PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas

Unesc lança Programa Pró-Idiomas para impulsionar habilidades linguísticas
Mais imagens

A crescente demanda por profissionais com habilidades linguísticas sólidas tem impulsionado as universidades a oferecerem programas que visam aprimorar as competências de comunicação em diferentes idiomas. Nesse sentido, a Unesc se destaca com o lançamento do Programa Pró-Idiomas, um projeto abrangente que vai além dos cursos de idiomas convencionais, oferecendo uma formação completa nas línguas inglesa e espanhola.

Com foco diferenciado dos cursos convencionais, o Programa, que tem como público-alvo estudantes de mestrado e doutorado, pesquisadores e equipe técnica do Stricto Sensu, visa não apenas o desenvolvimento das habilidades básicas de comunicação, mas também o aperfeiçoamento das competências linguísticas em níveis mais avançados.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, os cursos abrangem habilidades de leitura, comunicação oral e escrita, sendo ministrados por professores altamente qualificados e com experiência no ensino de idiomas para fins acadêmicos e profissionais. “Trata-se de um programa de aprendizagem ativa de outra língua numa perspectiva de promoção da liberdade e da autonomia linguística na busca pelo conhecimento globalizado”, afirma.

“Esses grupos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas, essenciais para a realização de pesquisas, redação de artigos científicos e participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais”, completa Gisele, salientando que a atividade será em parceria com a Escola de Idiomas da Instituição, coordenada pelo Curso de Letras da Universidade.

Além disso, a novidade é uma oportunidade de promover uma imersão cultural por meio de atividades extracurriculares, como clubes de conversação, eventos temáticos e intercâmbios culturais.

“Essas oportunidades permitem que estudantes vivenciem a língua de forma autêntica, expandindo sua compreensão das diferentes culturas e enriquecendo a experiência de aprendizado. Investir na internacionalização da educação superior é uma necessidade incontestável para a inserção no mundo do trabalho atualmente”, acrescenta Gisele.  

Complemento à Escola de Idiomas

A Universidade também conta com a renomada Escola de Idiomas, coordenada pelo curso de Letras, reconhecida por sua excelência no ensino de línguas estrangeiras com uma ampla variedade de cursos e programas para atender às necessidades individuais dos alunos e da comunidade em geral.

A equipe de professores altamente qualificada e experiente da Escola de Idiomas está comprometida em proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz. 

Com abordagens pedagógicas inovadoras, materiais atualizados e tecnologia de ponta, a Escola tem a expertise para oportunizar que os estudantes adquiram as habilidades linguísticas necessárias de forma efetiva.

A imersão cultural e as possibilidades ofertadas pela Instituição, conforme a assessora pedagógica da Escola de Idiomas da Unesc e professora do curso de Letras, Dayane Cortez, estão entre os grandes diferenciais.

“Sempre enfatizamos a importância de aprender novos idiomas, porém, o avanço da tecnologia, a diminuição das distâncias e as grandes migrações contemporâneas mostram que falar outros idiomas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade”, disse Dayane.

“Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e multilíngue, o que torna o conhecimento de múltiplas línguas essencial tanto para a formação acadêmica quanto para a carreira profissional”, completa.

Experiência na prática

Entre os exemplos de experiências proporcionadas pelo conhecimento estão os casos do egresso do  curso de Gastronomia Leonardo Ferreira Cardoso, que hoje está na França, e da mestranda Luana Budny, do Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. Em perspectivas diferentes, ambos demonstram a importância do domínio de outros idiomas.

Luana, farmacêutica dedicada, continua avançando em sua jornada acadêmica. Atualmente, ela é mestranda e desempenha um papel ativo no Laboratório de Plantas Medicinais da Universidade. No ano passado, enfrentou um desafio rigoroso ao submeter-se à exigente prova de proficiência exigida para a pós-graduação, obtendo uma classificação excelente.

“Particularmente, considero vital possuir proficiência em um segundo idioma durante o período de pós-graduação, especialmente para facilitar a comunicação com meu coorientador, um professor da França. Ao frequentar o curso de inglês na Escola de Idiomas da Unesc nos últimos cinco anos, obtive apoio nesse aspecto, o que também influenciou positivamente meu desempenho na prova de proficiência requerida para a pós-graduação”, conta.

