõe a Semana Acadêmica dos cursos de graduação em Gestão, este semestre traz um foco diferenciado. Por meio de atividades desenvolvidas durante toda a semana, alunos e professores vão potencializar o agronegócio familiar do município de Içara. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de microempresários agricultores do município, e junto com eles, aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio da prática.

A semana começou com uma palestra motivacional, ministrada pela coach Leticia Zanini. Com o tema “Você faz a diferença”, Letícia conversou com os alunos sobre ações cotidianas que podem contribuir para o desenvolvimento intrapessoal de cada um. Dentre os assuntos debatidos estava a “autogestão”, que segundo Letícia, está presente no dia a dia daqueles que chegam mais rápido em seus objetivos

“Pesquisas mostram que pessoas com excelente performance gastam 50% do seu tempo em autogestão. Sem ter a consciência daquilo que estamos fazendo é impossível fazer a diferença. Muitos passam seus duas no piloto automático, replicando a realidade. Mas para ter uma direção é necessário responder para si mesmo perguntas como “Quem eu sou?”, “Quem eu quero ser?”, e as respostas não podem ser vagas, elas devem ser profundas”, comentou Letícia.

Desafio Empresarial

Para cumprir as metas do desafio os alunos são reunidos em empresas acadêmicas. Eles precisam, ao longo da semana, desenvolver uma série de atividades empresariais, que culminam em um evento de comercialização de produtos, que ocorre no sábado (28/10), em Içara.

“A agricultura familiar é uma área nova de empreendimento. Essa é uma forma de os alunos perceberem as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Realizar uma ação empreendedora direcionada aos agricultores, e outras atividades econômicas associadas do município de Içara, com aplicação prática de conteúdos apreendidos em sala de aula é o principal objetivo do desafio”, comentou o coordenador dos cursos de Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais e Recursos Humanos, Volmar Madeira.

Participaram da ação 120 alunos e 20 professores envolvidos dos cursos de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.  A abertura também contou com a presenta do pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, da coordenadora do curso de Gestão Comercial, Michele Domingos e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 24 de outubro de 2017 às 14:00
Compartilhar Comente

Professor apresenta trabalhos sobre EAD em evento internacional

A Unesc participa até esta quinta-feira (21/9) do 23º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento, que iniciou neste domingo, tem como tema “Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação”.

Durante o Congresso, o professor da Unesc Volmar Madeira representou o GPEAD (Grupo de Pesquisa Educação a Distância na Graduação) na apresentação de dois artigos:

“Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior: Uma Revisão de Pesquisas acerca do Perfil do Aluno”. Autores: Michele Domingos Schneider; Rodrigo Rodolfo; Elisa Netto Zanette; Nara Cristine Thomé Palácios Cechella; Elenice Padoin Juliani Engel; Jucélia da Silva Abel e Volmar Madeira.

“Seminário Integrador na Educação a Distância: Desafios e Possibilidades como Metodologia de Aprendizagem Ativa”. Autores: Michele Domingos Schneider; Elisa Netto Zanette; Nara Cristine Thomé Palácios Cechella; Jucélia da Silva Abel; Volmar Madeira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 22 de setembro de 2017 às 13:44
Compartilhar Comente

Bancas de arguição dos Planos de Negócios do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira.

Aconteceu no dia 20 de junho as bancas de arguinição dos Planos de Negócios do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, orientadas pelos Professores Volmar Madeira e Ricardo Pieri.

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 26 de junho de 2017 às 15:24
Compartilhar Comente

Aula Inaugural dos Cursos de Tecnologia em Gestão 2017/1

Aconteceu em 02 de março de 2017 a Aula Inaugural dos Cursos de Tecnologia em Gestão com a palestrante Paula Basso, formada em psicologia, MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa, Especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), Leader Coach e Executive Coach pela International Association of Coaching Institutes e Sociedade Latino Americana de Coaching, Com Formação em Terapia Cognitiva pelo Instituto de Terapia Cognitiva, Habilitada para utilização e devolutiva dos instrumentos de: Análise de perfil; Competências; Inteligência emocional. É Professora da Fundação Dom Cabral no PDA Programa de Desenvolvimento de Acionistas e Empresas Familiares, Diretora Comercial e de Marketing da SBDG e Sócia Fundadora da CAMINHARE, empresa que trabalha nas áreas de Governança, Gestão e Comportamento. O Tema abordado pela palestrante, Eu...Meu presente e Meu Futuro. Uma Decisão, fez os alunos refletirem em uma noite agradável e cheia de conhecimentos.

Por: Coordenação dos Cursos de Gestão 04 de março de 2017 às 15:00
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam de Congresso Internacional sobre Ensino a Distância

Professores da Unesc participam de Congresso Internacional sobre Ensino a Distância
(Fotos: Divulgação) Mais imagens

"O Contínuo Desafio de Aumentar a Qualidade na Educação da Distância". Esse foi o tema do Congresso Internacional da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), que ocorre até sexta-feira (23/9) em São Paulo. Do encontro, participam professores da Unesc, com apresentações de trabalhos.

O trabalho intitulado “Os Desafios da Docência e Tutoria na Educação a Distância no Olhar do Professor”, foi apresentado nesta quarta-feira (21/9). São autores os professores ​Volmar Madeira​, Michele Domingos Schneider​, Nara Cristine Thomé Palácios Cechella ​e ​Elisa Netto Zanette.

O artigo tratou do relato de experiência na docência e tutoria na disciplina de matemática financeira no curso de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade a distância.

Também estiveram no encontro, os professores ​Ricardo Deibler Zambrano Junior e Jucelia da Silva Abel.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Josiane Da Rosa Silva 28 de setembro de 2016 às 16:42
Compartilhar Comente