PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

INSCRIÇÕES ABERTAS - 3ª EDIÇÃO: SIMPÓSIO DE MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE/CURSO DE INTRODUÇÃO À REOLOGIA

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e III Curso de Introdução à Reologia que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2022 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e do e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

 O III Simpósio de Materiais e Sustentabilidade será gratuito e visa promover uma discussão de novas tecnologias e/ ou produtos desenvolvidos por CT&I nas áreas química, de mineração e de materiais (metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos e cimentícios) por meio de palestras e painéis nacionais e internacionais com profissionais de excelência em suas áreas de atuação.

Nesta edição, concomitante ao III Simpósio, também será realizado o III Curso de Introdução à Reologia, com metodologia teórico-prática, no qual serão abordados os conceitos básicos e aplicações tecnológicas ambientalmente amigáveis da ciência da Reologia e serão apresentados os métodos de determinação das propriedades reológicas dos fluidos. Será também fomentada a discussão de assuntos específicos relacionados às necessidades profissionais e de interesse dos participantes. O Curso de Introdução à Reologia, já na sua terceira edição, ocorre com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio de Madrid (ICV/CSIC), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares de São Paulo (IPEN), da Universidade Federal do ABC (UFABC), do programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Empresa ReoTerm Instrumentos Científicos.

  As inscrições para o III Simpósio e para o Curso estão abertas no período de 26 de setembro a 16 de novembro de 2022 e serão realizadas somente no site (www.unesc.net/materiaisesustentabilidade), onde também pode ser conferida toda a programação. 

As inscrições para o III Curso de introdução à Reologia até dia 15/10 estão em lote promocional. A inscrição dará direito a participação no curso, material didático e coffee breaks.

É importante salientar que o número de vagas é limitado.

Outras informações podem ser obtidas no e-mail simposioppgcem@unesc.net

29 de setembro de 2022 às 20:18
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc
Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com processos seletivos abertos para profissionais que querem ampliar o seu conhecimento por meio de doutorados e mestrados com a qualidade e excelência. Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2020.

Saúde Coletiva

O PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) disponibiliza 20 vagas para Mestrado em Saúde Coletiva, divididas nas linhas de pesquisa “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde”, “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” e “Promoção da Saúde e Integralidade”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Ciências da Saúde


Para o Mestrado em Ciências da Saúde, o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) oferta 20 vagas, distribuídas para as linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Já para o Doutorado em Ciências da Saúde, são oferecidas 15 vagas nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições para o processo seletivo ocorrem até esta sexta-feira (14/2).

Ciência e Engenharia de Materiais

Os interessados em fazer Mestrado ou Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Unesc, podem se inscrever para o processo seletivo até esta quinta-feira (13/2). O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) está disponibilizando 20 vagas para o Mestrado e outras 20 para o Doutorado.

Direito

As inscrições para o processo seletivo do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, para ingresso no Mestrado, estão abertas até o dia 19 de fevereiro. Serão disponibilizadas até nove vagas para novo alunos, sendo quatro para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e cinco vagas para a Linha “Direito, Sociedade e Estado”.

Saiba mais

Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado em Ciências da Saúde

Doutorado em Ciências da Saúde

Mestrado em Direito

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país

Professores e alunos do PPGCEM participam do maior congresso de cerâmica do país
Evento ocorreu de durante esta semana em Mato Grosso do Sul (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada por professores, mestrandos e doutorandos do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais) no 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que ocorreu de 4 a 7 de agosto em Bonito, Mato Grosso do Sul. O evento é considerado o mais importante a respeito de materiais cerâmicos do país e um dos maiores da área no mundo. Nele, professores da Universidade foram palestrantes e os alunos apresentaram pesquisas e puderam acompanhar os debates e trocar informações com profissionais e pesquisadores de diversos países.

O Congresso tem o objetivo de promover a interação dos diversos segmentos envolvidos com o meio cerâmico e é o único evento do setor onde se reúnem alunos, professores de instituições de ensino e de pesquisa, profissionais dos diversos segmentos da indústria cerâmica e fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos.

