PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Educação com olhar internacional

Educação com olhar internacional
Segunda parte da série de reportagens aborda as parcerias internacionais dos Programas de Pós-graduação em Educação, Direito e Ciências da Saúde, além de Ciência e Engenharia de Materiais Mais imagens

Os resultados das parcerias internacionais entre a Unesc e instituições de todo o mundo, como já foi possível perceber na primeira parte desta série de reportagens, se refletem diretamente na qualidade das pesquisas e do ensino ofertado. Nesta segunda edição, a Universidade aborda as parcerias internacionais dos Programas de Pós-graduação em Educação, Direito e Ciências da Saúde, além de Ciência e Engenharia de Materiais.

No Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unesc, professores, mestrandos e doutorandos também têm constante contato com colegas de outros países. No Programa, as parcerias internacionais oficializadas, ou seja, afora contatos pessoais de pesquisadores com colegas de outras nacionalidades, são com a Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, com a Universidade de La Habana, de Cuba, com a Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e com a Universidade Estadual de Magnitogorsk, da Rússia.

Para o coordenador do PPGE, Vidalcir Ortigara, a relevância dessas parcerias se dá em dois movimentos. “Pelo processo de intercâmbio possibilitados aos pesquisadores e grupo de pesquisa, o que qualifica e dá mais consistência às pesquisas desenvolvidas dentro do Programa e na qualificação dos professores, tendo em vista que, na área da educação, isso conta como formação continuada. Da mesma forma, mestrandos e doutorandos podem estabelecer essas relações via orientador e grupos de pesquisa com os cursos dessas universidades. Isso abre possibilidades para que eles possam realizar parte dos seus estudos nas instituições parcerias”, explica.

Diferentes olhares no mundo sobre o Direito

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) tem grande destaque no que diz respeito à participação internacional. Entre as parcerias mais relevantes está o convênio firmado com Programa de Derechos Humanos São Luis do Potosi, Universidade Autônoma São Luis do Potosi, do México, por meio do qual a Unesc já recebeu dois acadêmicos intercambistas, assim como já encaminhou estudantes para estudos no México. Da mesma forma, por meio do convênio, as duas universidades recebem professores visitantes e, neste segundo semestre de 2020, ministram disciplina nos dois programas de forma concomitante e mediada por tecnologia.

Em andamento com a Universidade do México, conforme o coordenador-adjunto do Programa, Reginaldo de Souza Vieira, está ainda a proposta de cotutela para dupla titulação. “Esse resultado deve sair no próximo quadriênio e também significa um passo importante para a dupla titulação de nossos mestres”, salienta.

Além dessa parceria, de acordo com Reginaldo, o PPGD conta também com o compartilhamento de experiências internacionais com três professores visitantes de outras instituições internacionais, sendo eles da Universidade de Sevilla, na Espanha, da Universidade de Rosário e da Universidade de Buenos Aires, ambas da Argentina.

Afora os projetos já estabelecidos, conforme o coordenador-adjunto, o Programa encaminha convênios com a Universidade de Buenos Aires e com Universidade de Salerno, na Itália, além de já estar em diálogo com instituições da Colômbia, Portugal e África.

Nos últimos quatro anos, lembra Reginaldo, o PPGD tem recebido pesquisadores que totalizam mais de 20 visitantes internacionais vindos da Espanha, Portugal, México, Argentina, Equador, Colômbia, Peru, Chile, Ásia e África.

Ainda conforme Reginaldo, a maiorida dos pesquisadores do Programa atua como professores visitantes em instituições internacioais, sendo que o coordenador do PPGD, Antônio Carlos Wolkmer, é visitante em diversas instituições de pesquisa na Europa e na América Latina.

Experiências de todo o mundo nas Ciências da Saúde

O contato dos integrantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) com pesquisadores internacionais também é constante. Conforme o coordenador-adjunto do Programa, Emílio Streck, no fim de 2019 ele e outros dois professores do grupo estiveram no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, em contato direto com diversos profissionais da Instituição.

Conforme Emílio, a partir da visita as portas ficaram abertas para novas parcerias entre as instituições. “Nossa ideia era iniciar já em 2020 trabalhos como receber professores de lá e levar professores do PPG para colaboração nos Estados Unidos, além de possibilitar o intercâmbio de alunos”, destacou o professor, que acrescenta que o objetivo não foi conquistado ainda pela questão pandêmica, mas que o projeto segue válido para início assim que possível diante do cenário da Covid-19.

