PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento
Professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, falou para mais de 150 espectadores Mais imagens

O 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc foi concluído em mais um grande evento, com palestra conduzida pelo professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, uma das grandes referências nacionais com mais de 1.170 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 27 mil citações de seus trabalhos. O momento, organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), iniciou na segunda terça-feira (28/7) e foi encerrado nesta quinta-feira (30/7).

No encontro, realizado virtualmente, Silva propôs um diálogo mais descontraído, em formato de bate papo, e contou sobre a atuação frente à pandemia, fazendo paralelos sobre os desafios atuais da área de Engenharia de Materiais e seu futuro. Ele também trouxe detalhes do desenvolvimento de produtos essenciais na UFSCar.

Com o tema “novos caminhos para eliminação do coronavírus”, o professor deu ênfase em trabalhos desenvolvidos para a descoberta e o aprimoramento de novas tecnologias para este momento de pandemia. Mais de 150 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais assistiram a troca de conhecimentos.

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade 

A 2ª edição do evento recebeu, no primeiro dia, o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal, com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. 

No segundo momento, na quarta-feira (29/7), foi a vez da professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 19:40
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia
Item foi instalado na Clínica de Odontologia da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes, professores e pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da Unesc estão ainda mais seguros. Isso porque nesta terça-feira (1º/7) os pesquisadores do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e dos cursos de Engenharia de Materiais e Odontologia concluíram o projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia.  



O item tem um formato simples, de um vidro protetor, mas tem grande significado. Ele começa a se destacar pelo custo-benefício. O professor pesquisador Felipe Zanette da Silveira explica que mercadorias similares custam até seis vezes mais no mercado, enquanto o projeto da Unesc custou R$ 150,00 pela unidade. “Ele é de fácil utilização e sua produção foi concebida por meio de metais e polímeros. Para a concretização do protótipo, foram realizados estudos pontuais e em loco, sobre sua ergonomia e usabilidade”, esclarece.

A professora do curso de Odontologia Soraia Netto aprovou a entrega do item e destacou a importância de ter mais um equipamento de proteção. “Em função de tudo que estamos vivendo na sociedade, esta é mais uma forma de cuidado com a nossa proteção, dos estudantes e dos pacientes. Além do item, estaremos utilizando máscaras cobertas pelo protetor facial, mais uma garantia durante o atendimento odontológico”, destaca.

O desenvolvimento do Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia foi projetado pelo professor pesquisador Mateus Milanez. Acoplado em uma das cadeiras da Clínica, ele pode ser movido por todo o espaço de atendimento e sua elevação também pode ser regulada, garantindo uma melhor experiência de uso. Sua construção simples também proporciona a fácil higienização.

Pesquisadores da Unesc estão engajados no enfrentamento à pandemia


Para uso interno ou externo, os professores pesquisadores dos cursos de Engenharia da Unesc, atuando no IDT, têm buscado soluções para as diversas situações causadas pela pandemia. A entrega do Equipamento de Proteção é apenas mais uma ação desenvolvida. O Projeto de Desenvolvimento e Produção de Protetores Faciais já distribuiu mais de 1.500 itens aos profissionais de saúde de Criciúma e região, em organizações de combate à pandemia.

A Universidade também concluiu, em abril, o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Antes mesmo desta data, uma equipe da Instituição já auxiliava o poder público higienizando espaços de alta vulnerabilidade ao vírus.

Em produção, a equipe do IDT estima entregar respiradores mecânicos as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia no Brasil e já passou por diversas adaptações, na busca por entregar uma maior qualidade no desenvolvimento de seus objetivos. Próximo de ser concluído, o protótipo será completo, com sensores que captam o quanto o paciente precisará de ajuda para respirar e fará uma auto adaptação para a situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente

PPGCEM tem projeto aprovado pelo CNPq para execução de Pós-doutorado

PPGCEM tem projeto aprovado pelo CNPq para execução de Pós-doutorado
Estudo de Victor Bridi Telles será supervisionado pelo professor Eduardo Junca na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto “Utilização do resíduo lama de cal no processo de pelotização de minério de ferro”, de Victor Bridi Telles, foi aprovado para uma bolsa especial concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para execução na Unesc no PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). A supervisão do estudo, que deve ser realizado em um ano, com possibilidade de prorrogação, será de responsabilidade do professor Eduardo Junca.

Conforme Junca, a notícia recebida de forma oficial nesta sexta-feira (1/11) foi comemorada pelo Programa, já que um estudo de tamanha magnitude contribui para o desenvolvimento do PPGCEM.

Victor Bridi Telles cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo e agora para o Sul de Santa Catarina para o novo desafio acadêmico.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de novembro de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Unesc presente no Simpósio Internacional de Corantes e Pigmentos em Sevilha

Unesc presente no Simpósio Internacional de Corantes e Pigmentos em Sevilha
Evento internacional reuniu participantes de todo o mundo e contou com cinco representantes da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cinco representantes da Unesc participaram na última semana do Simpósio Internacional de Corantes e Pigmentos. O evento ocorreu do dia 8 a 11 de setembro em Sevilha, na Espanha, e reuniu participantes de todo o mundo. Na oportunidade um projeto de pesquisa do coordenador do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais), Alexandre Gonçalves Dal Bó, foi premiado como o melhor pôster do evento.

O Simpósio foi organizado pela Editora Elsevier e pela revista Dyes and Pigments e teve como tema principal “Corantes modernos: A síntese e aplicações dos sistemas π”. O objetivo do evento foi de promover estudos e reunir pesquisadores de todas as disciplinas científicas que criam e utilizam cromóforos e fluoróforos. Além de propiciar a comunicação entre as diferentes áreas e fornecer um espaço para a apresentação de trabalhos.

Esta foi a primeira edição do Simpósio, evento que, segundo Dal Bó, remete as pesquisas mais recentes da área. Conforme o coordenador, no total o Simpósio contou com sete participantes brasileiros, sendo, destes, cinco representantes da Unesc. “Isso é muito representativo para a Universidade e para o PPGCEM, pois grupos fortes que estudam o assunto no país não estavam presentes no evento e nós estávamos em cinco pessoas”, comenta.

Dal Bó apresentou o trabalho “Síntese, caracterização térmica, eletroquímica e fotofísica de fluoróforo à base de espiropirano” e ganhou o certificado de melhor pôster apresentado. A pesquisa, realizada na Universidade, teve como apoiador financeiro a Celesc.

Além de Dal Bó, os professores Adriano Bernardin e José Luiz Westrup, e os estudantes do pós-doutorado Rodrigo Cercena e Rodrigo Duarte, também participaram do evento.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 16 de setembro de 2019 às 16:37
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente