PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia
Item foi instalado na Clínica de Odontologia da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes, professores e pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da Unesc estão ainda mais seguros. Isso porque nesta terça-feira (1º/7) os pesquisadores do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e dos cursos de Engenharia de Materiais e Odontologia concluíram o projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia.  



O item tem um formato simples, de um vidro protetor, mas tem grande significado. Ele começa a se destacar pelo custo-benefício. O professor pesquisador Felipe Zanette da Silveira explica que mercadorias similares custam até seis vezes mais no mercado, enquanto o projeto da Unesc custou R$ 150,00 pela unidade. “Ele é de fácil utilização e sua produção foi concebida por meio de metais e polímeros. Para a concretização do protótipo, foram realizados estudos pontuais e em loco, sobre sua ergonomia e usabilidade”, esclarece.

A professora do curso de Odontologia Soraia Netto aprovou a entrega do item e destacou a importância de ter mais um equipamento de proteção. “Em função de tudo que estamos vivendo na sociedade, esta é mais uma forma de cuidado com a nossa proteção, dos estudantes e dos pacientes. Além do item, estaremos utilizando máscaras cobertas pelo protetor facial, mais uma garantia durante o atendimento odontológico”, destaca.

O desenvolvimento do Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia foi projetado pelo professor pesquisador Mateus Milanez. Acoplado em uma das cadeiras da Clínica, ele pode ser movido por todo o espaço de atendimento e sua elevação também pode ser regulada, garantindo uma melhor experiência de uso. Sua construção simples também proporciona a fácil higienização.

Pesquisadores da Unesc estão engajados no enfrentamento à pandemia


Para uso interno ou externo, os professores pesquisadores dos cursos de Engenharia da Unesc, atuando no IDT, têm buscado soluções para as diversas situações causadas pela pandemia. A entrega do Equipamento de Proteção é apenas mais uma ação desenvolvida. O Projeto de Desenvolvimento e Produção de Protetores Faciais já distribuiu mais de 1.500 itens aos profissionais de saúde de Criciúma e região, em organizações de combate à pandemia.

A Universidade também concluiu, em abril, o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Antes mesmo desta data, uma equipe da Instituição já auxiliava o poder público higienizando espaços de alta vulnerabilidade ao vírus.

Em produção, a equipe do IDT estima entregar respiradores mecânicos as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia no Brasil e já passou por diversas adaptações, na busca por entregar uma maior qualidade no desenvolvimento de seus objetivos. Próximo de ser concluído, o protótipo será completo, com sensores que captam o quanto o paciente precisará de ajuda para respirar e fará uma auto adaptação para a situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente

Em meio à pandemia, Unesc inicia defesas de mestrado com o uso da tecnologia

Em meio à pandemia, Unesc inicia defesas de mestrado com o uso da tecnologia
Mestranda transmitiu sua apresentação de Tubarão. Já os integrantes da banca acompanharam de Florianópolis e Criciúma Mais imagens

A dissertação de mestrado da aluna Sara Medeiros dos Santos Pizzato reafirmou a consolidação da tecnologia na produção de conhecimentos. De Tubarão, via Google Meet na manhã desta quinta-feira (9/4), ela defendeu seu trabalho diante da banca de forma virtual, a primeira das 94 apresentações na história do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). O momento, que será repetido por outros mestrandos ao longo da semana, foi motivado pelo isolamento social da pandemia Covid - 19. 

Durante defesa, a banca avaliadora se fez presente de lugares diferentes de Santa Catarina. Os professores doutores Antonio Pedro Novaes de Oliveira, do PGMAT (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e Fabiano Raupp-Pereira, do PPGCEM, acompanharam a apresentação de Florianópolis. Já a professora doutora Kétner Bendo Demétrio, também do Programa da Unesc, avaliou de Criciúma.

Na experiência, segundo Sara, o uso da ferramenta digital atendeu suas expectativas e foi eficaz, facilitando a transmissão de informação. “Me senti confortável na apresentação e em nenhum momento tive qualquer dificuldade ou limitação. A apresentação atingiu um grande número de participantes, demonstrando aceitação positiva e praticidade do uso desta plataforma”, comentou.

