Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

Fechamento da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água

O curso de Geografia da Unesc, encerrou as atividades da Semana em alusão ao Dia Mundial da Água, na sexta-feira (23/03) com palestras nas escolas da região e uma performance organizada pelo curso de Teatro da Unesc, coordenado pela Professora Katiusia de Oliveira e orientado pelos Professores Luiz Gustavo Bieberbach Engroff e Eduardo Osório.  Os acadêmicos além de participarem de todo o percurso da caminhada que aconteceu no dia 22/03, realizaram o fechamento da semana.  A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, comentou que o curso buscou junto ao seu NDE (Núcleo Docente Estruturante), trabalhar com o Mapa do Possível, entregue na Formação Continuada  de Professores. Essa semana, foi o resultado de uma das ações deste Mapa.  Quanto as parcerias, agradecemos a Casan Sul/Serra, a Feira da Economia Solidária, Epagri, Cooperativa Nosso Fruto, Aldo Hortifruto, Ipat- (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas),  Ânima- Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana e ao curso de Teatro que manifestou através da arte, o reflexo do ser humano na sociedade contemporânea.   A coordenadora comenta ainda, que a Filosofia tentou definir a arte como intuição, expressão, projeção...Aristóteles definiu arte, como uma imitação da realidade. E foi através da Arte que a Geografia se inspirou para buscar essa parceria com o curso de Teatro, trazendo essa reflexão por intermédio de movimentos, sentimentos, ações, expressões sobre o que nós seres pensantes, estamos fazendo com a natureza, com a água, recurso esse, garantido por lei e que é um bem da humanidade

Por: Ricardo Michels 05 de abril de 2018 às 21:21
Compartilhar Comente

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)
Mais imagens

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) convidam para o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, a ser realizado nos dias  9, 10 e 11 de maio de 2017, na Sala 1 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C), em Brasília – DF. Clique aqui para acessar a localização.

Os Encontros Formativos Nacionais de Educação Ambiental e para Gestão das Águas, instituídos por iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH),  constituem estratégia dialógica e formativa de fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH para o próximo quadriênio. Este próximo Encontro em Brasília-DF será o quinto de uma série iniciada em 2009, em Salvador-BA, em 2011, em Bento Gonçalves-RS, em 2013 em Ouro Preto/MG e que teve continuidade em 2015 em São Pedro/SP.

A metodologia do V Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões e reflexões que venham a contribuir com o Processo Cidadão, como um evento preparatório, no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado em Brasília/DF em março de 2018.

Considerando a importância estratégica dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão de águas no país, o programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos e que as demandas estaduais apresentadas ao Programa PROGESTÃO e PROCOMITÊS apontam a Capacitação e Comunicação como prioridades, vimos convida-lo a participar do V Encontro formativo.

O público alvo do encontro é formado por presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH; gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países e atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água por lideranças juvenis interessadas em participar da gestão das águas no Brasil; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais e  pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

Confira a programação em anexo.

O evento possui vagas limitadas. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. Clique aqui para se inscrever até o dia 23 de abril de 2017.

Por: Claiton Alves 30 de março de 2017 às 08:18
Compartilhar Comente

AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Mais imagens


AÇÕES DO COMITÊ ARARANGUÁ NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
22 de Março de 2017

A água: o recurso e a sua gestão.

Distribuição de folders e cartilhas, exposição de banners e apresentações no Hall em frente à Reitoria da UNESC.

Horário: das 8h às 12h

Parceria com: EPAGRI, FAMA, SAMAE e LabGeoRH (vinculado ao Curso de Geografia da UNESC)

Por: Claiton Alves 21 de março de 2017 às 10:31
Compartilhar Comente

24 de novembro dia do rio

24 de novembro dia do rio
Mais imagens

No dia 24 de novembro foi comemorado o dia do rio, dia este em que refletimos a qualidade de nossos recursos hídricos e a importância de preservamos para o amanha.

O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, quando o assunto são seus rios.
Possui 12% de toda a água dos rios do planeta, que são aproveitadas para agricultura, pecuária, usos industriais, abastecimento público, geração de energia, lazer...
O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, com 6937 km, chegando a 50 km de largura.
As bacias hidrográficas dos rios Amazonas, São Francisco e Paraná cobrem cerca de 72% do território nacional. 

Por isso proteger os rios e a qualidade de nossas águas é um dever de todos nós!

 

Foto: Tadeu Santos, 2012.

Por: Ricardo Michels 25 de novembro de 2016 às 09:18
Compartilhar Comente

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba

Mobilização para integração dos afluentes catarinenses do rio Mampituba
Mais imagens

Com objetivo de chamar atenção para a importância da integração dos afluentes do Rio Mampituba em Santa Catarina ao Comitê do Rio Araranguá, uma reunião será realizada no próximo dia 27 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Instituto Federal Catarinense, em Sombrio. Estão convidados a sociedade organizada e representantes de entidades e associações que queiram participar do processo.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, Sérgio Marini, a ideia é mobilizar e montar estratégias para a integração. “São seis municípios integralmente e três parcialmente que serão beneficiados com essa mudança. Isso porque esses afluentes, ao pertencerem a uma bacia hidrográfica, estarão protegidos por uma lei federal, e consequentemente, essa água será mais bem cuidada e preservada”, argumenta.

No encontro em Sombrio serão compartilhadas ações já desenvolvidas pelo Comitê do Rio Araranguá, bem como será discutida a importância da integração dos afluentes Catarinenses do Rio Mampituba na Bacia do Rio Araranguá.

“Importante ressaltar que, com essa integração se deseja fortalecer as ações já existentes, como a luta pela preservação das lagoas e a proteção de mananciais, por exemplo,”, finaliza Marini.

O encontro é aberto ao público e toda a sociedade está convidada a participar. O Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado de Sombrio está localizado na Avenida Prefeito Francisco Lummertz Junior, 930 - Bairro Januária.

Entenda a integração

Conhecendo as dificuldades existentes na Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba e a morosidade para a criação de um Comitê de Bacia Federal, e tendo em vista que a mobilização em torno do assunto remonta a década de 1990, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá aceitou a tarefa de integrar os afluentes catarinenses do Rio Mampituba.

A integração foi aprovada em assembléia pelos membros do Comitê Araranguá, juntamente com membros da diretoria de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina. “Após a finalização do processo, estaremos amparados pela legislação para efetuar a gestão das águas destes afluentes e apoiar a comunidade na busca de soluções para os problemas da bacia”, finaliza Marini.

Desde já, contamos com a sua presença!

Por: Ricardo Michels 27 de outubro de 2016 às 09:41
Compartilhar Comente