PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais

Unesc apresenta novos pesquisadores nas áreas de Ciências da Saúde e Engenharia de Materiais
Professores vão atuar em mestrados, doutorados e nos cursos de graduação (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc se destaca em suas mais diversas áreas de atuação. Na pesquisa, tem sido reconhecida pelos bons resultados alcançados nos últimos anos, fruto do intenso e sistemático investimento realizado. Prova disso é o resultado do RUF (Ranking Universitário Folha) de 2018, que apontou a Universidade como a segunda não estatal no quesito pesquisa em Santa Catarina. Nesta semana, a Instituição anuncia mais uma ação na direção da busca pela excelência, com a apresentação de cinco novos professores doutores para integrar a equipe do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do PPGCEM e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, do PPGCS.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, atualmente a pesquisa de maior relevância é feita dentro dos PPGs, onde os professores mais dedicados à pesquisa estão alocados. Assim, para que a Universidade continue evoluindo na área, precisa qualificar cada vez mais o seu corpo docente. Montedo afirma que os processos seletivos realizados recentemente pelos Programas de Pós-Graduação tiveram critérios de avaliação rígidos no sentido de atrair os melhores professores para a Unesc. 

Os professores vieram para atuar nos mestrados e doutorados em Ciências da Saúde – nota 6 de um máximo de 7 na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e em Ciência e Engenharia de Materiais. “Profissionais do mais alto gabarito em suas áreas foram contratados. Cada um com currículo de história acadêmica sólida, com muita produção científica e experiência em orientação. Alguns fizeram doutorado ou pós-doutorado no exterior e foram se atualizar para melhorar a sua linha de pesquisa. Conseguimos trazer para a Instituição profissionais que vão agregar muito à equipe já existente e ajudar a impulsionar ainda mais a nossa produção científica”, afirma.

Montedo explica ainda que a vinda de mais pesquisadores fortalece também a graduação. “Isso colabora com a melhoria da qualidade do ensino, da formação de novos profissionais, dos trabalhos de conclusão de curso, dos núcleos docentes estruturantes e dos espaços em que atuam”.

Conheça os novos pesquisadores da Unesc

PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais)

Fabiano Raupp Pereira

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, em Portugal, o professor tem ainda mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e especialização em Engenharia de Produção: Consultoria Empresarial pela UFSC, é graduado em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc e possui formação técnica em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Participou da implementação e desenvolvimento do processo de certificação de revestimentos cerâmicos (Centro Cerâmico do Brasil - Laboratório de Materiais - LABMAT/EMC/UFSC) e do Centro Tecnológico em Cerâmica/Materiais - CTCMat – Criciúma. Coordenou os Programas de Inovação Tecnológica e de Intercâmbio do Departamento Regional do Senai/SC, foi professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC e realizou atividades de pesquisa/investigação no IPN - Instituto Pedro Nunes de Coimbra - Portugal.

“Minhas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido na Unesc estão alinhadas à missão e a visão institucional da Universidade e aos próprios objetivos do mestrado e do doutorado do PPGCEM, pois podem ser associados ao meu propósito profissional de contribuir com a educação e a produção científico-tecnológica aplicada a minha área de atuação: valorização de resíduos e sustentabilidade”, comenta Pereira.

Sabrina Arcaro

Pós-doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016- 2019), Sabrina é doutora em Ciência e Engenharia de Materiais com período de estágio no Instituto de Cerámica y Vidrio na Espanha (2013-2016), mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Unesc. Professora universitária, ela desenvolve ainda pesquisas voltadas para materiais vítreos e vitrocerâmicos, processamento coloidal, síntese de nanoestruturas para diferentes aplicações.

“É uma honra retornar a casa! Me formei na Unesc e foi aqui que despertei como pesquisadora. A Unesc me proporcionou uma excelente formação e agora é a minha vez de contribuir para formar grandes profissionais e acima de tudo, grandes pessoas. Trago uma bagagem de conhecimentos e parcerias de trabalho. Espero com isso poder somar e acima de tudo contribuir com o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos profissionais e pesquisadores que aqui estão”, afirma. 

