PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

DISTRIBUIÇÃO PROSUC/CAPES - MESTRADO E DOUTORADO

Os candidatos classificados nos Editais 410 e 411/2019 que têm interesse em concorrer à distribuição PROSUC/CAPES deverão se inscrever  até o dia 24 de março de 2020.

Para se inscrever, é indispensável enviar  mensagem ao endereço de e-mail ppgcem@unesc.net informando: nome completo, data de nascimento, nº do CPF, nº da Carteira de Identidade e  se é candidato (a) à Modalidade I, à Modalidade II ou a ambas.

Também é indispensável anexar  ao e-mail uma cópia do Curriculum Vitae, formato Lattes, gerado pela Plataforma do CNPq.

O programa divulgará a relação preliminar de contemplados até as 12h do dia 25 de março de 2020, cabendo interposição de Recurso fundamentado, exclusivamente via e-mail, até as 12h do dia 26 de março de 2020.

A relação final de contemplados será divulgada após as 12h do dia 26 de março de 2020.

Serão distribuídas:

Mestrado - 01 (uma) vaga Modalidade II

Doutorado - 01 (uma) vaga Modalidade I e 01 (uma) vaga Modalidade II

O Regulamento do programa PROSUC/CAPES está disponível emhttps://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Portaria_e_Regulamento_PROSUC.pdf

23 de março de 2020 às 14:35
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc

Inscrições abertas para mestrados e doutorados da Unesc
Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com processos seletivos abertos para profissionais que querem ampliar o seu conhecimento por meio de doutorados e mestrados com a qualidade e excelência. Saúde Coletiva, Ciências da Saúde, Direito e Ciência e Engenharia de Materiais são as áreas disponíveis para ingresso no primeiro semestre de 2020.

Saúde Coletiva

O PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) disponibiliza 20 vagas para Mestrado em Saúde Coletiva, divididas nas linhas de pesquisa “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde”, “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” e “Promoção da Saúde e Integralidade”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Ciências da Saúde


Para o Mestrado em Ciências da Saúde, o PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) oferta 20 vagas, distribuídas para as linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (12/2).

Já para o Doutorado em Ciências da Saúde, são oferecidas 15 vagas nas linhas de pesquisa “Neurociências” e “Fisiopatologia”. As inscrições para o processo seletivo ocorrem até esta sexta-feira (14/2).

Ciência e Engenharia de Materiais

Os interessados em fazer Mestrado ou Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na Unesc, podem se inscrever para o processo seletivo até esta quinta-feira (13/2). O PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) está disponibilizando 20 vagas para o Mestrado e outras 20 para o Doutorado.

Direito

As inscrições para o processo seletivo do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc, para ingresso no Mestrado, estão abertas até o dia 19 de fevereiro. Serão disponibilizadas até nove vagas para novo alunos, sendo quatro para a linha de pesquisa “Direitos Humanos, Cidadania e Novos Direitos” e cinco vagas para a Linha “Direito, Sociedade e Estado”.

Saiba mais

Mestrado em Saúde Coletiva

Mestrado em Ciências da Saúde

Doutorado em Ciências da Saúde

Mestrado em Direito

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 18:59
Compartilhar Comente

SELEÇÕES DISCENTES 2020 (MESTRADO E DOUTORADO)

Os Editais referentes à seleção e admissão em 2020 nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGCEM estão disponíveis em:


https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18026.pdf?1576690041

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18027.pdf?1576690118

Por: Vivian Josete Souza 18 de dezembro de 2019 às 20:22
Compartilhar Comente

Egresso do PPGCEM apresenta tema da tese em Moçambique

Egresso do PPGCEM apresenta tema da tese em Moçambique
Mais imagens

O doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Unesc, Vitor de Souza Nandi, apresentou o tema de sua tese de doutorado para empresários em Maputo, capital de Moçambique, durante viagem ao país, de 2 a 7 de dezembro. Nandi falou sobre secagem e queima rápida de tijolos, assunto abordado no estudo desenvolvido no PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e orientado pelo professor Oscar Montedo.

O egresso do PPGCEM esteve em Moçambique a convite do empresário Benedito Utela, proprietário de uma empresa de tijolos e vários outros segmentos. Segundo Nandi, o empresário vai iniciar um trabalho de avaliação das características técnicas de suas matérias-primas para o possível aprimoramento de secagem rápida.



No roteiro da viagem de Nandi esteve ainda um encontro com o Ministro de Moçambique, Joaquim Verissimo e o Secretário Permanente, Manuel Didier Malunga, no qual foi discutido temas como educação e desenvolvimento. “O país passa por um momento de crise política mas tem muito a oferecer. Apoiado por países europeus, desenvolve vários trabalhos de educação e conta com recursos para desenvolvimento e capacitação de pessoas”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2019 às 09:52
Compartilhar Comente

Pesquisadores do PPGCEM da Unesc participam de palestra internacional

Pesquisadores do PPGCEM da Unesc participam de palestra internacional
Rodrigo Moreno visitou Iparque e empresas da região (Foto: Fagner Santos) Mais imagens

A segunda-feira (02) foi de troca de experiências internacionais para os acadêmicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Unesc. Eles receberam a visita do pesquisador do Instituto de Cerámica y Vidrio de Madri, capital da Espanha, Rodrigo Moreno, que ministrou a palestra “Diseño de microestructuras ceramicas usando processamiento coloidal. Ele também visitou a Unidade Porcelanato da Eliane Revestimentos Cerâmicos e conheceu a estrutura do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc.

Para ele, a oportunidade é de debater os diversos aspectos dos materiais cerâmicos. “A ideia é iniciar a conversa e deixar fluir, debater com os pesquisadores do PPGCEM e entender as necessidades, características e diferenciais das indústrias da região”, comentou o pesquisador espanhol.

Moreno está no Brasil pelo projeto de internacionalização da UFSC, CAPES-PRINT, coordenado pelo professor Antonio Pedro Novaes de Oliveira, e foi convidado a palestrar no Iparque pela professora do PPGCEM, Dra. Sabrina Arcaro. “Ele foi meu co-orientador de doutorado no Instituto de Cerámica y Vidrio, e busquei aproveitar a passagem pelo projeto de internacionalização da UFSC para que ele pudesse conhecer nosso campus, a estrutura do Iparque e as indústrias da região, desta forma, podemos fortalecer cada vez mais nossas parcerias para desenvolver projetos futuros em conjunto”, colocou.

A agenda do pesquisador seguiu cheia para esta terça-feira (03). “Visitamos a Canguru Embalagens, também buscando por eventuais necessidades da indústria e como a universidade, com a ajuda do professor Rodrigo, poderia auxiliar a suprir estas necessidades”, explicou Sabrina.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 03 de dezembro de 2019 às 14:00
Compartilhar Comente