PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento
Professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, falou para mais de 150 espectadores Mais imagens

O 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc foi concluído em mais um grande evento, com palestra conduzida pelo professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, uma das grandes referências nacionais com mais de 1.170 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 27 mil citações de seus trabalhos. O momento, organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), iniciou na segunda terça-feira (28/7) e foi encerrado nesta quinta-feira (30/7).

No encontro, realizado virtualmente, Silva propôs um diálogo mais descontraído, em formato de bate papo, e contou sobre a atuação frente à pandemia, fazendo paralelos sobre os desafios atuais da área de Engenharia de Materiais e seu futuro. Ele também trouxe detalhes do desenvolvimento de produtos essenciais na UFSCar.

Com o tema “novos caminhos para eliminação do coronavírus”, o professor deu ênfase em trabalhos desenvolvidos para a descoberta e o aprimoramento de novas tecnologias para este momento de pandemia. Mais de 150 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais assistiram a troca de conhecimentos.

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade 

A 2ª edição do evento recebeu, no primeiro dia, o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal, com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. 

No segundo momento, na quarta-feira (29/7), foi a vez da professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 19:40
Compartilhar Comente

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc
Manuel Ribeiro é uma das maiores referências do mundo no campo da Engenharia de Materiais (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O primeiro dia do 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc recebeu o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal. Organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), o evento virtual tem programação de três dias, e reúne importantes nomes da pesquisa e da docencia. Nesta terça-feira (28/7) a mediação do dia foi feita pelo professor doutor da Unesc Fabiano Raupp Pereira.

O vice-coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca, avaliou o evento como uma oportunidade para enriquecer a discussão sobre o tema “Polímeros e Meio Ambiente”, de grande importância para todo o mundo. “Temos participantes do Brasil e de outros países para acompanhar um importante diálogo sobre este tema de fundamental para a sociedade”, afirmou. 

Em sua fala, o professor doutor Oscar Montedo,  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou a importância deste evento para o Programa de Pós-Graduação da Universidade. “É uma temática que está conectada às linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, refletindo em importante conhecimentos e que consequentemente veremos frutos no futuro”, afirmou. 

Palestra de abertura


O professor doutor Manuel Ribeiro iniciou os trabalhos do Simpósio com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. “É um tema que trabalho há muitos anos em nossas linhas de pesquisa. Hoje trouxe reflexões baseadas nos resultados destes estudos, abordando questões percebidas no dia a dia do desenvolvimento destes projetos e até casos que valem ser lembrados”, explicou.

Ribeiro também falou pontos relacionados a ecologia, matéria prima e tecnologia. A troca de conhecimentos foi acompanhada por mais de 150 espectadores, conectados de todo o mundo. Após as considerações do professor, o público teve a oportunidade de interagir, propondo pontos de abordagem e fazendo questionamentos. 

Programação

Quarta-feira (29/07)


A partir das 19 horas a professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann. 

Quinta-feira (30/07)

No último dia de evento, a partir das 19 horas, o professor doutor Elson Longo da Silva, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aborda “os “Novos caminhos para eliminação do coronavírus”. O momento é conduzido pela professora doutora da Unesc Sabrina Arcaro.

Saiba mais e participe 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 19:04
Compartilhar Comente

"II SIMPÓSIO DE MATERIAIS E SUSTENTABILIDADE"


"II SIMPÓSIO DE MATERIAIS & SUSTENTABILIDADE"

PROGRAMAÇÃO:

28/07/2020
Início: 18h 
Palestrante: Prof. Dr. Manuel J. Ribeiro - Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Portugal
Tema:  "Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias".
Mediador: Prof. Dr. Fabiano Raupp Pereira
A inscrição deverá ser realizada até as 17h.

29/07/2020
Início: 19h 
Palestrante: Profª Drª Ruth Marlene Campomanes Santana - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Tema: "Polímeros e Meio Ambiente".
Mediador: Prof. Dr. Matheus Vinicius Gregory Zimmermann
A inscrição deverá ser realizada até as 18h.

30/07/2020
Início: 19h
Palestrante: Prof. Dr. Elson Longo da Silva - Universidade Federal de São Carlos
Tema: "Novos caminhos para eliminação do coronavírus".
Mediadora: Profª Drª Sabrina Arcaro
A inscrição deverá ser realizada até as 18h.
 
Para inscrição, acesse:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhu32O0_fa49GG1GIPAwanVhAeHR4HL1bJEXBSr9t0iw6RJQ/viewform?usp=sf_link


Comissão Organizadora
 

17 de julho de 2020 às 16:25
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia
Item foi instalado na Clínica de Odontologia da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes, professores e pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da Unesc estão ainda mais seguros. Isso porque nesta terça-feira (1º/7) os pesquisadores do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e dos cursos de Engenharia de Materiais e Odontologia concluíram o projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia.  



O item tem um formato simples, de um vidro protetor, mas tem grande significado. Ele começa a se destacar pelo custo-benefício. O professor pesquisador Felipe Zanette da Silveira explica que mercadorias similares custam até seis vezes mais no mercado, enquanto o projeto da Unesc custou R$ 150,00 pela unidade. “Ele é de fácil utilização e sua produção foi concebida por meio de metais e polímeros. Para a concretização do protótipo, foram realizados estudos pontuais e em loco, sobre sua ergonomia e usabilidade”, esclarece.

A professora do curso de Odontologia Soraia Netto aprovou a entrega do item e destacou a importância de ter mais um equipamento de proteção. “Em função de tudo que estamos vivendo na sociedade, esta é mais uma forma de cuidado com a nossa proteção, dos estudantes e dos pacientes. Além do item, estaremos utilizando máscaras cobertas pelo protetor facial, mais uma garantia durante o atendimento odontológico”, destaca.

O desenvolvimento do Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia foi projetado pelo professor pesquisador Mateus Milanez. Acoplado em uma das cadeiras da Clínica, ele pode ser movido por todo o espaço de atendimento e sua elevação também pode ser regulada, garantindo uma melhor experiência de uso. Sua construção simples também proporciona a fácil higienização.

Pesquisadores da Unesc estão engajados no enfrentamento à pandemia


Para uso interno ou externo, os professores pesquisadores dos cursos de Engenharia da Unesc, atuando no IDT, têm buscado soluções para as diversas situações causadas pela pandemia. A entrega do Equipamento de Proteção é apenas mais uma ação desenvolvida. O Projeto de Desenvolvimento e Produção de Protetores Faciais já distribuiu mais de 1.500 itens aos profissionais de saúde de Criciúma e região, em organizações de combate à pandemia.

A Universidade também concluiu, em abril, o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Antes mesmo desta data, uma equipe da Instituição já auxiliava o poder público higienizando espaços de alta vulnerabilidade ao vírus.

Em produção, a equipe do IDT estima entregar respiradores mecânicos as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia no Brasil e já passou por diversas adaptações, na busca por entregar uma maior qualidade no desenvolvimento de seus objetivos. Próximo de ser concluído, o protótipo será completo, com sensores que captam o quanto o paciente precisará de ajuda para respirar e fará uma auto adaptação para a situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente