Editora

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc
Evento com três dias de duração encerrou nesta quinta-feira (23/5) (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

O último dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerrou com lançamento de livros, roda de conversa e uma atividade cultural. Os eventos ocorreram no Auditório Edson Rodrigues, nesta quinta-feira (23/5), e entre os livros lançados estiveram os títulos Pelos Caminhos de Portugal e Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, ambos de professoras da Universidade.

Conforme o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira, as parcerias com os programas têm gerado bons frutos. “A editora vem numa crescente cooperação junto aos Mestrados e estamos muito felizes com isso”, comentou. “A socialização do conhecimento produzido no nosso programa com a editora é muito importante, pois assim difundimos esses aprendizados”, afirmou o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola.

O evento ainda contou com uma mesa-redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral. Por fim, o Seminário contou com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Daniela Arns, também participou do evento,  organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc.

Da saudade a experiências compartilhadas


A ideia do ebook Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani Rabelo, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal. Seus membros, junto com Giani, começaram a compartilhar entre si os estranhamentos do povo português, bem como seus verbetes, palavras e culturas diferentes do Brasil. A partir dos relatos de diversos membros do grupo, nasceu a ideia de compilar as vivências dos meses em Portugal e eternizá-las em um livro.

De acordo com Giani, professora do PPGE, durante seus oito meses em Portugal realizando seu pós-doutorado, a saudade do país natal e a necessidade de conversar com as pessoas da sua terra aumentaram. “Com o grupo, nós pudemos compartilhar entre si as nossas experiências vivendo lá”, comentou. “É emocionante o quanto podemos falar e ouvir as nossas experiências acadêmicas e pessoais, pois também é uma forma de dividir a saudade”, completou.

Além de Giani, o ebook conta com a organização de Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves, além da colaboração de 15 pessoas, que dividem relatos das experiências, um poema e os verbetes.

Acessibilidade no ensino superior


O segundo livro lançado nesta quinta-feira foi Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenador do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira, conta com orientações, explicações e dicas aos coordenadores e professores da Unesc sobre o contato e a aprendizagem de alunos com deficiências.

O SAMA é setor da Universidade especializado na atenção e apoio nas condições plenas de acessibilidade dos acadêmicos. Ele é o mediador entre os cursos, estudantes e as famílias, para atender as necessidades específicas dos estudantes, além de orientar os professores e coordenadores.

Segundo Zélia, a discussão da acessibilidade no ensino superior está cada vez mais presente no cotidiano das Universidades. “Nosso sonho é discutir com os professores como concretizar a inclusão dessas pessoas no meio universitário”, explica. “Ele é um resultado de um estudo realizado pelo SAMA, com orientações e práticas específicas para a comunidade acadêmica”, completa.

O livro é gratuito e será disponibilizado para todos os professores da Universidade. Aos interessados na compra, o livro está disponível na Editora Unesc e no SAMA.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de maio de 2019 às 16:53
Compartilhar Comente

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc
Publicação lançada nesta quarta-feira (22/5) foi produzida em parceria entre profissionais da Unesc e da Universidade de Santiago de Compostela (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, evento do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, contou com o lançamento oficial do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”. Organizado em parceria entre os professores Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o livro representa mais um passo no trabalho em prol da internacionalização da Universidade.

A publicação, concretizada por meio do Protocolo de Cooperação Internacional entre as Universidades, conta com dez capítulos de 22 docentes pesquisadores, 11 brasileiros, 9 espanhóis e duas argentinas. O conteúdo é dividido em três temáticas principais: “Fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos atinentes a processos educativos; Educação, Identidade e Interculturalidade; e Formação, gestão e avaliação de/em processos educacionais.

