Editora

Colégio Unesc celebra o Dia Nacional do Livro Infantil

Colégio Unesc celebra o Dia Nacional do Livro Infantil
Alunos assistiram contação de histórias em parceria com a Biblioteca Central e Editora Unesc (Fotos: Everton Horário/ Agecom Unesc) Mais imagens

A tarde dessa quinta-feira (18/04), foi de fascínio e encanto para diversas crianças do Colégio Unesc que participaram de uma contação de histórias especial. A ação foi oportunizada pelas colaboradoras da Biblioteca Central Professor Eurico Back, Andreia Vicente Antônio e Maristela Constante, em parceria com a EdiUnesc e o Colégio Unesc. Leia a matéria na íntegra:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2024 às 15:52
Compartilhar Comente

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma

Unesc leva atividades ao público da Feira do Livro de Criciúma
Diversos setores da Universidade participaram do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 12ª Feira do Livro de Criciúma movimentou o município nas últimas semanas e a Unesc fez parte deste evento com setores, serviços e os cursos que levaram informações e atividades ao público, no período de 4 a 11 de outubro.

A programação da Unesc na Feira do Livro contou com o lançamento de “Pintado, o Mascote do Museu”, uma obra da Editora Unesc, resultado da parceria entre o Museu e a Polícia Militar Ambiental, escrito pela coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com ilustração de Vamber Cabral; contação de história e Oficina de Marca Página com os funcionários da Biblioteca Professor Eurico Back; dicas de preservação de livros e restauração de obras com o Cedoc (Centro de Memória e Documentação); atividades para o público infantil com o Colégio Unesc e apresentações musicais com o Setor de Arte e Cultura.

A Editora Unesc deu orientações de como publicar uma obra e realizar o “Desapega Literário” e a Livraria Unesc realizou momentos de leitura.

Já os Programas de Relacionamento esclareceram sobre os processos seletivos para ingresso na Unesc e para obtenção de bolsas de estudo. E para quem quis saber mais sobre os cursos e oportunidades no ensino, na pesquisa e na extensão que a Universidade oferece, professores e alunos dos diversos cursos estiveram disponíveis para conversar e tirar dúvidas.

A Feira do Livro ocorre na Praça Nereu Ramos até o dia 14 de outubro e é organizada pela Câmara Catarinense do Livro, em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de outubro de 2017 às 16:52
Compartilhar Comente

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos
Abertura do evento teve a participação do professor Renato Franco (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Educação, Arte e Direitos Humanos” estão em destaque esta semana na Universidade. O tema vai permear, até quarta-feira (24/5), palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos durante o 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (22/5), com o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Renato Bueno Franco, que abordou o tema “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”.

Em sua fala, Franco tratou do Brasil de 1964 a 1985, durante a Ditadura Militar, que segundo ele, foi o momento em que o modelo de Educação que se tem no país foi criado. Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra teve a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva.

A abertura do Seminário contou com a presença da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que chamou a atenção para a necessidade de debater o tema, especialmente no momento vivido pelo país e para os desafios frente a esta realidade. O coordenador do PPGE, Renato Carola, comentou que também é de responsabilidade dos professores trabalhar pela democracia e Direitos Humanos, que no país, não vem sendo observados há muito tempo. A representante dos alunos do PPGE Geiziane Verdizeri lembrou da importância da participação dos alunos, professores, profissionais e pesquisadores da Educação no evento.

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Antes da abertura do Seminário, ocorreu o lançamento de duas obras: “Lorenzo Milani – A Escola Barbiana e a Luta por Justiça Social”, pela Editora Unesc, e “Surpreender-se”, pela Editora Scortecci. O primeiro livro marcou o início dos trabalhos da EdiUnesc na tradução de publicações. Trazido para a Língua Portuguesa o original em Inglês “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, pelos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

O livro foi apresentado no evento por Mueller. A obra conta a saga de um homem, filho de mãe judia, que se tornou um sacerdote católico, e dedicou a vida em defesa dos pobres e oprimidos. Dom Lorenzo Milani foi viver na zona rural italiana após a Segunda Guerra Mundial e, em meio às montanhas da Toscana, se deparou com baixos níveis de educação e dedicou-se à Escola Popular. Mais tarde, quando foi transferido, criou a Escola Barbiana, uma escola-modelo de educação humanista, em que cada estudante era responsável pelo próprio aprendizado, sem ser inibido por questões como a avaliação do conhecimento.

Houve ainda o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor da Unesc Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento. O público presente pode ainda conferir os desenhos feitos pelos alunos do Colégio Unesc a partir das poesias do livro de Pereira.

Confirma a programação do Seminário

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de maio de 2017 às 19:11
Compartilhar Comente

Universidade lança primeiro livro para professores da Educação Básica

Universidade lança primeiro livro para professores da Educação Básica
Obra foi elaborada totalmente por profissionais da Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta quinta-feira (11/8), o primeiro livro elaborado por professores da Universidade e do Colégio Unesc, voltado para auxiliar profissionais do Ensino Básico. Trata-se de “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física”, que será socializado com professores dos 12 municípios da Amrec, 15 da Amesc e 18 da Amurel. Cada escola da rede estadual receberá um exemplar, o que significará mais de 100 livros.

O lançamento da obra de Física marca o início do trabalho da Unesc com publicações feitas por professores da Instituição, em parceria com a Editora e Livraria Unesc, e direcionadas para o Ensino Básico. O projeto é realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc).

“Este é um projeto feito a muitas mãos. Na Unesc, temos o conhecimento na esfera da graduação e da pós-graduação que pode ser cada vez mais bem utilizado em benefício da sociedade, para que ela seja mais justa, mais humana e inclusiva”, comentou a diretora da UNA HCE, Ângela Back. Já a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sheila Martinhago Saleh, comentou que a obra lançada vai inspirar outras publicações do gênero.