Matheus Vinícius Gregory Zimmermann

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela UFRGS (2016), Zimmermann é mestre em Engenharia de Processos e Tecnologias pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e possui graduação em Tecnologia em Polímeros pela mesma instituição. Com experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia, processos e conformação de materiais poliméricos, o professor atua principalmente nos temas: engenharia de polímeros, processamento de materiais poliméricos; espumas poliméricas; aditivação de termoplásticos; reciclagem e recuperação de materiais poliméricos, projeto e desenvolvimento de linhas de processamento; polímeros de engenharia e análise de estrutura e propriedades de materiais, análises e interpretação de dados instrumentais; controle de qualidade em linhas de produção e produtos poliméricos, desenvolvimento de novos produtos em polímeros.

“O meu ingresso como professor e pesquisador PPGCEM da Unesc tem como objetivo o fortalecimento do setor de materiais poliméricos na região e promover a cultura e crescimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, bem como difundir o conhecimento da ciência e tecnologia de materiais poliméricos. Também viso a longo prazo, a criação de um centro de pesquisa aplicada de materiais poliméricos, com notoriedade nacional e internacional”, revela.

PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde)

Gislaine Zilli Réus

Doutora em Ciências da Saúde (2011) e graduada em Ciências Biológicas (2008) pela Unesc, Gislene fez estágios de pós-doutorado na Instituição e na University of Texas Medical School at Houston, nos Estados Unidos. É afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Sua linha de pesquisa é focada no entendimento dos aspectos neurobiológicos envolvidos na fisiopatologia da depressão, bem como na investigação de novas estratégias terapêuticas para o tratamento deste transtorno. Possui mais de 100 publicações e é autora de um livro científico. Além disso, já recebeu importantes premiações por trabalhos realizados na área da depressão, incluindo o prêmio “Para mulheres na Ciência” promovido pela L’Oreal, ABC e Unesc.

“A Unesc é minha universidade do coração e minhas expectativas são as melhores possíveis. É a universidade que fez grande parte da minha formação, na qual tive excelentes professores, que me mostrou a ciência e a pesquisa. Quero trabalhar muito para ver a Instituição crescendo cada dia mais! Quero ensinar meus alunos e aprender com eles. Quero produzir pesquisa de qualidade e fazer redes de colaborações com outras instituições nacionais e internacionais. Me alegra muito a oportunidade em fazer parte deste time”, salienta.

Cinara Ludvig Gonçalves


Pós-doutora pelo Albert Einstein College of Medicine, Estados Unidos, na área de Neurotoxicologia de Metais Pesados, Cinara é doutora em Bioquímica pela UFSC (2017) com estágio na Universidade de Indiana, Estados Unidos, na área de Neuroinflamação (2016). É mestre em Ciências da Saúde (2013) e graduada em Ciências Biológicas (2010) pela Unesc. Possui experiência na área de Bioquímica, Neurociências e Neurotoxicologia, de modo que publicou diversos artigos científicos relacionados ao papel do metabolismo energético em transtornos psiquiátricos e no uso de antidepressivos; o papel da neuroinflamação e do estresse oxidativo em processos neurodegenerativos, além de trabalhos sobre o efeito de neurotoxicantes no neurodesenvolvimento.  

“É com grande entusiasmo que irei fazer parte do corpo docente do PPGCS da Unesc, atuando como professora e pesquisadora na linha de pesquisa de Autismo. Meu intuito aqui é coordenar as pesquisas na área de transtornos do espectro autista buscando compreender o papel dos fatores de risco ambientais e genéticos no desenvolvimento do transtorno. Neste sentido, buscarei através da orientação de alunos e futuros pesquisadores, estabelecer um grupo de pesquisa com profissionais que além de atuarem na pesquisa científica básica e em estudos translacionais na instituição, também estejam motivados a agir em atividades de extensão voltadas à comunidade. Acredito que a ponte entre a bancada de laboratório e a clínica eleve exponencialmente o valor científico e social dos projetos aqui desenvolvidos”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2019 às 17:50
Compartilhar Comente

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Unesc tem projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Doze pesquisadores da Unesc receberão aporte financeiro do CNPq/Universal (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc colheu em 2018, os frutos dos investimentos em pesquisa que vêm sendo realizados há anos pela Instituição em diversas áreas. A pesquisa, em especial, fechou o ano com conquistas importantes, como a aprovação de três novos doutorados (em Educação, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Ciência e Engenharia de Materiais) pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no segundo semestre. Além disso, no fim do ano, a Unesc teve a aprovação de 12 projetos de pesquisa pelo edital de Chamada Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com isso, as iniciativas irão receber aporte financeiro para três anos de atividades, incluindo bolsas de iniciação científica para estudantes da Unesc.

