Editora

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Lançamento da Cartilha de Extensão Unesc

A Editora da Unesc realiza o lançamento da Cartilha de Extensão (UNESC) hoje às 17h, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do bloco P.

A cartilha foi elaborada e organizada por profissionais da instituição para demonstrar aos acadêmicos as práticas de Extensão realizadas pela universidade, por meio de projetos de ações comunitárias, culturais e de prestação de serviços desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – PROPEX, com o apoio das unidades acadêmicas de Ciências, Engenharias e Tecnologia – UNACET, de Humanidades, Ciências e Educação – UNAHCE, de Ciência da Saúde – UNASAU e de Ciências Sociais Aplicadas - UNACSA. O material servirá como um guia para orientar os estudantes e pesquisadores sobre o que é extensão em uma universidade comunitária, como fazer o elo com a comunidade e de que forma os projetos podem ser realizados.

Organizadores: Luciane Bisognin Ceretta, Gisele Silveira Coelho Lopes, Reginaldo de Souza Viera, Ana Lúcia Cardoso, Mágada Tessmann Schwalm, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Miquele Lazarin Pádula, Sheila Martinhago Saleh
Ano de publicação: 2016
Valor: Gratuito

Por: Aline Demboski 09 de março de 2017 às 10:47
Compartilhar Comente

Revista de Extensão da Universidade seleciona artigos de alunos e professores

Revista de Extensão da Universidade seleciona artigos de alunos e professores
Publicação foi lançada em 2016 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Alunos, professores e profissionais que atuam em atividades comunitárias podem compartilhar suas experiências em uma publicação especial da Universidade. A Revista de Extensão da Unesc está com inscrições abertas para artigos que farão parte de sua próxima edição. Os interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 30 de setembro.

A Revista receberá artigos relacionados a atividades de extensão, no âmbito das diferentes Unidades Acadêmicas da Unesc, além de extensionistas e pesquisadores de outras universidades que desenvolvam estudos interdisciplinares relacionados aos diversos campos do conhecimento.

Serão selecionados prioritariamente trabalhos originais com contribuições em seu respectivo campo de estudo. As abordagens podem ser baseadas em metodologias qualitativas e/ou quantitativas.

A publicação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, com a parceria da Editora Unesc e das Unidades Acadêmicas.

Mais informações sobre as diretrizes para os autores

Dúvidas: revistaextensao@unesc.net

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2016 às 18:54
Compartilhar Comente

Reitoria recebe livro de estudante angolano publicado pela Editora Unesc

Reitoria recebe livro de estudante angolano publicado pela Editora Unesc
Tomás Mambo Seda é formado em Psicologia pela Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O egresso do curso de Psicologia da Unesc, o angolano Tomás Mambo Seda, entregou para o reitor Gildo Volpato, na tarde desta terça-feira (29/9), um exemplar de “Um Pintor de Letras”, sua primeira obra publicada. O livro traz poesias escritas por Mambo Seda levando em consideração sentimentos próprios, histórias angolanas e observações do cotidiano, inclusive feitas dentro da Universidade.

“Um Pintor de Letras” é o primeiro livro de um estudante angolano lançado pela Editora Unesc. Mambo Seda continua os estudos na Instituição, fazendo pós-graduação e pretende concluir Mestrado, também na Unesc, antes de voltar para Angola.

O chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, e a supervisora da Editora Unesc, Graziella Ghisi, também participaram da visita.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de setembro de 2015 às 18:24
Compartilhar Comente

Rio Criciúma e poesia de Angola nos lançamentos da Editora Unesc

Rio Criciúma e poesia de Angola nos lançamentos da Editora Unesc
Livros serão apresentados ao público nesta quarta e quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Editora Unesc encerra a programação de setembro com o lançamento de dois livros esta semana. “Rio Criciúma: o Rio que a Cidade Escondeu”, da professora Rose Maria Adami, será apresentado ao público nesta quarta-feira (23/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Já “Um Pintor de Letras”, do psicólogo angolano Tomás Mambo Seda, será lançado nesta quinta-feira (24/9), às 15h30, no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Unesc.

Onde está o Rio Criciúma é uma das perguntas que a professora Rose Maria Adami faz em seu novo livro. Nele, ela relata como o Rio era utilizado pela população, fazia a alegria das crianças e podia ser visto cortando a cidade e faz um paralelo com a atual situação, resultado do processo de urbanização e ainda levanta o conflito sobre o uso do território.

“Um Pintor de Letras” é o primeiro livro de angolano que passou pela Universidade a ser lançado pela Editora Unesc. Formado em Psicologia, Tomás Mambo Seda nasceu na província de Cabinda, Angola, e em seu primeiro livro de poesia escreveu sobre sentimentos como medo e alegria.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2015 às 18:15
Compartilhar Comente