PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Unesc apresenta trabalhos do Pós-Graduação na Espanha

Unesc apresenta trabalhos do Pós-Graduação na Espanha
Quatro pesquisas realizadas por acadêmicos do PPGCEM foram divulgadas no Congresso Mundial da Qualidade de Revestimentos Cerâmicos(Fotos:Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2024 às 13:40
Compartilhar Comente

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu

Unesc vai ter sua primeira Dupla Diplomação e Titulação em nível de pós-graduação stricto sensu
O acordo de cooperação internacional foi firmado com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2024 às 11:21
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Edição especial da Revista Espanhola apresenta artigos da área de materiais da Unesc

Edição especial da Revista Espanhola apresenta artigos da área de materiais da Unesc
Mais imagens

A Unesc está celebrando uma significativa parceria internacional que resultou na publicação de artigos de professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) em um número dedicado especialmente à Universidade na revista espanhola Material-ES. A colaboração foi estabelecida durante a visita do editor da revista, Rodrigo Moreno, à Universidade.

Rodrigo é uma referência mundial em Reologia, e sua visita à Instituição ocorreu durante o 3º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade e 3º Curso de Introdução à Reologia. Durante esse evento, os pesquisadores e estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus trabalhos e pesquisas.

A revista Material-ES é da Sociedade Espanhola de Materiais, possui acesso aberto e tem como objetivo permitir, especialmente aos novos investigadores, a divulgação dos trabalhos que desenvolvem durante a graduação, mestrado e doutorado, além de  divulgar melhor a atividade científica de diferentes grupos de pesquisa e promover as interrelações entre eles, constituindo, um fórum de debate e conhecimento.

Um dos artigos publicados descreve a Unesc no Brasil e seu papel no desenvolvimento educacional, científico, tecnológico e socioeconômico da região Sul do estado de Santa Catarina. O artigo destaca o PPGCEM como um exemplo de sucesso em Pesquisa. 

Para a professora pesquisadora da Unesc, Sabrina Arcaro, que ficou responsável pelo editorial da revista, essa parceria é essencial para a internacionalização do conhecimento e a troca de experiências. Ela ressalta que a Espanha busca ativamente a internacionalização e ter pesquisadores estrangeiros colaborando é um passo significativo nesse sentido.

“A colaboração representa um passo importante para a internacionalização do conhecimento e experiência desenvolvida na nossa Universidade, por meio do PPGCEM", disse a professora Sabrina. Ela também enfatiza que essa iniciativa amplia o alcance da revista, permitindo que as pesquisas e inovações da Unesc sejam compartilhadas com comunidades acadêmicas e industriais em todo o mundo.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, destaca o compromisso da Unesc com a internacionalização e a busca por parcerias colaborativas. Ela menciona que a Universidade já possui mais de 50 acordos internacionais e que a perspectiva é estreitar ainda mais o relacionamento com a Espanha, promovendo projetos colaborativos e mobilidade acadêmica.

“Essa parceria exemplifica o compromisso da Unesc com o avanço do conhecimento científico, a difusão do conhecimento e a busca por soluções sustentáveis na ciência e engenharia de materiais, reforçando a posição da Universidade como uma Instituição de destaque no cenário internacional”, comentou Gisele.

O PPGCEM oferece programas de mestrado e doutorado e abrange áreas de pesquisa relacionadas ao desenvolvimento e caracterização de materiais, bem como o uso de resíduos na produção de materiais reciclados.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2775. 

Os artigos publicados neste número especial podem ser acessados em:
 

Número especial dedicado a la investigación en Materiales realizada en la Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil

Calcium phosphate coating in stainless steel AISI 316L using eletrodeposition for biological applications. C. E. Moretto; A. L.S. Niero; H. B. Modolon; L. B. Teixeira; K. B. Demétrio; S. Arcaro. MES-23-009

Incorporation of textile waste in concrete. G. Cemin; J. P. Machado; A. Teixeira; M.I. da Silva; E. Junca; A. De Noni Junior. MES-23-010

Mineral circularity of kaolin for industrial application in brazilian porcelain tiles. A.B. Comin; A. Zaccaron; E. Saviatto; F. Raupp-Pereira; M.J. Ribeiro; G.S. de Souza. MES-23-011

Development of non-stick surfaces for rigid packaging. M. K. de Almeida; M.V. G. Zimmermann. MES-23-012

Magnetite-alginate particles for magnetic hyperthermia application. R. F. Ricardo; M. B. Polla; L. B. Teixeira; O. R. K. Montedo; S. Arcaro. MES-23-013

Effect of the polymeric fibres addition on the permeability of ceramic candle filter. A.L. Souza; L. Simão;, F. Raupp-Pereira; S. Arcaro; M.D.M. Innocentini; O.R.K. Montedo.MES-23-014

I+D+i EN CIENCIA Y TECNOLOGÍA DE MATERIALES. I+D+i in Science & Technology of Materials at UNESC (Brazil). O. R. K. Montedo; S. Arcaro. MES-23-016.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de outubro de 2023 às 16:12
Compartilhar Comente