Esse edital contempla projetos de todas as áreas do conhecimento. O CNPq – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – realiza uma avaliação da importância científica e tecnológica do projeto e aprova os que considera como os melhores do Brasil.

Do montante dos recursos federais a serem destinados, 30% vai para o Norte e o Nordeste. Os outros 70% se dividem entre as regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. “Nossos pesquisadores estão em uma região muito competitiva. Especialmente em se tratando do eixo Rio-São Paulo, que concentra o maior número de pesquisadores e universidades. Aprovar 12 projetos em um edital Universal, independente dos valores, significa o reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida na nossa Universidade”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Segundo ele, os projetos que foram aprovados em 2018 estão vinculados a temas inéditos ou que o pesquisador já está aprofundando. Os 12 professores doutores contemplados pelo edital pertencem aos PPGs (Programas de Pós-Graduação): CEM (Ciência e Engenharia de Materiais); SCol (Saúde Coletiva); CS (Ciências da Saúde), DS (Desenvolvimento Socioeconômico) e E (Educação). Além dos projetos aprovados no edital de 2018 – que começa a vigorar em 2019 – a Unesc tem outros em andamento, e que foram contemplados no edital de 2016, com vigência de 2017 a 2019.

Incentivo à iniciação científica

Montedo explica que cada projeto contemplado recebe, além do valor conforme a faixa prevista no edital, recurso para o pagamento de um bolsista de iniciação científica durante três anos. “Com essa bolsa, contribuímos para formação integral do acadêmico ao inserir aspectos da pesquisa nos estudantes participantes do projeto. Essas bolsas colaboram com a qualificação do aluno e melhoram os indicadores de desempenho da Instituição”, considera.

Pesquisa em evolução 

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc considera que a aprovação de três doutorados e de um número crescente de projetos na Chamada Universal do CNPq, faz parte de um processo de evolução da pesquisa na Universidade iniciado há alguns anos. “Com os recursos para a pesquisa no Brasil cada vez menores, ter 12 pesquisadores contemplados significa muito”, comenta.

Segundo Oscar, o apoio que a Universidade dá para a realização de estudos científicos, permite que os professores consigam reverter o fomento destinado em geração de conhecimento e produção científica. E as publicações destas pesquisas em revistas científicas reforçam a importância do que está sendo feito na Instituição. “Uma pós-graduação e uma pesquisa fortes melhoram a qualidade da graduação, porque esses professores também estão nestes cursos”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 16 de janeiro de 2019 às 14:01
Compartilhar Comente

Unesc aprova doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Unesc aprova doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
Universidade será a primeira entre Florianópolis e Porto Alegre a oferecer o curso (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc teve mais uma importante conquista na área de pesquisa e de qualificação profissional. O projeto do doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, da Instituição, foi aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação), fazendo da Universidade a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) entre Florianópolis e Porto Alegre a possuir um curso stricto sensu na área de Engenharia. A Unesc possui sete PPGs (Programas de Pós-Graduação) que oferecem sete mestrados e com a novidade, passará a ofertar três doutorados.  

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comemora a conquista e afirma que a aprovação do doutorado representa os esforços da Universidade para qualificar a pesquisa na área das engenharias bem como a inovação. “O doutorado vai trazer resultados muito significativos da qualificação dos cursos de graduação, soluções para o setor produtivo, contribuindo para o desenvolvimento da região, porque está é uma das missões mais importantes da Universidade. Todos os programas ou novos projetos que são desenvolvidos têm essa perspectiva de analisar primeiro o cenário e ver de que modo a Unesc pode contribuir com ele”, afirma.

Segundo a reitora, foi identificada a necessidade de um doutorado na área das engenharias e a Universidade então, elaborou o projeto. “Temos excelentes perspectivas tanto de procura pelo curso, porque ele permitirá o desenvolvimento de grandes projetos, temos uma rede muito bem estabelecida com outras Instituições e Programas de Pós-Graduação”, reforça. 

