Editora

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região
Obra foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis e Editora Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma publicação da Unesc vai ajudar pequenos e médios empreendedores a gerenciarem seus negócios. Trata-se da Cartilha Custo Social, elaborada por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que participam do projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas”. O material será disponibilizado de maneira online e poderá ser acessado gratuitamente. O lançamento da cartilha ocorreu nesta sexta-feira (22/9), no Dia do Contador.

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Andréia Cittadin, a cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da Unesc, mas poderá ser utilizada por qualquer pequeno e médio empresário. “O projeto mostra como a contabilidade pode atuar em benefício da comunidade e contribui para a formação dos nossos acadêmicos. A ideia é dar informações que contribuam com o desenvolvimento desses empreendimentos”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Dourival Giassi, e a coordenadora adjunta do curso, Milla Ferreira Guimarães, falaram sobre a importância da cartilha e do trabalho em extensão e pesquisa desenvolvidos pelo curso.

Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini, lembrou que a cartilha é uma obra lançada pelo Selo Saberes Acadêmicos da Editora Unesc e que a obra demonstra que é possível fazer extensão com qualidade. “Tenho certeza de que esse é só o primeiro de muitos livros que ainda virão do curso de Ciências Contábeis e dos demais da área de Ciências Sociais Aplicadas”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, finalizou a cerimônia de lançamento afirmando que iniciativas como a cartilha precisam ser valorizadas e aplaudidas. “Vocês já imaginaram quantas pessoas que não têm acesso a estas informações importantes para o gerenciamento dos negócios vão poder usufruir dessa cartilha? Essa ideia reforça o papel da Unesc na comunidade”.

A obra contou com a colaboração dos professores Kátia Sorato, Manoel Menegali, Realdo Oliveira da Silva, do egresso do curso Anderson Corrêa Benfattom e das acadêmicas Francyne Marques da Silva (sexta fase) e Idianete Paula Seque (nona fase).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense

Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense
Obra faz parte de um projeto do curso de Ciências Econômicas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Editora Unesc lança, nesta segunda-feira (15/5), o e-bookEnsaios sobre a Economia Sul Catarinense” volume 3, organizado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris. O livro digital será apresentado ao público, às 13h30, na sala 1 do Bloco O. Neste evento, a Editora Unesc conta com a parceria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).

O evento marca a retomada de um projeto do curso de Ciências Econômicas da Unesc, com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos sobre a economia da região, desenvolvidos por professores e alunos de diversas universidades de Santa Catarina.

A obra teve a colaboração de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado. Os capítulos foram organizados com o propósito de apresentar dados e informações sobre a economia da região Sul, com o objetivo de compartilhar pesquisas, fortalecer as redes de colaboração e, especialmente, contribuir para sensibilizar o público das organizações de pesquisa, instituições governamentais e privadas a temas relevantes da economia da região.

​O projeto prevê que a obra lançada em formato digital, também será disponibilizada em formato impresso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 20:14
Compartilhar Comente

Lançamento da Cartilha de Extensão Unesc

A Editora da Unesc realiza o lançamento da Cartilha de Extensão (UNESC) hoje às 17h, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do bloco P.

A cartilha foi elaborada e organizada por profissionais da instituição para demonstrar aos acadêmicos as práticas de Extensão realizadas pela universidade, por meio de projetos de ações comunitárias, culturais e de prestação de serviços desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPEX, com o apoio das unidades acadêmicas de Ciências, Engenharias e Tecnologia – UNACET, de Humanidades, Ciências e Educação – UNAHCE, de Ciência da Saúde – UNASAU e de Ciências Sociais Aplicadas - UNACSA. O material servirá como um guia para orientar os estudantes e pesquisadores sobre o que é extensão em uma universidade comunitária, como fazer o elo com a comunidade e de que forma os projetos podem ser realizados.

Organizadores: Luciane Bisognin Ceretta, Gisele Silveira Coelho Lopes, Reginaldo de Souza Viera, Ana Lúcia Cardoso, Mágada Tessmann Schwalm, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Miquele Lazarin Pádula, Sheila Martinhago Saleh
Ano de publicação: 2016
Valor: Gratuito

Por: Aline Demboski 09 de março de 2017 às 10:47
Compartilhar Comente

Revista de Extensão da Universidade seleciona artigos de alunos e professores

Revista de Extensão da Universidade seleciona artigos de alunos e professores
Publicação foi lançada em 2016 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Alunos, professores e profissionais que atuam em atividades comunitárias podem compartilhar suas experiências em uma publicação especial da Universidade. A Revista de Extensão da Unesc está com inscrições abertas para artigos que farão parte de sua próxima edição. Os interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 30 de setembro.

A Revista receberá artigos relacionados a atividades de extensão, no âmbito das diferentes Unidades Acadêmicas da Unesc, além de extensionistas e pesquisadores de outras universidades que desenvolvam estudos interdisciplinares relacionados aos diversos campos do conhecimento.

Serão selecionados prioritariamente trabalhos originais com contribuições em seu respectivo campo de estudo. As abordagens podem ser baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas.

A publicação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, com a parceria da Editora Unesc e das Unidades Acadêmicas.

Mais informações sobre as diretrizes para os autores

Dúvidas: revistaextensao@unesc.net

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2016 às 18:54
Compartilhar Comente