Editora

SCT: Unesc realiza mais uma edição do Lançamento Coletivo de Livros

SCT: Unesc realiza mais uma edição do Lançamento Coletivo de Livros
Foram apresentadas ao público três obras, oportunizando o trabalho de pesquisadores autores da Universidade (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A promoção do conhecimento é uma das premissas de atuação da Unesc, uma Universidade avaliada com nota Máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Dentro da Instituição, iniciativas e setores contribuem para que se cumpra com excelência este objetivo. Entre estes atores deste empenho coletivo está a EdiUnesc (Editora da Unesc), que na tarde desta sexta-feira (30/10) realizou mais um Lançamento Coletivo de Livros.

Proposto dentro da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia, que em 2020 está sendo virtual, três obras foram apresentadas ao público, com o objetivo de dar a visibilidade ao trabalho realizado por pesquisadores, organizadores e autores. “A EdiUnesc se aproxima dos 20 anos e tem passado por transformações, que possibilitaram atingir públicos que antes não eram vislumbrados. Este movimento é fruto de parcerias e colaborações, diante de um compromisso com a Universidade e com autores e pesquisadores empenhados na disseminação e construção de conhecimento”, evidenciou o editor chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam.

Ganharam visibilidade os trabalhos:

  • Mundos do Trabalho em Santa Catarina – obra organizada por João Henrique Zanelatto e Giovana Ilka Jacinto Salvaro e escrita por Ana Claudia Figueiredo, Antônio Luiz Miranda, Paulo Mandelli, Carlos Renato Carola, Gabriela Salibi, Gilvan Felipe Teixeira de França, Geovani Felipe, Giovan Mazuco, Isadora Farias Espindola, Luiz Figueiredo, Patrícia Mariano, Rafael Muller, Raquel de Souza Felício, Ricardo Lara, Tiago da Silva Soares e Thiago Coelho.
     
  • Migrar é um Direito Humano: dia de acolhimento para migrantes – obra organizada por João Henrique Zanelatto e Michele Cardoso. São professores supervisores Simone Silva, Tatiane Virtuoso e Varli Chagas. Também contribuíram os estudantes bolsistas Evelin Ramos, Maria Eduarda Pereira, Tatiana Teixeira, Elizandro Cardoso, Beatriz Casagrande, Bruna da Silva Limas, Humberto Lopes Neto, Isadora Rodrigues, Jessica Mendes, John Maciel, Laís Santana, Natanael Castanha, Nicolas Lima, Samira Rampinelli, Christina Trombim, Vilma Oliveira e Douglas Vaz.
  • Serviço de Atendimento em Família Acolhedora: a tempestade passa e a vida continua – obra dos autores Luis Claiton Medeiros Ehlers e Jacks Soratto.

​Além das obras lançadas nesta sexta-feira, o Lançamento Coletivo de Livros se repetiu outras vezes na programação da Semana de Ciência e Tecnologia, um evento realizado pela Unesc e tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi. 


Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN - Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de outubro de 2020 às 16:09
Compartilhar Comente

Lendu lança volume 2

Lendu lança volume 2
Mais imagens

Está disponível o volume 2, nº 1 da Revista Lendu - Linguagem, Ensino e Educação, esta edição é composta por artigos, ensaios e resenha. Acesse no link abaixo.

Lendu - volume 2 - nº 1

Por: Aline Demboski 18 de setembro de 2018 às 10:32
Compartilhar Comente

Criar Educação recebe a melhor nota entre os periódicos

Criar Educação recebe a melhor nota entre os periódicos
Mais imagens

A Revista Criar Educação, que iniciou suas edições em 2012 nos Periódicos da Unesc, teve sua melhor classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES com Qualis B1 para área de avaliação em “Ensino” e B3 para “Letras e Linguística”. Nas áreas de “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”, “Ciências Ambientais”, “Comunicação e Informação”, “Geografia”, “Interdisciplinar” e “Saúde Coletiva” conquistou nota B4. Já na avaliação de "Educação" e “Planejamento Urbano e Regional/Demografia” a revista está qualificada como B5. E para completar, recebeu classificação C em “Biodiversidade” e “História”, totalizando 12 áreas no ranking de periódicos Quadriênio 2013/2016.
http://periodicos.unesc.net/criaredu/index

Por: Aline Demboski 30 de junho de 2017 às 11:54
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia lança cartilha para professores da região

Museu de Zoologia lança cartilha para professores da região
Publicação foi lançada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores da região que abordam questões ambientais em suas aulas vão receber um material para colaborar com o desenvolvimento do trabalho. Nesta quinta-feira (25/5), o Museu de Zoologia da Unesc, lançou a cartilha “Vamos ao Museu!”. A publicação será distribuída gratuitamente e também estará disponível na forma de e-book no site. A cartilha foi produzida pela Editora Unesc e organizada pela coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com a colaboração da equipe do local.

Segundo Morgana, a cartilha foi elaborada para os professores que provocam a curiosidade em seus alunos e percebem a importância de buscar novas oportunidades de aprendizagem. “Desde os primeiros passos a ação educativa sempre se destacou no Museu de Zoologia, pois sua missão só se cumpriria plenamente se os projetos educativos construíssem importantes laços com as escolas. E hoje, a parceria firmada com a Secretaria de Educação e o lançamento da cartilha do Museu para professores vem consolidar nossa missão”, afirmou Morgana, lembrando que a publicação vai auxiliar o professor na preparação, organização e realização de sua visita ao Museu.

A obra foi apresentada aos professores de Ciências da rede municipal de Criciúma que participaram também de um curso de capacitação oferecido pelo Museu de Zoologia em parceria com a Secretaria de Educação.

O lançamento contou com a participação da assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, da secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca, das coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Ângela Colombo Boaroli e Adriana Brognoli. Representantes da Policia Militar Ambiental também estiveram presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 25 de maio de 2017 às 19:16
Compartilhar Comente

Nova Revista do Curso de Letras

O Curso de Letras lança na próxima semana a Revista LENDU: Linguagem, Ensino e Educação, que já compoe o Portal de Periódicos da Unesc, tendo sua primeira edição publicada no início deste mês.

A criação da Revista acadêmica surge com o intuito de estimular a escrita acadêmico-científica e a divulgação de textos que versem sobre linguagem, ensino e educação, entendendo a literatura como expressão artística que se constitui como direito humano. As publicações trarão uma seção especificamente voltada para a divulgação de produções literárias, dando vazão a estes textos de cunho artístico que por vezes não encontram lugar na academia.

Com periodicidade semestral, a segunda edição já está sendo preparada. Os acadêmicos que quiser publicar seus trabalhos podem acessar periodicos.unesc.net, realizar o cadastro na revista e submeter seu artigo.

Por: Aline Demboski 17 de março de 2017 às 09:25
Compartilhar Comente