De acordo com Miguel Anxo Santos Rego, o momento é especial para agradecer o colega Antônio pelo convite e incentivo para publicarem o livro e pela forma calorosa como o Brasil e a Unesc o recebem mais uma vez. “Além disso, agradeço a todos que prestigiaram o lançamento. Ter uma sala praticamente cheia para o lançamento de um livro não é algo muito comum nos nossos países da Europa. Fico muito feliz em ver como aqui existem eventos desse tipo que reúnem estudantes, colegas, pessoas e até mesmo aqueles de fora da Universidade. Isso é muito gratificante”, salientou.

Para Antônio Serafim Pereira, o livro é fruto de partilha e solidariedade interna que fez com que o grupo se tornasse maior. “Essa publicação nos fez evoluir de forma individual e coletiva. Nós precisamos fazer com que obras dessa natureza sejam colocadas em prática em mais oportunidades. É um exercício que não podemos perder de vista”, destacou também.

Conforme o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola, esta data marca a consolidação da política de internacionalização, elencada como uma das prioridades do Programa e da Universidade. “Além disso, nosso objetivo também é conquistar a Espanha. Desta vez com outras armas. Por meio da lógica do diálogo, por livros, por partilhar ideias comuns e, por meio destas nossas interações, contribuir para construir um mundo melhor, com mais paz, respeito, democracia e solidariedade”, acrescentou de forma descontraída.

O Seminário conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação”; e “Linguagem e Memória”, e segue até esta quinta-feira (23/5).

Confira o nome dos docentes que colaboraram com a publicação:

Agustín Godás Otero

Alex Sander da Silva

Alexandre Sotelino Losada

André Cechinel

Angela Cristina Di Palma Back

Antonio Serafim Pereira

Carlos Renato Carola

Christian Muleka Mwewa

Francisco Xabier Cernadas Ríos

Gabriela Dolores Míguez Salina

Gladir da Silva Cabral

Graziela Fátima Giacomazzo

Janine Moreira

José Eugenio Rodríguez Fernández

Julia María Crespo Comesaña

Leticia López-Castro

Lidia Marta Fernández

María Alicia Villagra

Miguel Anxo Santos Rego

Paula Outón Oviedo

Rafael Rodrigo Mueller

Ricardo Luiz de Bittencourt

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de maio de 2019 às 18:16
Compartilhar Comente

Unesc recebe maior Encontro de Economia Catarinense

Unesc recebe maior Encontro de Economia Catarinense
Evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de economia de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O conhecimento pulsa de forma ainda mais intensa na Unesc nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/5), dias em que são realizadas na Universidade as atividades do 13º Encontro de Economia Catarinense. O evento reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de economia e áreas afins para debater assuntos em torno do tema "Transformações no Mundo do Trabalho". Na primeira noite de evento, além da abertura oficial com palestra sobre o tema principal, os participantes puderam conferir de perto o lançamento da obra “Características Econômicas e Sociais de Santa Catarina no Limiar do Século XXI”.

O evento é realizado pela Apec (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), em parceria com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e o curso de Ciências Econômicas da Unesc, que em 2019 completa 20 anos de história.

No total, até a noite de sexta-feira, o Encontro contará com três conferências e 20 mesas-redondas com a apresentação de mais de 100 de trabalhos, além do lançamento do livro e da última edição da Revista Catarinense de Economia (RCE). Confira aqui a programação completa.

Ao dar as boas-vindas a todos os participantes que prestigiam o evento, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, destacou a importância da produção de conhecimento para o desenvolvimento do Estado e do país. “Sabendo disso, receber um evento que agrega tantas universidades, que com certeza auxiliam nesse desenvolvimento, é muito satisfatório. Diante da situação em que nos encontramos, em que a questão dos recursos para a educação nos causa grande preocupação, é importante ainda que possamos discutir também esse assunto e buscar rumos e estratégias para que consigamos continuar contribuindo nesse cenário”, destacou.

