Editora

Leve se quiser

Leve se quiser
Mais imagens

Inicia hoje a campanha de incentivo à leitura idealizada pela EdiUnesc e a Biblioteca Eurico Back, em parceria com o Curso de Letras.

Em setembro realizamos a campanha "Desapega Literário" para arrecadação dos livros que estão sendo doados na campanha "Leve se quiser", que deve acontecer até sexta-feira, durante a Semana de Ciência e Tecnologia.

Os livros estão suspensos por bastantes em frente a entrada da Biblioteca, no hall da Reitoria. Você poderá levar o livro que quiser, mas também poderá trazer a sua doação para a campanha. Participe!

Por: Aline Demboski 22 de outubro de 2018 às 17:29
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais

EdiUnesc lança livro Formar Novos Rurais
Obra aborda a formação do jovem no campo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A EdiUnesc lançou oficialmente o livro didático "Formar Novos Rurais". O evento ocorreu nesta quarta-feira (10/10) e contou com a participação de professores, alunos e representantes da Feira da Economia Solidária, que ocorre todas as quartas-feiras na Unesc. A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios.

A obra, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti é o resultado da transformação do conhecimento do projeto em um livro didático.

De acordo com Schmidt, o projeto tem o objetivo de entender os jovens no meio rural. “Formar jovens para que eles possam transformar vidas, as localidades onde vivem e o suas famílias dentro da agricultura familiar”, comenta. Já para Turnes, a obra traz novas formas e relações do jovem no meio rural. “Empoderar, dar capacidade de criar atratividades no meio rural para que os jovens encontrem lá condições de estudos, lazer, trabalho e renda”, acrescenta.

Segundo o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, o livro é uma parceria importante e tem forte influência da agricultura familiar. “Minha grande frustação era que apesar de ter diversas parcerias com órgãos relacionados ao tema, tínhamos poucas publicações sobre a agricultura familiar. Além disso, essas parcerias dos autores, do Instituto e da Universidade dá possibilidades de conversar com os agricultores”, comenta.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como esta são muito valorosas. “A obra trabalha muito com a extensão e a Universidade também, então ela vai contribuir muito para mudanças e que ele tenha a possibilidade de mudar cenários”, respalda.

Novos Rurais

A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos produtos no país, e a evasão dos jovens do meio rural tem se intensificado ao longo dos anos. O projeto Novos Rurais tem o objetivo de formar jovens de localidades rurais, com ferramentas e instrumentos capazes de dar subsídios para que eles possam desenvolver o meio onde vivem.

O projeto foi criado em 2012 e é realizado em parcerias com escolas do campo do 3º ano do Ensino Médio. De acordo com a especialista de comunicação do Instituto Souza Cruz, Andrea Guedes Costa, o campo está envelhecendo e ficando sem jovens, e o programa busca a permanência do jovem no campo.

“Temos o objetivo de entender o que é a agricultura familiar e o que esse jovem pode fazer nela. Que eles possam enxergar o campo rural com outros olhos, que possam fazer a diferença, empreendendo no meio rural”, comenta Andrea.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 11 de outubro de 2018 às 16:44
Compartilhar Comente

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo

EdiUnesc lança livro de passo a passo para empreender no campo
Metodologia do Instituto Souza Cruz vira livro didático que será lançado nesta quarta-feira (10/10) na Unesc (Foto: Miguel Sá/Acervo Instituto Souza Cruz) Mais imagens

A EdiUnesc lançará oficialmente nesta quarta-feira (10/10) o livro didático "Formar Novos Rurais". A publicação é de responsabilidade do Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais, ação que tem o objetivo de transformar jovens do campo em empreendedores e acelerar os seus novos negócios. O livro, de autoria dos professores universitários Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaise Costa Guzzatti, grandes referências no assunto, será lançado a partir de uma demanda por um maior alcance do conteúdo ministrado pelos professores, que transformaram o conhecimento do projeto em um livro didático. Para a viabilização do projeto, o Instituto contou com a parceria da EdiUnesc, que realizará o lançamento oficial a partir das 19h, no hall da reitoria da Universidade, recebendo os autores, representantes do Instituto, além da comunidade acadêmica.

Para o editor-chefe da EdiUnesc, professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, esta é uma parceria importante e, tem seu valor reforçado devido a região ter forte influência da agricultura familiar. “Nós tínhamos poucas publicações sobre esse tema e agora estamos com esse projeto que terá projeção nacional, visto que o Instituto realiza um forte trabalho de formação para o trabalho no campo em todo o país. O livro publicado aqui levará esse conteúdo qualificado e o nome da Instituição”, destaca.

A obra, revista e atualizada, traz instrumentos e ferramentas fundamentais para qualquer jovem que tenha o desejo de empreender no campo. "Este livro visa ampliar a formação do jovem e da jovem rural, na perspectiva de provocar nele e nela um novo olhar sobre os municípios e territórios rurais onde vivem e de motivá-lo/la a construir instrumentos que permitam planejar bem um empreendimento econômico que seja viável, que tenha sintonia com a identidade do território do entorno, que possua caráter educativo e que possa ser reproduzido em escala maior", destacam os autores na apresentação.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de outubro de 2018 às 16:19
Compartilhar Comente

EdiUnesc e Instituto Souza Cruz lançam obra em parceria

EdiUnesc e Instituto Souza Cruz lançam obra em parceria
Mais imagens

A obra intitulada "Formar Novos Rurais" será lançada no dia 10 de outubro, às 19h, no Hall da Reitoria da Unesc. O projeto dos autores Valério Alécio Turnes, Wilson Schmidt e Thaís Costa Guzzatti é uma parceria da EdiUnesc com o Instituto Souza Cruz e terá seus exemplares nos formatos impresso e e-book.

A elaboração do livro se deu a partir do Programa Novos Rurais, que surgiu com a proposta de preparar os(as) jovens para estabelecerem um novo olhar em relação ao ambiente rural, motivando-os(as) a tornarem-se capazes de ser empreendedores. A proposta avançou e é significativo o número de jovens que desenvolvem ações integradas com orientadores, tornando-se exemplos a serem observados, analisados e apresentados à sociedade como uma nova faceta da juventude rural.

A obra se subdivide em quatro importantes módulos, no primeiro módulo são abordadas informações fundamentais sobre as mudanças que ocorreram no meio rural ao longo das últimas duas décadas, tais como a multifuncionalidade e a pluriatividade. No segundo são comentadas as oportunidades e horizontes que podem surgir para os(as) jovens. No terceiro módulo é tratado sobre algumas fontes potenciais para se conseguir dinheiro para o empreendimento. E o último módulo aborda aspectos relacionados às possibilidades e ao planejamento de uma proposta empreendedora agrícola e não agrícola.

 

Por: Aline Demboski 01 de outubro de 2018 às 08:00
Compartilhar Comente