O doutorado recém-aprovado pela Capes faz parte do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e terá a sua primeira turma em março de 2019 – o processo seletivo para alunos ocorrerá até fevereiro do próximo ano. O curso terá duas linhas de pesquisa, Desenvolvimento e Processamento de Materiais e Resíduos, e segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, este curso irá contribuir diretamente com o desenvolvimento de toda a região.

“Todos os processos industriais geram resíduos. É possível se dar diferentes destinações aos resíduos gerados, como a disposição em aterros controlados, mas esse resíduo pode ter seu valor aumentado, transformando esse subproduto em um produto comercial. Sem contar com a questão ambiental agregada a essa ação. Temas como Valorização de Resíduos e Economia Circular podem desta forma, elevar o nível de sustentabilidade de uma organização. Além disso, a inovação permeia as práticas de todas as organizações. No entanto, a inovação incremental por meio do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, em especial na área de materiais de nossa região, deve tornar-se a prática comum em nossas empresas. E este novo curso pode ajudar as empresas neste sentido”, comenta.

Montedo lembra que o Sul de Santa Catarina tem sentido a piora de seus indicadores de desenvolvimento no âmbito estadual e, por isso, é urgente a necessidade de se retomar o desenvolvimento da região. “Dentre as várias ações a serem consideradas para a retomada do crescimento de nossa região, obviamente que o aumento do nível de qualificação dos recursos humanos e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação assume papel crucial. Significa que a formação do doutor pode estar associada ao desenvolvimento de um projeto de P&D+I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em parceria com uma empresa. Pretendemos, com isso, trazer mais problemas e desafios técnicos e tecnológicos das nossas empresas para dentro do ambiente acadêmico e propor soluções”, reflete.

Demanda reprimida

Entre Florianópolis e Porto Alegre não há nenhum curso de doutorado em Engenharia, o que gera uma demanda reprimida de profissionais a serem capacitados. “Já identificamos uma forte demanda na Unesc e em outras IES da região que possuem professores que querem se qualificar, além de profissionais de empresas da região. Vemos neste curso um importante vetor para a formação de recursos humanos qualificados na área de Engenharia”.

E não são apenas engenheiros que podem aproveitar a nova oportunidade. Segundo Montedo, a Engenharia de Materiais possui uma grande amplitude de atuação, incluindo áreas como a química, a odontologia, a energia, dentre outros. “Tudo o que está a nossa volta é material. Um dente, um osso, a pele, uma placa fotovoltaica, um tijolo, uma tinta especial, um componente de máquina, um aparelho celular, um medicamento, etc. Cabe aos profissionais de Engenharia de Materiais, com a participação de profissionais das outras áreas, estudar e compreender o comportamento dos materiais e sua aplicação as mais diversas necessidades atuais. Também por isso o doutorado é importante”.

Processo de aprovação

O PPGCEM da Unesc foi criado em 2011, com o mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e, segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, não é comum se aprovar um curso de doutorado em tão pouco tempo – a Universidade submeteu o projeto à Capes em 2017. Isto demonstra o elevado nível de qualificação dos cursos de mestrado e doutorado da Unesc.

Segundo Montedo, a produção científico-tecnológica da equipe conta muito para esta resposta em tão pouco tempo. “Essa qualificação não é apenas resultado da produção científica em termos de artigos de boa qualidade, mas a capacidade do corpo docente de buscar recursos para desenvolver projetos e de propor soluções inovadoras na área de materiais, muitas das quais patenteáveis”, afirma.

Desde o início do PPGCEM, foram captados no mercado recursos superiores a R$ 15 milhões em projetos de P&D+I, o que é possível, conforme Montedo, quando se tem um bom projeto, resultado de uma equipe qualificada. “A Capes considera vários aspectos, como a qualificação do corpo docente, o objetivo da proposta, a infraestrutura física/laboratorial e a demanda existente na região”, conta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente

Qualidade dos Mestrados e Doutorados da Unesc é reconhecida nacionalmente
Três Programas de Pós-Graduação aumentaram suas notas na Capes (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vem colhendo os frutos do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação e recebeu mais um resultado positivo de avaliações em âmbito nacional. Desta vez foram seus PPGs (Programas de Pós-Graduação), que tiveram as notas aumentadas na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi divulgado na última semana de setembro e revelou que a Unesc figura no seleto grupo formado por 22% das 4.175 IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras que obtiveram aumento no conceito de qualidade de seus PPGs.

