Editora

Livro do Mês

Livro do Mês
Mais imagens

Apresentamos a você a promoção Livro do Mês. Para abrir a série selecionamos o livro "Apoidea Neotropica", que é composto por 34 artigos sobre abelhas neotropicais.

A promoção é válida durante todo o mês de abril de 2019.

Por: Aline Demboski 01 de abril de 2019 às 08:49
Compartilhar Comente

Feira Volta às Aulas

Feira Volta às Aulas
Mais imagens

Inicia na tarde de hoje (11/03) a Feira Volta às Aulas da Editora e Livraria de Unesc. As promoções seguem até sexta-feira (15/03/2019), das 13h às 21h30.

Aceitamos cartões de débito e crédito, e funcionários podem comprar com desconto em folha.

Por: Aline Demboski 11 de março de 2019 às 10:13
Compartilhar Comente

Periódicos com edições atualizadas

Periódicos com edições atualizadas
Mais imagens

O Portal de Periódicos Unesc é a plataforma que abriga as Revistas Científicas e Anais da Universidade. Entre as revistas, a Saberes Pedagógicos apresenta seu terceiro volume, na edição do primeiro semestre de 2019. Já as revistas Criar Educação e Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD) tiveram suas últmas edições referentes aos segundo semestre de 2018, a primeira publicando seu sétimo volume e a RDSD o quarto volume. Para conferir os artigos do Portal de Periódicos Unesc não é necessário fazer um cadastro, mas você pode cadastrar-se na revista de interesse para receber as atualizações automaticamente em seu e-mail.

Por: Aline Demboski 21 de fevereiro de 2019 às 13:45
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais
Obra aborda a formação do jovem no campo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A EdiUnesc lançou oficialmente o livro didático "Formar Novos Rurais". O evento ocorreu nesta quarta-feira (10/10) e contou com a participação de professores, alunos e representantes da Feira da Economia Solidária, que ocorre todas as quartas-feiras na Unesc. A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios.

A obra, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti é o resultado da transformação do conhecimento do projeto em um livro didático.

De acordo com Schmidt, o projeto tem o objetivo de entender os jovens no meio rural. “Formar jovens para que eles possam transformar vidas, as localidades onde vivem e o suas famílias dentro da agricultura familiar”, comenta. Já para Turnes, a obra traz novas formas e relações do jovem no meio rural. “Empoderar, dar capacidade de criar atratividades no meio rural para que os jovens encontrem lá condições de estudos, lazer, trabalho e renda”, acrescenta.

Segundo o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, o livro é uma parceria importante e tem forte influência da agricultura familiar. “Minha grande frustação era que apesar de ter diversas parcerias com órgãos relacionados ao tema, tínhamos poucas publicações sobre a agricultura familiar. Além disso, essas parcerias dos autores, do Instituto e da Universidade dá possibilidades de conversar com os agricultores”, comenta.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como esta são muito valorosas. “A obra trabalha muito com a extensão e a Universidade também, então ela vai contribuir muito para mudanças e que ele tenha a possibilidade de mudar cenários”, respalda.

Novos Rurais

A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos produtos no país, e a evasão dos jovens do meio rural tem se intensificado ao longo dos anos. O projeto Novos Rurais tem o objetivo de formar jovens de localidades rurais, com ferramentas e instrumentos capazes de dar subsídios para que eles possam desenvolver o meio onde vivem.

O projeto foi criado em 2012 e é realizado em parcerias com escolas do campo do 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a especialista de comunicação do Instituto Souza Cruz, Andrea Guedes Costa, o campo está envelhecendo e ficando sem jovens, e o programa busca a permanência do jovem no campo.

“Temos o objetivo de entender o que é a agricultura familiar e o que esse jovem pode fazer nela. Que eles possam enxergar o campo rural com outros olhos, que possam fazer a diferença, empreendendo no meio rural”, comenta Andrea.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 11 de outubro de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo
Metodologia do Instituto Souza Cruz vira livro didático que será lançado nesta quarta-feira (10/10) na Unesc (Foto: Miguel Sá/Acervo Instituto Souza Cruz) Mais imagens

A EdiUnesc lançará oficialmente nesta quarta-feira (10/10) o livro didático "Formar Novos Rurais". A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios. O livro, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti, grandes referências no assunto, será lançado a partir de uma demanda por um maior alcance do conteúdo ministrado pelos professores, que transformaram o conhecimento do projeto em um livro didático. Para a viabilização do projeto, o Instituto contou com a parceria da EdiUnesc, que realizará o lançamento oficial a partir das 19h, no hall da reitoria da Universidade, recebendo os autores, representantes do Instituto, além da comunidade acadêmica.

Para o editor-chefe da EdiUnesc, professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, esta é uma parceria importante e, tem seu valor reforçado devido a região ter forte influência da agricultura familiar. “Nós tínhamos poucas publicações sobre esse tema e agora estamos com esse projeto que terá projeção nacional, visto que o Instituto realiza um forte trabalho de formação para o trabalho no campo em todo o país. O livro publicado aqui levará esse conteúdo qualificado e o nome da Instituição”, destaca.

A obra, revista e atualizada, traz instrumentos e ferramentas fundamentais para qualquer jovem que tenha o desejo de empreender no campo. "Este livro visa ampliar a formação do jovem e da jovem rural, na perspectiva de provocar nele e nela um novo olhar sobre os municípios e territórios rurais onde vivem e de motivá-lo/la a construir instrumentos que permitam planejar bem um empreendimento econômico que seja viável, que tenha sintonia com a identidade do território do entorno, que possua caráter educativo e que possa ser reproduzido em escala maior", destacam os autores na apresentação.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de outubro de 2018 às 16:19
Compartilhar Comente