Ainda de acordo com o coordenador-adjunto, entre as possibilidades de internacionalização relacionadas ao PPGCS está a participação direta de todos os pesquisadores em ao menos um grupo de pesquisa internacional, o que faz com que os contatos sejam multiplicados com foco no melhor das pesquisas.

Caminhos abertos para pesquisas no PPGCEM

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) também não fica para trás quando o assunto é contatos internacionais. De forma oficial, o Programa conta com duas parcerias para cooperação técnico-científica, sendo elas com a Universidade de Aveiro e com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), ambos de Portugal, para trabalhos voltados à Valorização de Resíduos e Valorização de Resíduos e Materiais Cerâmicos, respectivamente.

Já entre contatos extraoficiais, mas que já contam com atividades em andamento, o PPGCEM soma parceria com o Instituto de Tecnologia de Materiais (ITM), da Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, com o qual o grupo trabalha em projeto de sinterização por micro-ondas e com o Departamento de Ciências Básicas. Com a Universidade Católica Luis Amigó, de Medellín, na Colômbia, o Programa realiza trabalhos em conjunto no desenvolvimento de partículas magnéticas por síntese à combustão.

No que diz respeito a parcerias encaminhadas para um futuro próximo, conforme o coordenador-adjunto do Programa, Eduardo Junca, estão projetos com o Instituto de Cerâmica e Vidro, de Madri, na Espanha, e com a Universidade de Trento, na Itália, com a qual há a possibilidade de abertura de vagas para intercâmbio de alunos. “Além disso, recentes visitas de pesquisadores da Universidade de Dublin, na Irlanda, estão abrindo portas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto”, destaca.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de outubro de 2020 às 15:36
Compartilhar Comente

SELEÇÃO DISCENTE DOUTORADO - INGRESSO EM 2021 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Edital disponível em: 

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18864.pdf?1600102039

Mais informações: ppgcem@unesc,net

14 de setembro de 2020 às 14:12
Compartilhar Comente

SELEÇÃO DISCENTE MESTRADO - INGRESSO EM 2021 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Edital disponível em: 

https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/18863.pdf?1600101961

Mais informações: ppgcem@unesc.net

14 de setembro de 2020 às 14:09
Compartilhar Comente

MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA 2020-2

Está aberta a matrícula em disciplina isolada 2020-2.

Início disciplinas: 14 de agosto de 2020

Forma de  pagamento diferenciada: apenas  50% do valor normal da disciplina (o aluno que vier a ingressar no programa de pós-graduação como regular estará isento do pagamento do valor restante).

Mais informações: ppgcem@unesc.net

06 de agosto de 2020 às 20:04
Compartilhar Comente

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc é encerrado com grande evento
Professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, falou para mais de 150 espectadores Mais imagens

O 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc foi concluído em mais um grande evento, com palestra conduzida pelo professor doutor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Elson Longo da Silva, uma das grandes referências nacionais com mais de 1.170 artigos publicados em revistas internacionais e mais de 27 mil citações de seus trabalhos. O momento, organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), iniciou na segunda terça-feira (28/7) e foi encerrado nesta quinta-feira (30/7).

No encontro, realizado virtualmente, Silva propôs um diálogo mais descontraído, em formato de bate papo, e contou sobre a atuação frente à pandemia, fazendo paralelos sobre os desafios atuais da área de Engenharia de Materiais e seu futuro. Ele também trouxe detalhes do desenvolvimento de produtos essenciais na UFSCar.

Com o tema “novos caminhos para eliminação do coronavírus”, o professor deu ênfase em trabalhos desenvolvidos para a descoberta e o aprimoramento de novas tecnologias para este momento de pandemia. Mais de 150 estudantes, professores, pesquisadores e profissionais assistiram a troca de conhecimentos.

Simpósio de Materiais e Sustentabilidade 

A 2ª edição do evento recebeu, no primeiro dia, o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal, com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. 

No segundo momento, na quarta-feira (29/7), foi a vez da professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 19:40
Compartilhar Comente