Lançamento da noite

A obra editada pela EdiUnesc e lançada nesta quinta-feira, intitulada como “Características Econômicas e Sociais de Santa Catarina no Limiar do Século XXI”, dos organizadores: Silvio F. Cário, José Antonio Nicolau, Luiz Carlos de Carvalho Júnior e Norton Flores Bropé, trata-se de uma compilação de estudos relevantes para o processo de planejamento de ações governamentais destinadas à superação das diferenças regionais e da melhoria dos indicadores.

Conforme o principal organizador do livro, Silvio Flores, presente para lançar oficialmente a obra, esse é o fruto de um intenso trabalho de pesquisa encomendado para que resultasse em plano de estado. “Foi um ano e meio em que trabalhamos sistematicamente, ouvimos duas mil pessoas, fizemos 18 workshops na capital, além de oito em outras cidades de Santa Catarina, tudo para fazer um mapeamento com dados atualizados da realidade socioeconomicamente catarinense”, explicou.

A obra será disponibilizada de forma gratuita no site da editora em aproximadamente dez dias.

Palestra de abertura

Trazendo todo o seu conhecimento no que diz respeito às transformações no mundo do trabalho, o professor doutor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Dari Krein, foi o responsável pela palestra da noite desta quinta-feira no Encontro. Sua fala foi mediada pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, representante da Apec.

Para José, o fato de o evento levar como tema o foco do seu estudo, a transformação no mundo do trabalho, é motivo de muito orgulho, em especial por ser um encontro de tamanha relevância para toda a sociedade. “Chegamos neste 13ª Encontro com a intenção de continuar mobilizando as universidades, os grupos de pesquisa, os pesquisadores, para discutir as especificidades da economia brasileira e isso, por si só, é sempre muito importante. Essa mobilização contribui não só para compartilhar conhecimento e a partir disso avançar na reflexão, mas também contribui para pensar e refletir sobre os problemas que estão colocados do ponto de vista econômico para a sociedade catarinense e brasileira”, salientou.

Conforme o palestrante, sua fala parte do princípio de que as transformações no mundo do trabalho de fato são muito profundas, mas elas não são inexoráveis e completamente definidas pelo novo padrão tecnológico. “Existe, por exemplo, uma previsão de que até 2021 sete milhões de empregos serão eliminados pela introdução das novas tecnologias. É verdade que estamos vivendo mudanças, mas não é verdade absoluta porque ao mesmo tempo que se elimina empregos e alguns setores, se cria empregos em outros setores. No entanto, a definição das ocupações que se cria dentro da sociedade é muito determinada como a forma que se dinamiza a economia e por outras opções políticas existentes na sociedade”, completa.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de maio de 2019 às 22:03
Compartilhar Comente

Resultado da ação Dia Mundial do Livro

A fim de modificar o ranking da leitura, que conforme a última edição da pesquisa Retratos da Leitura (2016), demonstra que o hábito da leitura fica em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre, atrás de assistir TV, ouvir música, acessar a Internet, entre outros, a Editora e Livraria da Unesc - EdiUnesc realizou a doação de quase 80 livros em virtude do Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril.

A princípio seriam 30 livros para serem doados durante a semana, mas a repercusão foi tamanha, que nas primeiras horas já estavam esgotando os exemplares. Para agraciar mais pessoas e incentivá-las à leitura conseguimos arrecadar mais livros novos e usados para a ação. 

Para outras ações contamos com a doação de outros livros, até mesmo estes que foram doados neste campanha, podem ser doados novamente após lidos. Quem quiser colaborar com as doações pode entregá-los na Livraria da Unesc. 

Confira as fotos dos leitores que conseguiram levar para casa um livro da ação. 

Por: Aline Demboski 24 de abril de 2019 às 09:39
Compartilhar Comente

Livro do Mês

Livro do Mês
Mais imagens

Apresentamos a você a promoção Livro do Mês. Para abrir a série selecionamos o livro "Apoidea Neotropica", que é composto por 34 artigos sobre abelhas neotropicais.

A promoção é válida durante todo o mês de abril de 2019.

Por: Aline Demboski 01 de abril de 2019 às 08:49
Compartilhar Comente