Editora

Lembranças no papel: “Lascas do Tempo” chega ao público pela Editora Unesc

Lembranças no papel: “Lascas do Tempo” chega ao público pela Editora Unesc
Livro traz poesias escritas por Antônio Topanotti (Foto: Divulgação) Mais imagens

As lembranças e os sentimentos de Antônio Topanotti foram imortalizados nas páginas de um livro. A obra “Lascas do Tempo” traz poesias do autor e vai ser lançado na Galeria Cultural da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) no dia 3 de outubro, a partir das 19h30.

O livro foi escrito a partir de suas vivências, seus valores e seus sentidos e busca uma reflexão sobre a vida. Os exemplares vão ser lançados em conjunto com a Editora Unesc e serão vendidos no local. Após a apresentação, vai ocorrer uma sessão de autógrafos.

O autor

Topanotti nasceu em Criciúma, no ano de 1952, e, desde a sua infância sonhava em publicar um livro que pudesse levar ao leitor um momento de autoconhecimento e sensibilidade. Ele atuou em grande parte de sua vida como gestor industrial e se formou como técnico em contabilidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 29 de setembro de 2017 às 14:46
Compartilhar Comente

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região
Obra foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis e Editora Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma publicação da Unesc vai ajudar pequenos e médios empreendedores a gerenciarem seus negócios. Trata-se da Cartilha Custo Social, elaborada por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que participam do projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas”. O material será disponibilizado de maneira online e poderá ser acessado gratuitamente. O lançamento da cartilha ocorreu nesta sexta-feira (22/9), no Dia do Contador.

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Andréia Cittadin, a cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da Unesc, mas poderá ser utilizada por qualquer pequeno e médio empresário. “O projeto mostra como a contabilidade pode atuar em benefício da comunidade e contribui para a formação dos nossos acadêmicos. A ideia é dar informações que contribuam com o desenvolvimento desses empreendimentos”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Dourival Giassi, e a coordenadora adjunta do curso, Milla Ferreira Guimarães, falaram sobre a importância da cartilha e do trabalho em extensão e pesquisa desenvolvidos pelo curso.

Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini, lembrou que a cartilha é uma obra lançada pelo Selo Saberes Acadêmicos da Editora Unesc e que a obra demonstra que é possível fazer extensão com qualidade. “Tenho certeza de que esse é só o primeiro de muitos livros que ainda virão do curso de Ciências Contábeis e dos demais da área de Ciências Sociais Aplicadas”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, finalizou a cerimônia de lançamento afirmando que iniciativas como a cartilha precisam ser valorizadas e aplaudidas. “Vocês já imaginaram quantas pessoas que não têm acesso a estas informações importantes para o gerenciamento dos negócios vão poder usufruir dessa cartilha? Essa ideia reforça o papel da Unesc na comunidade”.

A obra contou com a colaboração dos professores Kátia Sorato, Manoel Menegali, Realdo Oliveira da Silva, do egresso do curso Anderson Corrêa Benfattom e das acadêmicas Francyne Marques da Silva (sexta fase) e Idianete Paula Seque (nona fase).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe

Unesc participa de Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe
Universidade é representada por docentes e funcionários (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade participa até esta terça-feira (19/9), do 6º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe – Fiepe, que ocorre no campus da Furb, em Blumenau. O evento receberá as instituições vinculadas ao Sistema Acafe como forma de integrar estudantes e docentes destas instituições. O Fórum trará palestras com renomados professores brasileiros, além de apresentações orais e de painéis de resultados de projetos de pesquisa e extensão e de atividades de ensino.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, participará da abertura oficial do evento nesta segunda-feira (18/9). A Universidade também está sendo representada por docentes e funcionários, além da Editora Unesc, que expõe seu trabalho em um espaço destinado às editoras das instituições do Sistema Acafe.

O Fórum tem como objetivos: incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão; socializar a produção científica da pesquisa e da extensão das IES participantes; socializar experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos; estimular o desenvolvimento da cultura de pesquisa e extensão e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas no processo ensino aprendizagem.

A Unesc participa com a apresentação de 12 trabalhos, três de cada UNA (Unidade Acadêmica):

CET - 1 Oral (Inovação), 1 Pôster (Inovação), 1 Pôster (Pesquisa)
CSA - 1 Oral (Extensão), 1 Pôster (Extensão), 1 Pôster (Ensino)
HCE - 1 Oral (Ensino), 1 Pôster (Pesquisa), 1 Pôster (Inovação)
SAU - 1 Oral (Pesquisa), 1 Pôster (Ensino), 1 Pôster (Extensão)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2017 às 15:46
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Planejamento e Gestão Territorial é tema de e-book lançado hoje

Na manhã de hoje (14/09) foi realizado o lançamento do e-book "Planejamento e Gestão Territorial: Gestão integrada do território", durante o VII Seminãrio de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial. A obra é composta por 23 capítulos organizados pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Por: Aline Demboski 14 de setembro de 2017 às 13:35
Compartilhar Comente