Editora

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc

3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerra na Unesc
Evento com três dias de duração encerrou nesta quinta-feira (23/5) (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

O último dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos encerrou com lançamento de livros, roda de conversa e uma atividade cultural. Os eventos ocorreram no Auditório Edson Rodrigues, nesta quinta-feira (23/5), e entre os livros lançados estiveram os títulos Pelos Caminhos de Portugal e Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, ambos de professoras da Universidade.

Conforme o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira, as parcerias com os programas têm gerado bons frutos. “A editora vem numa crescente cooperação junto aos Mestrados e estamos muito felizes com isso”, comentou. “A socialização do conhecimento produzido no nosso programa com a editora é muito importante, pois assim difundimos esses aprendizados”, afirmou o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola.

O evento ainda contou com uma mesa-redonda com o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral. Por fim, o Seminário contou com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

A assessora pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Daniela Arns, também participou do evento,  organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc.

Da saudade a experiências compartilhadas


A ideia do ebook Pelos Caminhos de Portugal, que conta com a organização de Giani Rabelo, nasceu em 2018 em um grupo do WhatsApp formado por doutorandos e pós-doutorandos de Portugal. Seus membros, junto com Giani, começaram a compartilhar entre si os estranhamentos do povo português, bem como seus verbetes, palavras e culturas diferentes do Brasil. A partir dos relatos de diversos membros do grupo, nasceu a ideia de compilar as vivências dos meses em Portugal e eternizá-las em um livro.

De acordo com Giani, professora do PPGE, durante seus oito meses em Portugal realizando seu pós-doutorado, a saudade do país natal e a necessidade de conversar com as pessoas da sua terra aumentaram. “Com o grupo, nós pudemos compartilhar entre si as nossas experiências vivendo lá”, comentou. “É emocionante o quanto podemos falar e ouvir as nossas experiências acadêmicas e pessoais, pois também é uma forma de dividir a saudade”, completou.

Além de Giani, o ebook conta com a organização de Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves, além da colaboração de 15 pessoas, que dividem relatos das experiências, um poema e os verbetes.

Acessibilidade no ensino superior


O segundo livro lançado nesta quinta-feira foi Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora e coordenador do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Zélia Medeiros Silveira, conta com orientações, explicações e dicas aos coordenadores e professores da Unesc sobre o contato e a aprendizagem de alunos com deficiências.

O SAMA é setor da Universidade especializado na atenção e apoio nas condições plenas de acessibilidade dos acadêmicos. Ele é o mediador entre os cursos, estudantes e as famílias, para atender as necessidades específicas dos estudantes, além de orientar os professores e coordenadores.

Segundo Zélia, a discussão da acessibilidade no ensino superior está cada vez mais presente no cotidiano das Universidades. “Nosso sonho é discutir com os professores como concretizar a inclusão dessas pessoas no meio universitário”, explica. “Ele é um resultado de um estudo realizado pelo SAMA, com orientações e práticas específicas para a comunidade acadêmica”, completa.

O livro é gratuito e será disponibilizado para todos os professores da Universidade. Aos interessados na compra, o livro está disponível na Editora Unesc e no SAMA.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 23 de maio de 2019 às 16:53
Compartilhar Comente

Lançamento do e-book "Pelos caminhos de Portugal"

Lançamento do e-book
Mais imagens

“Pelos Caminhos de Portugal” relata as experiências vividas pelos autores fora do Brasil no tempo em que desenvolveram sua formação acadêmica. Em meio às atividades acadêmicas e diante das muitas possibilidades de conhecer novos lugares o grupo de estudantes decidiu registrar suas memórias recentes, transforamando-as em e-book. Trata-se de um convite aos leitores que têm em seus horizontes o desejo de realizar uma viagem de estudos.

O lançamento fará parte d programação do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc, e ocorre hoje, a partir das 13h30, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do bloco P.

Por: Aline Demboski 23 de maio de 2019 às 11:01
Compartilhar Comente

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc

Lançamento de livro reforça movimento de internacionalização na Unesc
Publicação lançada nesta quarta-feira (22/5) foi produzida em parceria entre profissionais da Unesc e da Universidade de Santiago de Compostela (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O segundo dia do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, evento do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, contou com o lançamento oficial do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”. Organizado em parceria entre os professores Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o livro representa mais um passo no trabalho em prol da internacionalização da Universidade.

A publicação, concretizada por meio do Protocolo de Cooperação Internacional entre as Universidades, conta com dez capítulos de 22 docentes pesquisadores, 11 brasileiros, 9 espanhóis e duas argentinas. O conteúdo é dividido em três temáticas principais: “Fundamentos teóricos epistemológicos e metodológicos atinentes a processos educativos; Educação, Identidade e Interculturalidade; e Formação, gestão e avaliação de/em processos educacionais.

De acordo com Miguel Anxo Santos Rego, o momento é especial para agradecer o colega Antônio pelo convite e incentivo para publicarem o livro e pela forma calorosa como o Brasil e a Unesc o recebem mais uma vez. “Além disso, agradeço a todos que prestigiaram o lançamento. Ter uma sala praticamente cheia para o lançamento de um livro não é algo muito comum nos nossos países da Europa. Fico muito feliz em ver como aqui existem eventos desse tipo que reúnem estudantes, colegas, pessoas e até mesmo aqueles de fora da Universidade. Isso é muito gratificante”, salientou.

