Editora

Museu de Zoologia lança cartilha para professores da região

Museu de Zoologia lança cartilha para professores da região
Publicação foi lançada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores da região que abordam questões ambientais em suas aulas vão receber um material para colaborar com o desenvolvimento do trabalho. Nesta quinta-feira (25/5), o Museu de Zoologia da Unesc, lançou a cartilha “Vamos ao Museu!”. A publicação será distribuída gratuitamente e também estará disponível na forma de e-book no site. A cartilha foi produzida pela Editora Unesc e organizada pela coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com a colaboração da equipe do local.

Segundo Morgana, a cartilha foi elaborada para os professores que provocam a curiosidade em seus alunos e percebem a importância de buscar novas oportunidades de aprendizagem. “Desde os primeiros passos a ação educativa sempre se destacou no Museu de Zoologia, pois sua missão só se cumpriria plenamente se os projetos educativos construíssem importantes laços com as escolas. E hoje, a parceria firmada com a Secretaria de Educação e o lançamento da cartilha do Museu para professores vem consolidar nossa missão”, afirmou Morgana, lembrando que a publicação vai auxiliar o professor na preparação, organização e realização de sua visita ao Museu.

A obra foi apresentada aos professores de Ciências da rede municipal de Criciúma que participaram também de um curso de capacitação oferecido pelo Museu de Zoologia em parceria com a Secretaria de Educação.

O lançamento contou com a participação da assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, da secretária de Educação de Criciúma, Roseli de Lucca, das coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Ângela Colombo Boaroli e Adriana Brognoli. Representantes da Policia Militar Ambiental também estiveram presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 25 de maio de 2017 às 19:16
Compartilhar Comente

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar

Reitor da Unesc lança segunda edição de livro sobre jogos no contexto escolar e familiar
Lançamento ocorreu durante Seminário de Educação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor da Unesc, professor doutor Gildo Volpato, lançou na tarde desta quarta-feira (24/5) a segunda edição do livro “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”. A obra foi lançada em 2002 pela Cidade Futura e, em 2017, é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa sobre jogos, brincadeiras e brinquedos das crianças, além de uma reflexão sobre a importância atribuída a essas atividades tanto no ambiente escolar quanto familiar, no contexto atual. Segundo o autor, é um livro indicado para professores de Educação Infantil, séries iniciais e Educação Física, psicólogos e pais interessados em compreender, incentivar e mediar o processo de desenvolvimento das capacidades psicológicas superiores, culturais e motoras das crianças.

O livro nasceu a partir da dissertação de Mestrado em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, apresentada em 1999 – Volpato também é doutor em Educação. O livro apresenta alguns indicadores que apontam a possibilidade de a escola vir a ser um lugar mais prazeroso onde o jogo e a brincadeira possam ser elementos mediadores de aprendizagens significativas. “Os jogos e as brincadeiras caracterizam um tempo, uma cultura, uma realidade socioeconômica. São importantes no contexto da aprendizagem tanto na escola quanto na família”, afirmou.

Segundo Volpato, desde o seu lançamento, “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar” têm sido utilizado em programas de formação de professores.

O evento fez parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado nesta segunda, terça e quarta-feira (22, 23 e 24 de maio) pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), no qual Volpato atua como professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos

Seminário traz debates sobre Educação, Arte e Direitos Humanos
Abertura do evento teve a participação do professor Renato Franco (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Educação, Arte e Direitos Humanos” estão em destaque esta semana na Universidade. O tema vai permear, até quarta-feira (24/5), palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos durante o 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira (22/5), com o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) Renato Bueno Franco, que abordou o tema “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”.

Em sua fala, Franco tratou do Brasil de 1964 a 1985, durante a Ditadura Militar, que segundo ele, foi o momento em que o modelo de Educação que se tem no país foi criado. Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra teve a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva.

A abertura do Seminário contou com a presença da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, que chamou a atenção para a necessidade de debater o tema, especialmente no momento vivido pelo país e para os desafios frente a esta realidade. O coordenador do PPGE, Renato Carola, comentou que também é de responsabilidade dos professores trabalhar pela democracia e Direitos Humanos, que no país, não vem sendo observados há muito tempo. A representante dos alunos do PPGE Geiziane Verdizeri lembrou da importância da participação dos alunos, professores, profissionais e pesquisadores da Educação no evento.

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Antes da abertura do Seminário, ocorreu o lançamento de duas obras: “Lorenzo Milani – A Escola Barbiana e a Luta por Justiça Social”, pela Editora Unesc, e “Surpreender-se”, pela Editora Scortecci. O primeiro livro marcou o início dos trabalhos da EdiUnesc na tradução de publicações. Trazido para a Língua Portuguesa o original em Inglês “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, pelos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

O livro foi apresentado no evento por Mueller. A obra conta a saga de um homem, filho de mãe judia, que se tornou um sacerdote católico, e dedicou a vida em defesa dos pobres e oprimidos. Dom Lorenzo Milani foi viver na zona rural italiana após a Segunda Guerra Mundial e, em meio às montanhas da Toscana, se deparou com baixos níveis de educação e dedicou-se à Escola Popular. Mais tarde, quando foi transferido, criou a Escola Barbiana, uma escola-modelo de educação humanista, em que cada estudante era responsável pelo próprio aprendizado, sem ser inibido por questões como a avaliação do conhecimento.

Houve ainda o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor da Unesc Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento. O público presente pode ainda conferir os desenhos feitos pelos alunos do Colégio Unesc a partir das poesias do livro de Pereira.

Confirma a programação do Seminário

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de maio de 2017 às 19:11
Compartilhar Comente

Dia Mundial da Comunicação Social

Por: Aline Demboski 23 de maio de 2017 às 09:14
Compartilhar Comente

Livros da EdUfscar com 20% de desconto

Em tempos de crise, nada melhor do que receber descontos, não é? Pensando em seus clientes, a EdiUnesc tem negociado com seus parceiros a fim de oferecer um atrativo: preços baixos. Assim, editoras universitárias que têm parceria conosco nos permitiram vender seus livros com desterminado percentual de desconto.

Agora chegou a vez da Editora da Universidade Federal de São Carlos - EdUfscar, que oferece 20% de desconto em todos os seus livros durante todo o mês de Maio.

Por: Aline Demboski 19 de maio de 2017 às 18:29
Compartilhar Comente