O coordenador da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, afirmou que o livro de Física inaugurou um novo momento da Editora, na qual obras direcionadas ao ensino se reúnem às obras acadêmicas e da comunidade no hall de publicações com a marca Unesc.

A integradora de Desenvolvimento Humano da Gered (Gerência Regional de Educação), Adriana Lima, e a coordenadora do Parfor (Plano Nacional da Formação de Docentes da Educação Básica) da Unesc, Ana Lúcia Cardoso, também participaram da cerimônia de lançamento.

A obra

O livro foi organizado pelos professores da Unesc Márcio Carlos Just, Mainara Figueiredo Cascaes e Edison Uggioni e traz as atividades experimentais levadas às escolas pelo projeto de extensão “Popularização Científica e Tecnológica”, coordenado por Just. A elaboração da obra teve a participação de acadêmicos (auxiliados por professores) do curso de Licenciatura em Física do Parfor realizado na Unesc e levou dois anos para ser concluída.

De acordo com Just, o livro é uma publicação inovadora em relação ao contexto de atividades experimentais e traz mais de 16 experiências, todas com informações que contextualizem os experimentos dentro da disciplina de Física e como elas podem ser incluídas no dia a dia do professor na sala de aula, sem a necessidade de laboratórios.

Para Uggioni, coordenador do curso de Física da Unesc, a obra irá contribuir para o aprimoramento das atividades dos professores da área. “O conhecimento acadêmico volta para a comunidade”, afirma.

Professor, orgulho de ser


O lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física” marcou o início das publicações direcionadas ao Ensino Básico elaboradas por professores da Unesc. No dia 31 de agosto, ocorre o segundo lançamento de material próprio da Instituição. Dessa vez será um Caderno de Resumos do ENEM, para professores. O lançamento ocorre durante uma capacitação sobre o exame para profissionais que atuam com o terceiro ano do Ensino Médio de escolas da região.

Os eventos deste mês fazem parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEm Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor. O foco da campanha é chamar a atenção da comunidade para o papel do professor como agente de transformação social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2016 às 22:19
Compartilhar Comente

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico

Unesc lança primeiro livro didático voltado ao Ensino Básico
Evento é uma das ações da campanha “Professor, orgulho de ser” (Foto: Arquivo) Mais imagens

A quinta-feira (11/8) vai entrar para a história da Unesc. A data marca o lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física”, o primeiro material didático voltado para a Educação Básica planejado e elaborado por professores do Colégio Unesc e da Universidade. O evento ocorre às 17 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P do campus, e vai contar com a participação de representantes da Gered (Gerência Regional de Educação) e de professores de Física – público da obra da Editora Unesc.

A UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), responsável pelo projeto, vai socializar a publicação e cada uma das escolas da rede estadual dos 12 municípios da Amrec, dos 15 da Amesc e dos 18 da Amurel vai receber um exemplar – totalizando mais de 100 livros. “É um modo de contribuir com os professores e fazer esse conhecimento produzido na academia voltar para a sociedade”, afirma a coordenadora de Extensão da UNA HCE, Ana Lúcia Cardoso.

A obra foi organizada pelos professores da Unesc Márcio Carlos Just, Mainara Figueiredo Cascaes e Edison Uggioni. O livro traz as atividades experimentais levadas às escolas pelo projeto de extensão “Popularização Científica e Tecnológica”, coordenado por Just e teve ainda a participação de acadêmicos (auxiliados por professores) do curso de Licenciatura em Física do Parfor (Plano Nacional da Formação de Docentes da Educação Básica) realizado na Unesc. O livro levou dois anos para ser feito.

De acordo com Just, o livro é uma publicação inovadora em relação ao contexto de atividades experimentais. “Existem muitas publicações sobre atividades experimentais, porém elas mostram geralmente os materiais utilizados e como se faz a experiência. No nosso livro, além de mostramos os materiais e como se faz, exemplificamos uma forma de incluir a experiência no fazer didático de sala de aula”, explica o professor.

Just afirma que a obra se estende a todos os professores da disciplina. “A Física é sempre apresentada como ciência experimental, mas geralmente o professor esquece esse aspecto no seu ensino, por fatores como a falta de laboratórios ou por não saber utilizar este recurso didático. O livro da Unesc mostra o ensino da Física sem necessidade de materiais sofisticados ou uso de laboratórios específicos”.

Obra faz parte de campanha de valorização de professores


O lançamento do livro “Atividades Experimentais em Sequências Didáticas – Física” também vai marcar o início das publicações direcionadas ao Ensino Básico elaboradas por professores da Unesc. No dia 31 de agosto, ocorre o segundo lançamento de material próprio da Instituição. Dessa vez será um Caderno de Resumos do ENEM, para professores. O lançamento ocorre durante uma capacitação sobre o exame para profissionais que atuam com o terceiro ano do Ensino Médio de escolas da região.

Os eventos deste mês fazem parte das ações da campanha “Professor, orgulho de ser”, realizada pela UNA HCE. As ações ocorrem até novembro dentro e fora do campus universitário. A programação inclui ainda palestras sobre alfabetização, ENEm Itinerante nos municípios, Aulão do ENEM e evento na Praça Nereu Ramos pelo Dia do Professor.

Segundo a diretora da Unidade Acadêmica, Angela Back, a campanha de valorização do professor iniciou em 2014 e a cada ano mais atividades vem sendo incorporadas para sensibilizar a sociedade sobre a importância dos profissionais da Educação e da necessidade de sua valorização. “O foco é chamar a atenção das pessoas para importante papel do professor como agente de transformação social”, comenta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de agosto de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente