Odontologia

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo

Estudantes da Unesc realizam OdontoBurguer, em prol do Asilo São Vicente de Paulo
Drive thru de hambúrgueres ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara, sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Ser solidário é sentir que pode fazer algo a mais pelo próximo, é ir além e se responsabilizar a ajudar o outro. E foi exatamente isso que alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc demonstraram ser, com o OdontoBurguer, neste sábado (7/11). Um grupo de 22 professores, acadêmicos e egressos do curso, com a parceria da direção do Asilo São Vicente de Paulo, de Criciúma, realizaram um evento para a arrecadação de fundos para a Instituição de Longa Permanência.

Nele, foram vendidas três opções de combos com hambúrguer artesanal, batata frita e refrigerante. Tudo preparado com muito carinho e seguindo as normas de biossegurança. As retiradas foram através de um drive thru, no Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. E a iniciativa deu tão certo que às 19h15 os organizadores não puderam mais aceitar pedidos, pois a meta de 400 unidades havia sido ultrapassada, chegando à venda de 450 hambúrgueres.

A iniciativa foi uma proposta do próprio Asilo, que procurou o curso para uma ação similar a da venda de pizzas realizada em agosto em prol do Bairro da Juventude. Diante desta proposta, o Centro Acadêmico de Odontologia reuniu  um grupo de estudantes e professores para dar vida à ação.

União em prol do bem comum

A iniciativa foi acompanhada de perto pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que considera ações como a OdontoBurguer especiais. Para ela, iniciativas como esta reforçam o papel de uma Universidade Comunitária e colaboram com a formação de profissionais mais conscientes de seu papel social. “Estar aqui e poder ver um verdadeiro movimento pelo bem enche a todos nós, professores e gestores de orgulho pelos alunos diferenciados que a Unesc tem. Isso também é ser e viver uma Universidade Comunitária”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, também é professora do curso de Odontologia e fez parte do grupo que realizou o OdontoBurguer. Para ela, a ação com o Asilo São Vicente de Paulo tem um significado amplo para a entidade, para o curso de Odontologia e para a Unesc e mostra a importância da atuação comunitária da Universidade. “Nesta ação mostramos o potencial e a importância de uma Universidade Comunitária. Reforçamos a função institucional e a capacidade de auxiliar a comunidade. Com a pandemia, os projetos desenvolvidos com os idosos não puderam ocorrer e esta ação foi uma maneira de fazer a diferença e retribuir o carinho que nossos alunos e professores recebem do Asilo”.  

O evento ocorreu das 15 às 21 horas, mas para garantir que tudo ocorresse dentro do planejado, acadêmicos e professores chegaram de manhã cedo ao Salão Paroquial da Igreja Santa Bárbara. À frente dos trabalhos na cozinha esteve o professor Leonardo Mezzari, que salientou a importância da união para o sucesso da ação. “Os acadêmicos de Odontologia estão de parabéns e merecem todos os méritos. Tivemos um apoio enorme da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, que cedeu equipamentos e doou todos os equipamentos de proteção individual, além da coordenação do curso, que emprestou diversos materiais e doou aventais descartáveis, máscaras, luvas e protetores faciais e dos parceiros que fizeram doações em dinheiro e ingredientes. Saber que vamos conseguir ajudar o Asilo nesse momento é bom demais. Fazer o bem é muito gratificante”.  

Para a coordenadora do curso, Morgana Machado Guzzatti, a ação nasceu do um protagonismo estudantil e teve a adesão de várias pessoas. “Vivemos um momento desafiador e é muito bom termos professores e acadêmicos que abraçam causas tão nobres. Isso é importante também para a formação de nossos estudantes como profissionais comprometidos com a sociedade e conscientes de que antes de tudo deve estar o ser humano”.

Estudantes em ação

O Centro Acadêmico de Odontologia, promotor do evento, mobilizou estudantes de diversas fases do curso para a ação. Segundo o presidente do CA, Willian Burato Bressan, o Centro Acadêmico sempre teve a característica de abraçar causas sociais. "O Asilo chegou com esta necessidade de arrecadar fundos, já que em virtude da pandemia houve uma redução de recursos financeiros. Então pensamos como poderíamos ajudar e surgiu a ideia de um drive thru de hambúrgueres. Construímos essa ação de forma coletiva e por isso tivemos um resultado tão bom”, comenta Bressan.