O professor do PPGCEM, Fabiano Raupp Pereira, foi um dos organizadores do evento e participante da comissão científica da área de reciclagem. Ele coordenou o painel “Economia Circular na Indústria Cerâmica”, que contou com a participação da também professora do PPGCEM, Sabrina Arcaro e dos professores Agenor De Noni (UFSC) e Mauro Donizeti Berni (Unicamp). “No painel foram debatidos temas referentes a custos e gastos energéticos, resíduos, sustentabilidade e economia circular na indústria cerâmica tradicional e na nanotecnologia”, explica Pereira.

Ao longo do evento, Pereira também ministrou a palestra “Economia circular e simbiose industrial: Estratégias para a sustentabilidade”, Já Sabrina, foi palestrante sobre “Vitrocerâmicos à base de magnetita produzidos a partir de resíduos da indústria metalúrgica e vidreira”.

Os estudantes de mestrado, Ana Carolina Feltrin e Jordana Inocente e de doutorado, Vitor de Souza Nandi e o egresso do PPGCEM, Alexandre Zacaron, apresentaram o andamento de suas pesquisas.

“O evento foi de grande importância para os professores e alunos para o fortalecimento de relações com pesquisadores de outras universidades, bem como a formação de novas redes de colaboração”, afirma Sabrina.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de agosto de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Seleção discente Doutorado para posterior concessão PROSUC/CAPES

Os interessados em ingressar no curso de DOUTORADO e  concorrer à uma cota MODALIDADE II - PROSUC/CAPES deverão se inscrever  no Edital disponível neste link:

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/17414.pdf?1565103979

No encerramento do processo acima, receberão instruções e o Edital para distribuição da cota PROSUC/CAPES.

Mais informações: PROCESSO SELETIVO

Por: Vivian Josete Souza 06 de agosto de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Reitoria recepciona novos professores doutores da Universidade

Reitoria recepciona novos professores doutores da Universidade
Pesquisadores vão atuar no PPGCEM e no PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Reitoria da Unesc deu as boas-vindas, na tarde desta quinta-feira (7/3), aos novos professores doutores da Universidade. Cinco pesquisadores irão reforçar as equipes do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia) e do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e já iniciaram suas atividades na Instituição.

Os pesquisadores Fabiano Raupp Pereira, Sabrina Arcaro e Matheus Vinícius Gregory Zimmermann são os mais novos professores do mestrado e recém aprovados doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, e Gislaine Zilli Réus e Cinara Ludvig Gonçalves, reforçam o time de professores do mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. (Conheça os novos pesquisadores da Universidade)

Durante o encontro, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta enfatizou a importância da pesquisa na Instituição e desejou sucesso nas atividades dos docentes. “Espero que vocês construam os seus projetos de felicidade aqui, desenvolvam seu trabalho e nos auxiliem nesse processo belíssimo de busca pelo conhecimento nas áreas de atuação da Unesc. Temos aqui uma equipe motivada e com brilho nos olhos pela Universidade”, comentou. Segundo a reitora, a Instituição se preocupa com a finalidade da pesquisa feita e lembrou que a motivação maior desse trabalho é a transformação da sociedade. 

O vice-reitor, Daniel Preve, salientou a relevância da pesquisa na Instituição e a interlocução desta área com os cursos de graduação. “Os PPGs colaboram muito com os cursos de graduação. Aqui na Unesc temos um contraponto com o que encontramos no mercado, onde os alunos nem sempre tem a possibilidade de participar da iniciação científica e agregar muito à sua formação”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, chamou a atenção para a análise minuciosa que a Instituição faz a cada processo seletivo para novos pesquisadores e afirmou que a chegada de cinco novos profissionais significa um importante passo para a qualificação da pesquisa. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, também deu as boas-vindas aos novos contratados. “Hoje o nosso eixo é inovação e essa é uma nova caminhada cheia de desafios. Sabemos da contribuição dos programas de pós-graduação nessa jornada e da interlocução importante dos programas com o mercado”.

A recepção aos novos doutores teve ainda a participação do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; da assessora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Merisandra Côrtes; do coordenador do PPGCEM, Alexandre Dal Bó; da professora doutora do PPGCEM, Kétner Bendo Demétrio e do professor doutor do PPGCS, Ricardo Andrez Machado de Ávila.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de março de 2019 às 09:45
Compartilhar Comente