A Capes realiza uma avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) de todo o Brasil. A última análise, feita de 2013 a 2016 apontou que a Unesc teve três de seus PPGs, o conceito de qualidade maior que no comparativo com a avaliação anterior.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o resultado é reflexo do trabalho sério realizado pelos professores, pesquisadores e alunos dos PPGs e do investimento que a Instituição tem feito em seus cursos. “A avaliação positiva da Capes avaliza os esforços feitos há anos no sentido de buscar a excelência dos nossos cursos de pós-graduação stricto sensu. É um orgulho para a Universidade ser referência nacional também nesta área”, afirma Luciane. “O resultado também é positivo para a região, que se beneficia com a pesquisa desenvolvida e com profissionais ainda mais capacitados e que vão fazer a diferença na sociedade”, complementa.

Conceitos maiores

Após esta última avaliação da Capes, o PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), o PPGDS (Programa de Desenvolvimento Socioeconômico) e o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharias de Materiais) passaram do conceito 3 para 4 - quando o PPG possui Mestrado, como no caso do PPGE, PPGDS e PPGCEM o conceito máximo que pode alcançar é 5. Desse modo, estão credenciados a submeterem à Capes programas de doutorado para o ano que vem, se assim a Instituição avaliar como pertinente.

“A Unesc tem sete programas atualmente. Dois são muito jovens e não completaram o período de avaliação e, portanto, mantiveram a sua nota. Considerando apenas os cinco que poderiam aumentar o conceito, três deles passaram de 3 para 4. Essa é uma conquista importante para a Unesc porque consolida todo o trabalho e investimento feito pela Instituição nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além disso, dois programas que já possuem cursos de doutorado mantiveram seus conceitos. O PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) manteve seu conceito 4, enquanto que o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) continua sendo um programa de excelência aos olhos da Capes, mantendo seu conceito 6.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados

Inscrições abertas para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados
Há opções em áreas como Engenharia de Materiais e Saúde Coletiva (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para disciplinas isoladas em seus mestrados em Ciência e Engenharia de Materiais, em Desenvolvimento Socioeconômico e em Saúde Coletiva, além do mestrado e doutorado em Ciências Ambientais. Os interessados em dar continuidade aos estudos acadêmicos ainda no segundo semestre de 2017 podem procurar os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da sua área de preferência, no campus da Unesc, ou acessar o portal da Universidade.

Ciência e Engenharia de Materiais

O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) oferece até esta quinta-feira (10/8), inscrições para as disciplinas isoladas em seu mestrado: Processamento de Materiais; Materiais Compósitos; Materiais Convencionais e Nanoestruturados Aplicados em Remediação Ambiental; Termodinâmica dos Materiais e Técnicas de Caracterização de Compostos Materiais.

Desenvolvimento Socioeconômico
Já o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), está com inscrições abertas até esta sexta-feira (11/8) para as disciplinas isoladas: Trabalho e Movimentos Sociais; Trabalho, Tecnologia e Organizações; Desenvolvimento e Sustentabilidade; Informação e Conhecimento nas Organizações e Formação Econômica e Desenvolvimento Regional.

Saúde Coletiva

Para os profissionais que se interessam pela área da saúde, o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) oferece matrículas para as seguintes disciplinas isoladas: Gestão do Cuidado Integral a Saúde (até 20/10); Planejamento Estratégico em Saúde (até 5/10); Análise de dados em pesquisa qualitativa em saúde com auxílio do software ATLAS.ti (até 22/9) e Docência em Saúde (até 9/11).

Ciências Ambientais
Se a opção for pelo mestrado ou doutorado do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o profissional pode optar pelas disciplinas isoladas: Conservação e Manejo de Áreas Protegidas, Ecologia de Paisagem ou Gestão Ambiental (com matrículas até 1º/9); Educação Ambiental (até 28/9); Psicologia Ambiental (matrículas até 13 de outubro); Interação Clima-Biodiversidade (até 3/11) e Amostragem e Análise de Dados em Ecologia Animal (período encerra em 24/11).

Mais informações

Mestrado em Ciências e Engenharia de Materiais

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico


Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado e doutorado em Ciências Ambientai
s

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2017 às 09:30
Compartilhar Comente