Para Antônio Serafim Pereira, o livro é fruto de partilha e solidariedade interna que fez com que o grupo se tornasse maior. “Essa publicação nos fez evoluir de forma individual e coletiva. Nós precisamos fazer com que obras dessa natureza sejam colocadas em prática em mais oportunidades. É um exercício que não podemos perder de vista”, destacou também.

Conforme o coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola, esta data marca a consolidação da política de internacionalização, elencada como uma das prioridades do Programa e da Universidade. “Além disso, nosso objetivo também é conquistar a Espanha. Desta vez com outras armas. Por meio da lógica do diálogo, por livros, por partilhar ideias comuns e, por meio destas nossas interações, contribuir para construir um mundo melhor, com mais paz, respeito, democracia e solidariedade”, acrescentou de forma descontraída.

O Seminário conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação”; e “Linguagem e Memória”, e segue até esta quinta-feira (23/5).

Confira o nome dos docentes que colaboraram com a publicação:

Agustín Godás Otero

Alex Sander da Silva

Alexandre Sotelino Losada

André Cechinel

Angela Cristina Di Palma Back

Antonio Serafim Pereira

Carlos Renato Carola

Christian Muleka Mwewa

Francisco Xabier Cernadas Ríos

Gabriela Dolores Míguez Salina

Gladir da Silva Cabral

Graziela Fátima Giacomazzo

Janine Moreira

José Eugenio Rodríguez Fernández

Julia María Crespo Comesaña

Leticia López-Castro

Lidia Marta Fernández

María Alicia Villagra

Miguel Anxo Santos Rego

Paula Outón Oviedo

Rafael Rodrigo Mueller

Ricardo Luiz de Bittencourt

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de maio de 2019 às 18:16
Compartilhar Comente

Lançamento do livro "Educação: partilhando e ampliando audiências, resistências e repertórios"

Lançamento do livro
Mais imagens

E EdiUnesc e o PPGE convidam para o lançamento da obra organizada pelos professores doutores Antônio Serafim Pereira e Miguel Anxo Santos Rego. Este livro emerge do movimento/desejo de seus autores de partilhar e ampliar entre si audiências, resistências e repertórios nos contextos em que estão inseridos – locais, nacionais e internacionais – no âmbito da educação, condizentes com teorias, processos, políticas, práticas docentes e investigativas, entre outras questões relevantes na área. Primordialmente, provém da disposição para romper fronteiras pessoais e coletivas imediatas consoantes aos aspectos mencionados ou a outros que poderão ser entrevistos por seus leitores. Afinal, fronteiras existem para serem ameaçadas/questionadas e, por conseguinte, oferecer-nos possibilidades de espaços diversos em que se possa praticar, fundamentalmente, o pensamento alternativo, intercultural, decolonial e, portanto, emancipatório.

Por: Aline Demboski 22 de maio de 2019 às 10:01
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança três livros nesta terça-feira

A EdiUnesc e o Programa de Pós-Graduação em Educação convidam para os lançamentos que ocorrerão amanhã (21/05), a partir das 13h30, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do bloco P.

O livro "Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo", é de autoria do professor doutor, Alex Sander da Silva, que é uma adaptação da sua tese de doutorado, que aborda o encontro entre educação e filosofia, a fim de demonstrar que a filosofia está ao alcance de todos, estando bem próximos aos nossos interesses cotidianos, sendo muito mais familiar do que pensamos. E quando falamos da relação entre filosofia e educação isso não é diferente.  Este livro quer buscar um elo produtivo dos desafios diários como educadores e da experiência formativa nesse encontro entre educação e filosofia. E podemos iniciar este encontro a partir de uma pergunta fundamenta: o que é educação? Esta é uma pergunta que resiste a respostas uniformes, unívocas e predeterminadas. Mesmo assim, pensar sobre a educação ainda nos mobiliza a reflexão sobre o sentido do “educar” no mundo contemporâneo.     

Alex Sander também é organizador do livro "Educação, estética e experiência: entre saberes e práticas na contemporaneidade", juntamente com Luzia Batista de Oliveira Silva. A obra trata-se de uma coletânea, que é resultado de diálogo no âmbito da educação superior e do Ensino Fundamental e Médio, da fomentação de ideias, observações, debates, discursos e diálogos e da participação dos pesquisadores em Congressos Nacionais e Internacionais. Por isso, conta com uma vasta produção e criação crítico-reflexiva de docentes e discentes em diversos programas de educação no Brasil, com a participação de doze pesquisadores em nove capítulos.     

Já o livro "Formação humana na sociedade do espetáculo" é organizado pelos professores doutores André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, que reuniram um conjunto de textos capazes de questionar aspectos fundamentais do funcionamento do nosso mundo educacional e de arrancar cada leitor da sua zona de conforto.

Guy Debord foi um homem extraordinário com um profundo respeito pela vida ordinária. A releitura de sua obra produz estupefação: como foi possível a um homem mergulhado no seu tempo ver com tanta clareza as estruturas do sistema e as suas contradições? O que revela profundamente Debord? Que a “sociedade não canta os homens e suas armas, mas as mercadorias e suas paixões”. Este livro desvela engrenagens. A sala de aula não pode se transformar numa mercadoria regida pela lógica do espetáculo para o qual não existe aluno, mas cliente ou consumidor.

Contestar o espetáculo em 2018 não significa necessariamente negar o prazer da cultura de massa. Implica, porém, uma visão de mundo que não se conforme com a falsa unificação das consciências. Este livro coeso certamente ajudará a compreender os desdobramentos do espetacular no último meio século. Debord vive. E nós? Vivemos diretamente ou sucumbimos ao simulacro da representação?       

Por: Aline Demboski 20 de maio de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente