Editora

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais
Obra aborda a formação do jovem no campo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A EdiUnesc lançou oficialmente o livro didático "Formar Novos Rurais". O evento ocorreu nesta quarta-feira (10/10) e contou com a participação de professores, alunos e representantes da Feira da Economia Solidária, que ocorre todas as quartas-feiras na Unesc. A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios.

A obra, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti é o resultado da transformação do conhecimento do projeto em um livro didático.

De acordo com Schmidt, o projeto tem o objetivo de entender os jovens no meio rural. “Formar jovens para que eles possam transformar vidas, as localidades onde vivem e o suas famílias dentro da agricultura familiar”, comenta. Já para Turnes, a obra traz novas formas e relações do jovem no meio rural. “Empoderar, dar capacidade de criar atratividades no meio rural para que os jovens encontrem lá condições de estudos, lazer, trabalho e renda”, acrescenta.

Segundo o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, o livro é uma parceria importante e tem forte influência da agricultura familiar. “Minha grande frustação era que apesar de ter diversas parcerias com órgãos relacionados ao tema, tínhamos poucas publicações sobre a agricultura familiar. Além disso, essas parcerias dos autores, do Instituto e da Universidade dá possibilidades de conversar com os agricultores”, comenta.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como esta são muito valorosas. “A obra trabalha muito com a extensão e a Universidade também, então ela vai contribuir muito para mudanças e que ele tenha a possibilidade de mudar cenários”, respalda.

Novos Rurais

A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos produtos no país, e a evasão dos jovens do meio rural tem se intensificado ao longo dos anos. O projeto Novos Rurais tem o objetivo de formar jovens de localidades rurais, com ferramentas e instrumentos capazes de dar subsídios para que eles possam desenvolver o meio onde vivem.

O projeto foi criado em 2012 e é realizado em parcerias com escolas do campo do 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a especialista de comunicação do Instituto Souza Cruz, Andrea Guedes Costa, o campo está envelhecendo e ficando sem jovens, e o programa busca a permanência do jovem no campo.

“Temos o objetivo de entender o que é a agricultura familiar e o que esse jovem pode fazer nela. Que eles possam enxergar o campo rural com outros olhos, que possam fazer a diferença, empreendendo no meio rural”, comenta Andrea.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 11 de outubro de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo
Metodologia do Instituto Souza Cruz vira livro didático que será lançado nesta quarta-feira (10/10) na Unesc (Foto: Miguel Sá/Acervo Instituto Souza Cruz) Mais imagens

A EdiUnesc lançará oficialmente nesta quarta-feira (10/10) o livro didático "Formar Novos Rurais". A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios. O livro, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti, grandes referências no assunto, será lançado a partir de uma demanda por um maior alcance do conteúdo ministrado pelos professores, que transformaram o conhecimento do projeto em um livro didático. Para a viabilização do projeto, o Instituto contou com a parceria da EdiUnesc, que realizará o lançamento oficial a partir das 19h, no hall da reitoria da Universidade, recebendo os autores, representantes do Instituto, além da comunidade acadêmica.

Para o editor-chefe da EdiUnesc, professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, esta é uma parceria importante e, tem seu valor reforçado devido a região ter forte influência da agricultura familiar. “Nós tínhamos poucas publicações sobre esse tema e agora estamos com esse projeto que terá projeção nacional, visto que o Instituto realiza um forte trabalho de formação para o trabalho no campo em todo o país. O livro publicado aqui levará esse conteúdo qualificado e o nome da Instituição”, destaca.

A obra, revista e atualizada, traz instrumentos e ferramentas fundamentais para qualquer jovem que tenha o desejo de empreender no campo. "Este livro visa ampliar a formação do jovem e da jovem rural, na perspectiva de provocar nele e nela um novo olhar sobre os municípios e territórios rurais onde vivem e de motivá-lo/la a construir instrumentos que permitam planejar bem um empreendimento econômico que seja viável, que tenha sintonia com a identidade do território do entorno, que possua caráter educativo e que possa ser reproduzido em escala maior", destacam os autores na apresentação.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de outubro de 2018 às 16:19
Compartilhar Comente

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”
Contribuições podem ser feitas na Biblioteca da Universidade e na Livraria Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Últimos dias para contribuir com a campanha “Desapega Literário”. A iniciativa está recebendo livros de todos os gêneros para promover, entre os dias 22 e 26 de outubro, a ação “Leve se quiser”. Para desapegar, basta levar a obra até a Biblioteca Professor Eurico Back, das 7h30 às 22 horas, ou na Livraria Unesc, das 13 às 17 horas e da 18 às 22 horas, até a próxima sexta-feira (21/9).

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, explica que após o recebimento, as obras irão passar por uma triagem para possíveis reparos e que o objetivo da ação é promover a socialização dos livros. “Queremos que as pessoas, que já leram determinado livro, doem e possibilitem que outras pessoas também possam ler”, afirma.

Renove sua estante

Após a campanha e os possíveis reparos, os livros serão disponibilizados em atividades interativas e doações na campanha “Leve se quiser”, que ocorre durante a SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). As ações são realizadas em parceria pela Biblioteca, a EdiUnesc e o curso de Letras da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de setembro de 2018 às 17:57
Compartilhar Comente

RDSD em Debate atualiza sua edição

RDSD em Debate atualiza sua edição
Mais imagens

Disponível o primeiro número do volume 4, da Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate.

Acesse e confira: RDSD em Debate - volume 4 - nº 1

Por: Aline Demboski 24 de setembro de 2018 às 08:00
Compartilhar Comente

Revista Inova Saúde apresenta volume 7

Revista Inova Saúde apresenta volume 7
Mais imagens

Confira os artigos da primeira edição do volume 7 da Revista Inova Saúde, disponível no link abaixo:

Inova Saúde volume 7 - nº 1

Por: Aline Demboski 20 de setembro de 2018 às 08:00
Compartilhar Comente