Editora

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias

Biblioteca da Unesc encanta e ensina por meio da Contações de Histórias
Mais imagens

Com olhares atentos e muitas risadas, os alunos da Escola Estadual João Frassetto, de Criciúma, e do Colégio Unesc, mergulharam em uma manhã repleta de cultura, imaginação, curiosidade e diversão. Tudo isso graças à Contação de História intitulada “O casamento da Bruxa Onilda”, apresentada pelas colaboradoras da Biblioteca Professor Eurico Back da Unesc, nesta segunda-feira (23/10). 

Entre os alunos curiosos com a história estava Lucca Sehnem que, ao ter a curiosidade instigada, expressou todo o seu entusiasmo. “Eu vou voltar para descobrir a segunda parte da história. Achei tudo muito interessante”, disse.

Seu colega, Nicolas Pian Gonçalves concordou. “Achei a história muito envolvente e divertida”, contou.

A professora Tatiana do Amaral ressaltou a importância do momento especial e destacou que é costume da escola levar as crianças à biblioteca para leitura, o que para ela, torna esse tipo de experiência especialmente valioso.

“Esse tipo de ação estimula a leitura por meio de uma abordagem visual e histórias envolventes. Presenciamos exemplos de contações que deixaram os alunos ansiosos para pegar o livro contado na biblioteca, alimentando a imaginação e cultivando o gosto pela leitura”, enfatiza.

Valorização da cultura

A iniciativa, conforme a coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, visa não apenas incentivar a leitura, mas também valorizar a cultura por meio de diversas ações, sendo a Contação de Histórias uma delas. “Foi incrível ver o entusiasmo delas pelas histórias contadas”, sublinha.

Até sexta-feira (27/10) também ocorre ainda a exposição Meu Momento de Leitura e Árvore Literária com exposição de fotos de momentos de leitura dos leitores. A atividade conta com montagem colaborativa de uma árvore a partir de títulos de obras que marcaram a vida dos leitores.

A atividade faz parte da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e está incluída na  programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), o maior evento científico institucional que tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade à produção científica. 

Outras ações

Nesta terça-feira (24/10), das 8h às 12h, o hall da reitoria será o local de distribuição de livros. Na quarta-feira (25/10), às 17h30min, a equipe da Biblioteca oferecerá uma sessão de Biblioterapia, que é uma terapia por meio de livros.

No dia seguinte, quinta-feira (26/10), das 8h às 21h, será o Dia D de arrecadação de lacres e tampinhas em apoio à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma. Na sexta-feira (27/10), ocorre a Contação de Histórias “O Casamento da Bruxa Onilda” que ocorrerá em cinco horários diferentes: 8h15min; 8h50min; 10h30min; 13h45min; e 14h20min.

Feira do Livro

A Feira do Livro proposta pela Editora e Livraria da Unesc vai ocorrer até sexta-feira (27/10), no Bloco XXI. Quem tiver interesse vai encontrar exemplares com 50% de desconto. Já os livros da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), na Bahia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) têm desconto de 20%.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2023 às 15:21
Compartilhar Comente

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc

Livro que aborda a migração italiana será lançado na Unesc
Mais imagens

A Unesc recebe nesta sexta-feira (25/08) a autora Giorgia Miazzo, diretamente da Itália, para o lançamento do livro em parceria com a Editora da Universidade: “As grandes migrações – do norte da Itália ao Brasil”. O evento, marcado para às 19h, será no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Instituição, e promete ser uma oportunidade única para os entusiastas da literatura e da cultura migratória.

O exemplar aborda testemunhos e histórias de vida dos imigrantes italianos nas Américas, especialmente das regiões de Vêneto; Trentino Alto Adige; Friuli Venezia Giulia; e Lombardia. A obra oferece uma rica coleção fotográfica e detalhes sobre tradições, costumes, músicas e língua.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta expressou entusiasmo e reconhecimento diante do lançamento. “Esta obra representa um marco não apenas para a Universidade, mas também para a valorização da diversidade cultural e histórica que moldou a nossa região e o país e com certeza enriquecerá a compreensão das origens e contribuições dos migrantes italianos para o país”, comenta, enfatizando ainda que a publicação fortalece o compromisso da Universidade com a internacionalização e o intercâmbio cultural.

Esta obra é parte integrante do projeto internacional “Viagem só de ida para a Mèrica”, uma iniciativa que busca exaltar e disseminar a identidade e a cultura da emigração italiana. “Seu objetivo é revelar e redescobrir, tanto na Itália quanto na América Latina, a magnificência e a riqueza de um capítulo histórico que moldou nosso território de forma significativa desde 1870 até os dias atuais”, comenta a autora Giorgia Miazzo.

Durante o evento de lançamento ela irá compartilhar detalhes sobre o processo de criação do livro, suas experiências de pesquisa e interação com as comunidades italianas no exterior, além de suas perspectivas sobre a importância da internacionalização acadêmica e cultural. 

“Sou grata a Unesc por possibilitar a realização desse projeto, que foi traduzido para o português, enriquecendo ainda mais seu alcance. Me senti sempre muito bem acolhida pela Instituição”, completa a italiana, que fará também apresentações do livro em outros locais do Brasil e ainda no seu país de origem. 

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a Universidade se orgulha de ser incentivadora de projetos tão importantes, que não apenas preservam o passado, mas também enriquecem o presente e o futuro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. “Essa obra será um legado duradouro e uma fonte de inspiração para as gerações presentes e futuras”, sublinha Gisele.

