Odontologia

Atividade de Extensão - Odontologia e AFASC

Mais do que apenas uma atividade acadêmica, as atividades de extensão da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva IV proporcionaram momentos de muita alegria, felicidade e satisfação para acadêmicos, professores, funcionários e crianças do CEI Santa Luzia, instituição indicada pela AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Após as atividades práticas relacionadas ao levantamento epidemiológico de Saúde Bucal da escola, os acadêmicos conseguiram doações de brinquedos para 120 crianças do 3o e 4o ano da escola, e organizaram listas e tarefas para que todos ajudassem e nenhuma criança fosse esquecida. Um gesto simples, mas especialmente reconhecido no sorriso e no abraço das crianças. A entrega aconteceu nesta 4a feira, dia 11, com a presença do Papai Noel e do Homem-Aranha, acadêmicos voluntários que se dispuseram a encantar o Natal de crianças com tantas necessidades.

Parabéns pela iniciativa da escola, dos acadêmicos e professores por um momento tão marcante para todos.

Por: Diego Anselmi Pires 13 de dezembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia
Saída Terapêutica CAPS - Odontologia Mais imagens

Nesta 2a feira, dia 09 de Dezembro, os pacientes usuários do CAPS II e CAPS III de Criciúma, cerca de 75 pessoas, foram convidados a participar de uma atividade de encerramento com os acadêmicos da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva V. Esta atividade aconteceu nas dependências da Sociedade Recreativa Mampituba e contou com alimentação variada (cachorro-quente, bolos, panetones, pipoca, algodão doce, água, sucos e refrigerantes), além de muita música, diversão e até a presença do Papai Noel, o que emocionou vários dos presentes.

Parabéns aos professores, acadêmicos e colaboradores dos CAPS que ajudaram a realizar este evento tão simbólico para estes pacientes tão especiais.

Por: Diego Anselmi Pires 10 de dezembro de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente

Odontologia no ENADE

Odontologia no ENADE
Acadêmicos e professores Mais imagens

Neste domingo, dia 24 de Novembro, na UNESC, aconteceu mais uma edição do ENADE. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que avalia o rendimento dos alunos concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. 

Além do prestígio ao acadêmico e à instituição, um bom desempenho pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

No caso do curso de Graduação em Odontologia, 100% dos 76 acadêmicos selecionados para o exame estiveram presentes e contaram com um apoio mais do que importante neste desafio. Além do comprometimento de todos os professores na preparação e motivação dos acadêmicos no período anterior ao exame, um grupo de professores esteve no local das provas, dando um apoio e garantindo a torcida para um desempenho excelente.

"Que maravilha!!!! [😍] [😍] [😍] [👏] [👏] [👏] [👏]  É isso aí!!! Seguimos firmes e fortes qualificando sempre mais nosso curso. Meus amigos, vcs são show [❤] [❤] [❤] [❤] [❤]" (palavras da Professora Fernanda Sônego)

E, logo abaixo, um depoimento da Professora Morgana Machado Guzzatti, Coordenadora do curso:

"Gostaria de agradecer a presença dos profs no dia de hoje .. sem dúvida fez toda a diferença!!!! MUITO OBRIGADA  [🙏]... enfim, tudo indica que estamos no caminho certo... MUITO OBRIGADA, gente..muito obrigada pelo empenho de todos, especialmente esse ano! Vcs são Mara!"

Segundo relato dos acadêmicos,
- todos os assuntos abordados no conteúdo específico tinha sido colocado em algum momento do curso; 
- as questões realizadas pelos professores para o banco de questões foram muitas vezes colocadas muito parecidas na prova; 
- as questões das clínicas integradas estão em muita sintonia...citaram questões do Professor Fernando Antonini (RNI), pneumonia associada à ventilação mecânica (Periodontia), Endodontia, Farmacologia, Patologia, Saúde Coletiva,  entre outras.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:55
Compartilhar Comente

Curricularização da Extensão - Curso de Odontologia

Acadêmicos da 6a fase do Curso de Graduação em Odontologia da UNESC, na disciplina de Endodontia II, participaram, na tarde do dia 27 de Novembro, de atividades com professores e alunos de duas instituições da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma - AFASC, nos bairros Pinheirinho e Santa Luzia.

Estas atividades contemplam mais uma etapa da parceria firmada entre o curso de Odontologia e a AFASC, no sentido de oportunizar um cenário de práticas para os acadêmicos, fortalecendo o papel comunitário da instituição UNESC, além da indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, um dos pilares da universidade.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:45
Compartilhar Comente

ODONTOLOGIA da UNESC participa do Novembro Azul na Praça, em Sombrio

Acadêmicos e residentes do curso de Odontologia estiveram, no dia 22 de Novembro de 2019, participando das atividades relacionadas ao Novembro Azul, campanha do Ministério da Saúde abordando a Saúde do Homem.

Anualmente, diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:24
Compartilhar Comente