A secretária do CA de Odontologia, Laura Rodrigues de Souza, lembra que os acadêmicos vêm realizando atividades no Asilo São Vicente de Paulo há mais de três anos, como visitas, festas, passeios, palestras, escovação supervisionada com os idosos

Apoio

A iniciativa teve o apoio dos supermercados Manentti e Giassi; da padaria Bom Pão; da Indústria Pães Magaldi; da Usina Alto Alegre; da empresa Plazapel Soluções em Descartáveis; da Volts Materiais Elétricos; da Farmácia FlauFarma e da hamburgueria Gold Burguer. Realizaram as doações os professores Renan Ceretta, Fernanda Sônego e Gabriel Gastaldon, além de Mezzari e Morgana.

O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Odontologia da Unesc, com apoio do curso de Odontologia e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2020 às 22:48
Compartilhar Comente

Estudantes de Odontologia da Unesc realizam drive-thru de pizzas em prol do Bairro da Juventude

Estudantes de Odontologia da Unesc realizam drive-thru de pizzas em prol do Bairro da Juventude
Ação se repete após edição de sucesso em 2019; Objetivo inicial era vender 200 pizzas. Ao fim das vendas mais de 600 foram comercializadas (Fotos: Bairro da Juventude) Mais imagens

Massa, tomate, queijo, complementos e repete. Assim foi a sexta-feira (14/8) dos estudantes de Odontologia da Unesc. O resultado deste trabalho? Mais de 640 pizzas vendidas com antecedência em nome da solidariedade ao Bairro da Juventude. Todo o valor arrecadado será destinado à melhorias na estrutura de saúde do local, onde estudantes, professores e profissionais da Universidade desenvolvem atendimentos gratuitos à mais de 1,5 crianças e adolescentes. A ação, que já superou as expectativas, foi intitulada “Todos pela Saúde do Bairro" e entregará as pizzas em um sistema drive-thru.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o sentimento é de orgulho. “Estamos encantados e emocionados com a incrível capacidade de nossos estudantes e professores. Em tempos tão desafiadores conseguiram se ressignificar e perceber a importância de suas ações para as outras pessoas. O protagonismo estudantil é mais uma forma da nossa Universidade contribuir com a sociedade. Todos estão de parabéns”, afirmou.

Conforme Patrícia Just de Jesus Vanni, professora da Unesc que conduz a ação, tudo começou em 2019, quando a presencialidade era possível e a iniciativa propôs jantar beneficente. Neste ano, com o desafio do isolamento social, os integrantes da ação se reinventaram e foram muito além. “Fazer uma segunda edição do jantar não seria possível, então pensamos em fazer pizza. Inicialmente o objetivo era fazer 200 unidades, logo passou para 500 e o resultado final foi muito maior do que o esperado”, comemora a docente.

Além da continuidade no serviço, a iniciativa também garantirá a manutenção do consultório onde os representantes da Universidade atuam. O trabalho é realizado desde 2018. “É um projeto lindo, que temos muito orgulho, com o envolvimento de pessoas comprometidas em transformar sorrisos”, evidencia a coordenadora.

Todos pela Saúde do Bairro

A iniciativa garante com que os atendidos pela instituição tenham acesso a consultas e tratamentos com professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, envolvendo as áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.

“O Bairro está sempre preocupado com o atendimento integral das crianças e das famílias. E esse projeto da saúde veio para agregar. Nós tivemos resultados positivos, mas agora precisamos mantê-los. Oferecer, além de um atendimento com profissionais qualificados, qualidade em relação à estrutura, materiais”, explicou a coordenadora do setor Psicossocial da instituição, Daiane Bento.




