PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc
Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com processos seletivos abertos para profissionais que querem ampliar o seu conhecimento por meio de doutorados e mestrados com a qualidade e excelência. Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2020.

Saúde Coletiva

O PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) disponibiliza 20 vagas para Mestrado em Saúde Coletiva, divididas nas linhas de pesquisa “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde”, “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” e “Promoção da Saúde e Integralidade”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Ciências da Saúde


Para o Mestrado em Ciências da Saúde, o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) oferta 20 vagas, distribuídas para as linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Já para o Doutorado em Ciências da Saúde, são oferecidas 15 vagas nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições para o processo seletivo ocorrem até esta sexta-feira (14/2).

Ciência e Engenharia de Materiais

Os interessados em fazer Mestrado ou Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Unesc, podem se inscrever para o processo seletivo até esta quinta-feira (13/2). O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) está disponibilizando 20 vagas para o Mestrado e outras 20 para o Doutorado.

Direito

As inscrições para o processo seletivo do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, para ingresso no Mestrado, estão abertas até o dia 19 de fevereiro. Serão disponibilizadas até nove vagas para novo alunos, sendo quatro para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e cinco vagas para a Linha “Direito, Sociedade e Estado”.

Saiba mais

Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado em Ciências da Saúde

Doutorado em Ciências da Saúde

Mestrado em Direito

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente

PPGCEM DISTRIBUI MODALIDADE II (PROSUC/CAPES) EM DEZEMBRO DE 2019

Os interessados em ingressar no curso de MESTRADO do PPGCEM em dezembro de 2019 poderão se candidatar à cota do PROSUC/CAPES.

Serão distribuídas 02 (duas) cotas Modalidade II.

Nessa modalidade, é permitido ao contemplado possuir vínculo empregatício já que a dedicação é apenas parcial (20 horas semanais, a serem cumpridas conforme cronograma estabelecido em conjunto com o professor orientador).

As inscrições acontecerão no período de 25 a 29 de novembro de 2019.

A prova, a entrevista e a avaliação curricular acontecerão no dia 02 de dezembro de 2019, das 19h às 22h30.

O Edital será divulgado em breve.

Por: Vivian Josete Souza 13 de novembro de 2019 às 16:13
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país
Evento ocorreu de durante esta semana em Mato Grosso do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada por professores, mestrandos e doutorandos do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais) no 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que ocorreu de 4 a 7 de agosto em Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento é considerado o mais importante a respeito de materiais cerâmicos do país e um dos maiores da área no mundo. Nele, professores da Universidade foram palestrantes e os alunos apresentaram pesquisas e puderam acompanhar os debates e trocar informações com profissionais e pesquisadores de diversos países.

O Congresso tem o objetivo de promover a interação dos diversos segmentos envolvidos com o meio cerâmico e é o único evento do setor onde se reúnem alunos, professores de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais dos diversos segmentos da indústria cerâmica e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos.

O professor do PPGCEM, Fabiano Raupp Pereira, foi um dos organizadores do evento e participante da comissão científica da área de reciclagem. Ele coordenou o painel “Economia Circular na Indústria Cerâmica”, que contou com a participação da também professora do PPGCEM, Sabrina Arcaro e dos professores Agenor De Noni (UFSC) e Mauro Donizeti Berni (Unicamp). “No painel foram debatidos temas referentes a custos e gastos energéticos, resíduos, sustentabilidade e economia circular na indústria cerâmica tradicional e na nanotecnologia”, explica Pereira.

Ao longo do evento, Pereira também ministrou a palestra “Economia circular e simbiose industrial: Estratégias para a sustentabilidade”, Já Sabrina, foi palestrante sobre “Vitrocerâmicos à base de magnetita produzidos a partir de resíduos da indústria metalúrgica e vidreira”.

Os estudantes de mestrado, Ana Carolina Feltrin e Jordana Inocente e de doutorado, Vitor de Souza Nandi e o egresso do PPGCEM, Alexandre Zacaron, apresentaram o andamento de suas pesquisas.

“O evento foi de grande importância para os professores e alunos para o fortalecimento de relações com pesquisadores de outras universidades, bem como a formação de novas redes de colaboração”, afirma Sabrina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Reitoria recepciona novos professores doutores da Universidade

Reitoria recepciona novos professores doutores da Universidade
Pesquisadores vão atuar no PPGCEM e no PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc deu as boas-vindas, na tarde desta quinta-feira (7/3), aos novos professores doutores da Universidade. Cinco pesquisadores irão reforçar as equipes do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia) e do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e já iniciaram suas atividades na Instituição.

Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do mestrado e recém aprovados doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, reforçam o time de professores do mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. (Conheça os novos pesquisadores da Universidade)

Durante o encontro, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta enfatizou a importância da pesquisa na Instituição e desejou sucesso nas atividades dos docentes. “Espero que vocês construam os seus projetos de felicidade aqui, desenvolvam seu trabalho e nos auxiliem nesse processo belíssimo de busca pelo conhecimento nas áreas de atuação da Unesc. Temos aqui uma equipe motivada e com brilho nos olhos pela Universidade”, comentou. Segundo a reitora, a Instituição se preocupa com a finalidade da pesquisa feita e lembrou que a motivação maior desse trabalho é a transformação da sociedade. 

O vice-reitor, Daniel Preve, salientou a relevância da pesquisa na Instituição e a interlocução desta área com os cursos de graduação. “Os PPGs colaboram muito com os cursos de graduação. Aqui na Unesc temos um contraponto com o que encontramos no mercado, onde os alunos nem sempre tem a possibilidade de participar da iniciação científica e agregar muito à sua formação”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, chamou a atenção para a análise minuciosa que a Instituição faz a cada processo seletivo para novos pesquisadores e afirmou que a chegada de cinco novos profissionais significa um importante passo para a qualificação da pesquisa. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, também deu as boas-vindas aos novos contratados. “Hoje o nosso eixo é inovação e essa é uma nova caminhada cheia de desafios. Sabemos da contribuição dos programas de pós-graduação nessa jornada e da interlocução importante dos programas com o mercado”.

A recepção aos novos doutores teve ainda a participação do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; da assessora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Merisandra Côrtes; do coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal Bó; da professora doutora do PPGCEM, Kétner Bendo Demétrio e do professor doutor do PPGCS, Ricardo Andrez Machado de Ávila.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de março de 2019 às 09:45
Compartilhar Comente