Resgate da cultura

Segundo o editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam, a obra assume um papel de extrema importância. “Ao trazer a perspectiva de uma pessoa diretamente da Itália, ela desempenha um papel crucial ao resgatar a rica narrativa da migração italiana, concentrando-se de maneira especial no contexto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e outras regiões do país”, explica.

O professor Estevam destaca a relevância dessa publicação, que apresenta uma abundância de fotografias e documentos. Ele ressalta sua significância para a Universidade, especialmente no contexto do processo de internacionalização, bem como pelo valioso papel desempenhado no resgate da herança cultural. 

“Por meio desta obra, os leitores terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre as origens desses destemidos migrantes. É importante observar que o projeto para a concepção deste livro já estava em andamento há dois anos”, ressalta.

O editor enfatiza o papel fundamental desempenhado por uma editora. Para ele, sua função transcende a mera publicação científica, estendendo-se para a disseminação cultural das produções regionais. 

“Ao preservar o que é produzido na região, a editora assume a nobre tarefa de registrar os feitos que moldaram o passado. O exemplar estará acessível na Editora, tornando-se um documento de suma importância para toda a história dos antepassados”, completa.

Sobre a autora

Giorgia Miazzo é docente, intérprete e tradutora juramentada, escritora, jornalista e líder turística habilitada. Consultora da região do Vêneto, na Itália. Especialista na cultura da América Latina, interage em nível profissional e acadêmico em vários países nas Américas e na África. Sua paixão e sua sensibilidade, combinadas com o domínio de algumas línguas, levaram-na a se confrontar com as comunidades italianas no estrangeiro e a moldar a enorme bagagem cultural, humana e profissional recolhida em suas pesquisas antropológicas e linguísticas.

Pesquisadora do patrimônio imaterial da emigração ítalo-vêneta no mundo, desenvolve centenas de palestras na Itália e no exterior e roteiros culturais pelo Brasil. É idealizadora de projetos como Cantando in talian ou veneto-brasilian; Viagem só de ida para a Mèrica; Contos de dois mundos; Vênetos além do oceano; As grandes migrações; Grand Tour do Sul; e Olhos além do mar.

Além de participações em rádios e televisões locais e nacionais, artigos em jornais e revistas especializadas na Itália e no exterior, estabeleceu o comitê científico VSA-M da Universidade dos Estudos de Pádua e o projeto permanente Grandes Migrações.

Foi premiada com o Prêmio Internacional Globo Tricolore, promovido pela Presidência da República Italiana e pela RAI; o Prêmio de Melhor Trabalho nas Ciências Humanas, promovido pelo Conselho da Região do Vêneto; o Prêmio Internacional Salve seu Idioma Local, no Campidoglio em Roma; o Prêmio Ordem Religiosa dos Escalabrinianos sobre as Línguas Maternas; o Prêmio Patrimônio da Região do Vêneto, na Villa Settembrini, em Veneza; a celebração da publicação de I Miei Occhi hanno visto, que aconteceu no Senado da República e no Conselho da Região do Vêneto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de agosto de 2023 às 18:03
Compartilhar Comente

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU

Unesc fortalece presença na diretoria da ABEU
Mais imagens

A Unesc reforçou sua presença na nova diretoria da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) com a eleição do editor chefe da Editora e Livraria da Unesc (EdiUnesc), professor Dimas de Oliveira Estevam como conselheiro fiscal suplente para o mandato de 2023-2025.

A eleição e posse ocorreram durante o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e 35ª Reunião Anual da ABEU, realizados recentemente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) em Lavras, Minas Gerais.

“Fiquei muito feliz e honrado em fazer parte da nova diretoria. Essa participação traz benefícios tanto para a própria Universidade quanto para o desenvolvimento e fortalecimento do setor editorial universitário como um todo. Essa representatividade fortalece a Universidade e contribui para o avanço da edição universitária no país”, disse Estevam.

O evento contou com a participação de representantes de diversas editoras universitárias do país e entidades do livro, sendo um espaço importante de debates sobre acesso ao livro, ciência aberta e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Durante uma roda de conversa, o diretor da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, recebeu uma carta de compromissos das editoras acadêmicas, intitulada "Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do País", elaborada com base nas discussões realizadas ao longo dos quatro dias do evento.

A carta entregue ao diretor do MinC trata justamente da importância da consolidação da democracia no país como forma de garantir o direito de acesso à leitura. O documento também defende a ampliação de políticas públicas que viabilizem a atuação das editoras universitárias, para que possam continuar cumprindo seu dever de disseminar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior.

Anteriormente, o professor da Unesc havia sido nomeado diretor da Regional Sul da ABEU, responsável pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em fevereiro deste ano. No entanto, ele optou por assumir o cargo na diretoria nacional da associação, abrindo caminho para sua eleição como conselheiro fiscal suplente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2023 às 11:23
Compartilhar Comente

EdiUnesc na Festa do Livro da Editora Fiocruz

EdiUnesc na Festa do Livro da Editora Fiocruz
Mais imagens

A Editora Fiocruz completa 30 anos, e, como parte da comemoração, organizou a Festa do Livro da Editora Fiocruz, que ocorre durante toda esta semana, de 22 a 26 de maio, nas dependências da Fiocruz.

A EdiUnesc foi uma das convidades, juntamente com as outras editoras associadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU,  para participar do evento.

Por: Aline Demboski 22 de maio de 2023 às 09:10
Compartilhar Comente