Segundo ela, para aqueles que almejam seguir uma carreira acadêmica, é de suma importância dominar um segundo idioma. “Na área de Pesquisa, é essencial estabelecer comunicação com estudiosos de diversos países, considerando que a grande maioria do conhecimento é publicada principalmente em inglês. O conhecimento adquirido nessa língua, sem dúvida alguma, contribui significativamente para o aprimoramento do desempenho como pesquisador”, comenta.

Já Leonardo, egresso do curso de Gastronomia, está morando na França há pouco tempo. Antes de sua viagem, ele teve algum contato com o idioma, mas percebeu a necessidade de aprimorar suas habilidades linguísticas.

Atualmente, está realizando um estágio no estrelado restaurante Le Suquet, do chef francês Sébastien Bras, localizado no país europeu. Leonardo admite que sua capacidade de comunicação é limitada e nunca havia vivido fora do Brasil antes, mas foi calorosamente recebido e está aprendendo muito durante sua estadia.

Ele reconhece que se tivesse começado a se preparar antes, teria adquirido um conhecimento ainda maior, mas, apesar das dificuldades com o idioma, Leonardo considera essa experiência maravilhosa. “Estou tendo pessoas maravilhosas ao meu lado que estão me incentivando e me ensinando. Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse ele, que mora na cidade de Laguiole.

Inscrições

As inscrições estão abertas e com previsão de início das aulas em agosto de 2023. Para mais informações: Whatsapp: (48) 3431-4533. E-mail: idiomas@unesc.net e Instagram: @idiomasunesc. Endereço: Bloco L – Sala 002. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e das 18h às 22h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de julho de 2023 às 10:30
Compartilhar Comente

PPGCEM participa de Ciclo de Palestra no Centro de Tecnologia Mineral no Rio de Janeiro

PPGCEM participa de Ciclo de Palestra no Centro de Tecnologia Mineral no Rio de Janeiro
Fabiano Raupp (Unesc) e Manuel Ribeiro (IPVC) de Portugal foram parceiros nas apresentações sobre sustentabilidade (Fotos: Reprodução/Unesc/Agecom) Mais imagens

Acompanhe a integra da matéria aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de junho de 2023 às 13:51
Compartilhar Comente

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc

Doutoranda defende a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Unesc
Angela Waterkemper Vieira apresentou estudo de análise do ciclo de vida de revestimento cerâmicos Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais(PPGCEM) recebeu na tarde desta terça-feira (06/12), a defesa de Tese de Doutorado (TD) “Análise do ciclo de vida de Revestimento Cerâmico”,  da pós-graduanda Angela Waterkemper Vieira. Esta foi a primeira tese a ser defendida no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. O programa já tem 123 dissertações de mestrado já defendidas.

Para o orientador da pesquisa, professor  Elídio Angioletto, este foi um momento histórico.  “Agradecemos a parceria entre a empresa Eliane e o PPGCEM, oportunizando à pesquisadora um trabalho detalhado sobre o tema escolhido. Deu tudo certo e a avaliação foi positiva. Os professores componentes da banca gostaram e elogiaram muito o trabalho”, avaliou.

Além de entrar para a história do Programa e da Universidade, a data marca, é claro, uma conquista inesquecível para a doutoranda. “A conclusão da tese possibilitou meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi possível unir a vivência da indústria com a análise do ciclo de vida dos revestimentos cerâmicos com a comunidade acadêmica e científica. A Unesc e o PPGCEM foram fundamentais para que fosse possível concluir esse trabalho com êxito”, pontuou.

Em sua tese, Angela, tem como objetivo traçar o desempenho ambiental por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida das placas cerâmicas produzidas pelo processo via úmida, com base no inventário de dados do processo produtivo, de uma empresa brasileira fabricante de revestimentos cerâmicos, desde a etapa de extração de matéria-prima até o descarte final do produto.

Conforme Angela, o trabalho possui aspectos inéditos para a indústria ceramista brasileira e mundial,  pois traz de forma efetiva dados que foram obtidos diretamente no estado de Santa Catarina, na região Sul e em outras localidades do país e poderão ser utilizados por todo o setor ceramista nacional e internacional.

A avaliação desta terça-feira ficou a cargo dos professores Adriano Michael Bernardin, como relator-presidente, Sabrina Arcaro, membro interno, e Anselmo Ortega Boschi e João Batista Rodrigues Neto, como membros externos. Tendo na suplência o docente Eduardo Junca. Além de ter sido orientada pelo professor Elídio Angioletto, a tese foi co-orientada pelo professor Manuel Joaquim Peixoto Marques Ribeiro do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal.

.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)