Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

Palestra na X SCT: “Você sabe o que é extensão?”

Como atividade formativa do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Amélia Stefani Machado, participou da palestra realizada no dia 25/10 com o tema “Você sabe o que é extensão?” na X Semana de Ciências e Tecnologia da UNESC. A palestra teve como objetivo colocar os presentes a par do que que é um projeto de extensão e qual a sua ligação/função com a comunidade. Com dinâmicas foi possível captar o conhecimento que cada um tinha sobre extensão, nivelando e ressaltando pontos importantes dessa ligação. Como todos os participantes da palestra eram bolsistas de extensão, foi realizada uma roda de conversa onde todos falaram um pouco sobre cada projeto.

08 de novembro de 2019 às 10:23
Compartilhar Comente

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)
Mais imagens

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) convidam para o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, a ser realizado nos dias  9, 10 e 11 de maio de 2017, na Sala 1 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C), em Brasília – DF. Clique aqui para acessar a localização.

Os Encontros Formativos Nacionais de Educação Ambiental e para Gestão das Águas, instituídos por iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH),  constituem estratégia dialógica e formativa de fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH para o próximo quadriênio. Este próximo Encontro em Brasília-DF será o quinto de uma série iniciada em 2009, em Salvador-BA, em 2011, em Bento Gonçalves-RS, em 2013 em Ouro Preto/MG e que teve continuidade em 2015 em São Pedro/SP.

A metodologia do V Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões e reflexões que venham a contribuir com o Processo Cidadão, como um evento preparatório, no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado em Brasília/DF em março de 2018.

Considerando a importância estratégica dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão de águas no país, o programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos e que as demandas estaduais apresentadas ao Programa PROGESTÃO e PROCOMITÊS apontam a Capacitação e Comunicação como prioridades, vimos convida-lo a participar do V Encontro formativo.

O público alvo do encontro é formado por presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH; gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países e atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água por lideranças juvenis interessadas em participar da gestão das águas no Brasil; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais e  pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

Confira a programação em anexo.

O evento possui vagas limitadas. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. Clique aqui para se inscrever até o dia 23 de abril de 2017.

Por: Claiton Alves 30 de março de 2017 às 08:18
Compartilhar Comente