Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)

V Encontro formativo nacional de Educação Ambiental para gestão das águas - Brasília (DF)
Mais imagens

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) convidam para o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, a ser realizado nos dias  9, 10 e 11 de maio de 2017, na Sala 1 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C), em Brasília – DF. Clique aqui para acessar a localização.

Os Encontros Formativos Nacionais de Educação Ambiental e para Gestão das Águas, instituídos por iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH),  constituem estratégia dialógica e formativa de fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH para o próximo quadriênio. Este próximo Encontro em Brasília-DF será o quinto de uma série iniciada em 2009, em Salvador-BA, em 2011, em Bento Gonçalves-RS, em 2013 em Ouro Preto/MG e que teve continuidade em 2015 em São Pedro/SP.

A metodologia do V Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões e reflexões que venham a contribuir com o Processo Cidadão, como um evento preparatório, no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado em Brasília/DF em março de 2018.

Considerando a importância estratégica dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão de águas no país, o programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos e que as demandas estaduais apresentadas ao Programa PROGESTÃO e PROCOMITÊS apontam a Capacitação e Comunicação como prioridades, vimos convida-lo a participar do V Encontro formativo.

O público alvo do encontro é formado por presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH; gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países e atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água por lideranças juvenis interessadas em participar da gestão das águas no Brasil; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais e  pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

Confira a programação em anexo.

O evento possui vagas limitadas. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. Clique aqui para se inscrever até o dia 23 de abril de 2017.

Por: Claiton Alves 30 de março de 2017 às 08:18
Compartilhar Comente

24 de novembro dia do rio

24 de novembro dia do rio
Mais imagens

No dia 24 de novembro foi comemorado o dia do rio, dia este em que refletimos a qualidade de nossos recursos hídricos e a importância de preservamos para o amanha.

O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, quando o assunto são seus rios.
Possui 12% de toda a água dos rios do planeta, que são aproveitadas para agricultura, pecuária, usos industriais, abastecimento público, geração de energia, lazer...
O rio Amazonas é o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, com 6937 km, chegando a 50 km de largura.
As bacias hidrográficas dos rios Amazonas, São Francisco e Paraná cobrem cerca de 72% do território nacional. 

Por isso proteger os rios e a qualidade de nossas águas é um dever de todos nós!

 

Foto: Tadeu Santos, 2012.

Por: Ricardo Michels 25 de novembro de 2016 às 09:18
Compartilhar Comente

Curso “Brincando de Preservar” retorna à escola de Araranguá

O Comitê da Bacia do Rio Araranguá, em parceria com o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) retornou, à Escola de Educação Básica Otília da Silva Becker, em Araranguá, para retomar o Curso “Brincando de Preservar”.
A escola foi piloto em 2014, e dentro da nova proposta, foi realizada uma oficina de capacitação em recursos hídricos com os professores da escola. “Neste primeiro encontro realizamos uma pesquisa de percepção ambiental, referente aos recursos hídricos, com professores de diversas áreas - Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Educação Física - contando ainda com a participação da diretora da escola, profª Cristiani Bernardo de Oliveira. Na sequência trabalhou-se buscando a sensibilização dos participantes para as questões relativas à água, de modo que os participantes sejam multiplicadores das questões de preservação”, explica a secretária Executiva do Comitê, professora Yasmine Moura da Cunha. 

Fonte: Comitê Araranguá.

Por: Ricardo Michels 24 de novembro de 2016 às 09:13
Compartilhar Comente

Ações do Comitê Araranguá para o dia da árvore!

Em datas como esta quarta-feira, 21 de setembro e Dia da Árvore em todo o Brasil, torna-se ainda mais importante reforçar a necessidade de preservação do meio ambiente. Por este motivo, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá tem realizado ações desde a última semana, com objetivo de promover, na região, o replantio deste bem tão precioso.
Nesta terça-feira, 20, por exemplo, em torno de 60 alunos da Escola de Educação Básica Abílio Cesar Borges, de Nova Veneza, receberam mudas e uma aula de educação ambiental. “As árvores garantem o equilíbrio da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas. Por isso é importante debater sobre o assunto, conscientizando-os da contribuição de cada um para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra”, ressalta a diretora da instituição, Solange Brogni Destro.
O presidente do Comitê, Sérgio Marini, acrescenta que essas ações, com participação intensa de estudantes e professores, visam propagar ainda mais os ensinamentos sobre preservação ambiental. “Ainda mais quando percebemos que os alunos ficam interessados pelo assunto, como foi o caso das escolas que visitamos desde a semana passada. Eles aprendem e depois vão repassando as boas práticas para colegas, pais e familiares”, completa.
Participaram do encontro, também, a consultora do Comitê e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva; e a presidente do Fórum pela Despoluição do Rio Mãe Luzia, professora Mirian da Conceição.

Confira mais ações pormovidas pelo Comitê Araranguá emcomitebaciaararangua.blogspot.com.br/

Por: Ricardo Michels 08 de novembro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC

Comitê Araranguá Participa de Grupo de Estudos na UNESC
Mais imagens

Na última terça feira 30/08, o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá partipou do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências da Natureza promovido pelo Laboratório de Ensino de Ciências da UNESC, trazendo informações sobre a dinâmica de uma bacia hidrográfica e a importância de mantermos a qualidade e preservação de nossa água, na oportunidade também foram repassadas informações aos membros do grupo sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê e seus projetos futuros e também os já realizados.

Por: Ricardo Michels 02 de setembro de 2016 às 09:54
Compartilhar Comente