Durante as considerações da banca, 25 presenças foram registradas. De acordo com o orientador do projeto e professor doutor da Unesc, Oscar Montedo, o número é significativo. Diante deste resultado positivo, a dinâmica deve ser mais recorrente mesmo após a pandemia. “Assim, remotamente, é possível se permitir a participação de integrantes externos da banca de elevada qualificação em qualquer lugar do planeta. Por vezes, a reunião de todos fica difícil em um mesmo dia e horário. Portanto, este mecanismo deverá se tornar cada vez mais frequente, sobretudo porque a tecnologia disponível está evoluindo bastante”, afirmou. 

Para a participação do público externo, o orientador também destaca que o conhecimento toma uma forma mais acessível. “Sem dúvida este mecanismo é mais inclusivo, pois além da distância, que às vezes dificulta a presença, tem a questão dos horários e compromissos. Na defesa da Sara já estamos percebendo que vários alunos conhecidos e que estão participando em um momento que presencialmente poderiam ter mais dificuldades”, destaca.

A proposta 

Intitulado “Desempenho de placas cerâmicas porosas obtidas a partir de resíduo de beneficiamento de basalto e lama de cal para emprego em fachada ventilada”, o estudo insere

a matéria prima no processamento de um produto cerâmico. A partir das análises, os resíduos confirmaram a potencialidade de substituição das matérias-primas comerciais convencionais, diminuindo o custo do material e por consequência os gastos finais. Com a incorporação de lama de cal na formulação, foi obtido a porosidade esperada, proporcionando ao material leveza e conforto térmico.

O trabalho foi dividido em quatro etapas, por meio da caracterização dos resíduos, formulação das massas cerâmicas, definição da melhor formulação e uma avaliação de desempenho dos experimentos. “É um estudo importante, com elementos significativos e de muito valor para a área”, destacou Oliveira.

Segundo Montedo, a conclusão do trabalho tem méritos e contribui para a interdisciplinaridade na Universidade “A sara tem formação em Arquitetura e Urbanismo, uma área que se distingue da Engenharia de Materiais. Desde o início, sempre buscou o conhecimento com comprometimento e uma atitude crítica, o que tem grande importância. Ela não se preocupou em fazer um trabalho de menor tamanho, e sim buscou a excelência na sua produção. Ficamos absolutamente felizes com o resultado obtido”, enalteceu Montedo. 

Sara também foi orientada pelo professor doutor Eduardo Junca. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente

PPGCEM DIVULGA EDITAL PARA SELEÇÃO, ADMISSÃO E CONCESSÃO PROSUC NO CURSO DE DOUTORADO

Os interessados em participar da seleção discente para admissão e concessão PROSUC/CAPES no mês de abril de 2020 no curso de Doutorado  devem se inscrever no Edital 133/2020.

Para mais informações, acessar:

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18379.pdf?1585946057

03 de abril de 2020 às 19:07
Compartilhar Comente

DISTRIBUIÇÃO PROSUC - RESULTADO FINAL


Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC divulga o resultado final da seleção destinada à concessão de 01 (uma) vaga Modalidade II no curso de Mestrado e 02 (duas) vagas no curso de Doutorado, assim distribuídas: 01 (uma) vaga Modalidade I e 01 (uma) vaga Modalidade II:

MESTRADO - 01 (uma) vaga Modalidade II - Candidata contemplada: Letícia Torres Maia - Professor orientador: Dr. Alexandre Gonçalves Dal-Bó

DOUTORADO - 01 (uma) vaga Modalidade II - Candidato  contemplado: Diego Haltiery dos Santos - Professor orientador: Dr. Fabiano Raupp Pereira

Obs.: Não houve inscritos para a Modalidade I no curso de Doutorado.

26 de março de 2020 às 12:14
Compartilhar Comente

DISTRIBUIÇÃO PROSUC/CAPES - RESULTADO PRELIMINAR

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, após as análises cabíveis, divulga o resultado preliminar da seleção destinada à concessão de 01 (uma) vaga Modalidade II no curso de Mestrado e 02 (duas) vagas no curso de Doutorado, assim distribuídas: 01 (uma) vaga Modalidade I e 01 (uma) vaga Modalidade II:

MESTRADO - 01 (uma) vaga Modalidade II - Candidato (a) classificado (a): Letícia Torres Maia - Professor orientador: Dr. Alexandre Gonçalves Dal-Bó

DOUTORADO - 01 (uma) vaga Modalidade I - Não houve inscritos.

DOUTORADO - 01 (uma) vaga Modalidade II - Candidato (a) classificado (a): Diego Haltiery dos Santos - Professor orientador: Dr. Fabiano Raupp Pereira

25 de março de 2020 às 08:44
Compartilhar Comente