* Com informações assessoria do Bairro da Juventude
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de agosto de 2020 às 18:34
Compartilhar Comente

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público

Aulas dos cursos da área da saúde sobre a Covid-19 serão abertas ao público
Primeiros dos cinco encontros irão abordar a experiência do sistema de saúde pública no Peru (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai oferecer mais uma vez para a população, o acesso a informações de qualidade sobre a Covid-19. A partir desta quarta-feira (6/5), iniciam os encontros promovidos pela disciplina "Interação Comunitária" dos cursos de saúde da Universidade, que trarão professores, pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior para abordar diversos aspectos da doença e do enfrentamento do vírus pelo sistema público de saúde. Serão cinco aulas, sempre nas quartas-feiras às 19h30. Todas serão abertas para a comunidade em geral e transmitidas no canal do YouTube da disciplina.

A aula inaugural será ministrada pela nutricionista que atua no Serviço de Medicina do Adolescente do Instituto Nacional de Saúde Infantil em Lima, no Peru, Marlene Julca Rupay. A profissional irá abordar o tema “Sistema de Saúde no Peru”. Todas as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal e a interação com os convidados poderá ser feita pelo chat no canal.

A disciplina “Interação Comunitária”, ocorre na primeira fase de todos os cursos da área da saúde da Unesc: Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. “Vários professores ministram esta disciplina e seguem um calendário em conjunto. Ela trata do Sistema Único de Saúde e a interação entre a comunidade e a universidade e vivendo a pandemia do coronavírus, nada melhor que abordar dentro desta disciplina o que está acontecendo. Resolvemos então fazer cinco aulas sobre a Covid19, porque os alunos terão que desenvolver um portfólio da crise. E como o tema das aulas é de interesse público, vamos abrir para que toda a comunidade possa participar”, comenta o professor da Unesc Rafael Amaral.

Os acadêmicos dos oito cursos de saúde da Universidade estão desenvolvendo o portfólio há mais de 30 dias. Ele é alimentado semanalmente com dados da Covid-19 como o número de casos, além de relatos de como os estudantes estão se sentindo em meio à pandemia. A ideia das aulas é auxiliar também os alunos na construção do portfólio da crise.

Nas próximas semanas, as aulas terão a presença de professores e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e de centros de estudo de Brasília e Manaus.  

Pelo link você poderá acompanhar todas as aulas com os profissionais convidados.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2020 às 17:48
Compartilhar Comente

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio

Unesc realiza ação comunitária em Sombrio
Atendimentos foram feitos por professores e acadêmicos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou mais uma ação comunitária neste sábado (7/3), com a participação de professores e estudantes. Em parceria com a Associação Assistencial e Educacional Sombrio Vida, entidade que beneficia 500 jovens, cursos de saúde da Universidade levaram diversos atendimentos e orientações para a população de Sombrio, das 13h30 às 17h30.

Entre os serviços oferecidos pelos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, estiveram teste de tipagem e coagulação sanguínea, aferição de pressão arterial, orientações sobre medicamentos e plantas medicinais, avaliação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre saúde bucal e saúde da mulher.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de março de 2020 às 12:12
Compartilhar Comente

Atividade de Extensão - Odontologia e AFASC

Mais do que apenas uma atividade acadêmica, as atividades de extensão da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva IV proporcionaram momentos de muita alegria, felicidade e satisfação para acadêmicos, professores, funcionários e crianças do CEI Santa Luzia, instituição indicada pela AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Após as atividades práticas relacionadas ao levantamento epidemiológico de Saúde Bucal da escola, os acadêmicos conseguiram doações de brinquedos para 120 crianças do 3o e 4o ano da escola, e organizaram listas e tarefas para que todos ajudassem e nenhuma criança fosse esquecida. Um gesto simples, mas especialmente reconhecido no sorriso e no abraço das crianças. A entrega aconteceu nesta 4a feira, dia 11, com a presença do Papai Noel e do Homem-Aranha, acadêmicos voluntários que se dispuseram a encantar o Natal de crianças com tantas necessidades.

Parabéns pela iniciativa da escola, dos acadêmicos e professores por um momento tão marcante para todos.

Por: Diego Anselmi Pires 13 de dezembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente