Odontologia

ODONTOLOGIA da UNESC participa do Novembro Azul na Praça, em Sombrio

Acadêmicos e residentes do curso de Odontologia estiveram, no dia 22 de Novembro de 2019, participando das atividades relacionadas ao Novembro Azul, campanha do Ministério da Saúde abordando a Saúde do Homem.

Anualmente, diversas entidades apoiam e promovem ações em prol da causa a fim de que o público masculino se atente mais à própria saúde.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:24
Compartilhar Comente

Palestra sobre saúde e higiene bucal para alunos mais do que especiais

Palestra sobre saúde e higiene bucal para alunos mais do que especiais
Palestra com alunos mais do que especiais do INSTITUTO DIONÍSIO FREITAS Mais imagens

No dia 14 de outubro de 2019, foi ministrada uma palestra sobre prevenção e higienização da saúde bucal para alunos do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DIOMÍCIO FREITAS, onde se explicou por forma de demonstração, a correta higienização dos dentes e da língua, além da necessidade da utilização do fio dental. Foi também enfatizada a importância da aplicação de flúor e a necessidade de visitas frequentes ao dentista.
A abordagem do tema foi de modo expositivo e prático. Na etapa expositiva, foram utilizados materiais didáticos, tais como: boneco, boca, escova, cartaz e vídeo. E na parte prática, foram distribuídos kits de escovação, sendo esses utilizados para a realização de uma escovação supervisionada com cada um dos participantes e demonstração do uso do fio dental.

Esta atividade foi conduzida pelos acadêmicos Emely Cardoso da Silva e Giácomo Reiter Ostetto.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Capacitação de Profissionais de Saúde Bucal da AMREC

Capacitação Anquiloglossia

No dia 07/11/2019, das 08h às 17h, profissionais de Saúde Bucal da AMREC acompanharam a apresentação do protocolo para o teste da linguinha. O evento foi realizado nas salas de aula da UNESC, com a participação dos palestrantes Janice Westphal Roman Napp (Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana Gusmão) e Fabiano Goulart Azambuja (Professor da UNESC). 

No dia 19/11/2019, das 13h às 17h, foi realizada a capacitação prática da frenotomia lingual, nas dependências das Clínicas Integradas de Odontologia da UNESC. com a participação do palestrante Fabiano
Goulart Azambuja e Professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego (Professores da UNESC). Esta foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Criciúma e Unesc, com a participação das prefeituras dos municípios da região da AMREC, para a qualificação da rede de atenção à Saúde Bucal.
Estima-se que cerca de 30 participantes, incluindo acadêmicos, Cirurgiões dentistas e fonoaudiólogas, participaram do evento.

Por: Diego Anselmi Pires 20 de novembro de 2019 às 08:52
Compartilhar Comente

Desfile cívico-militar no dia 7 de Setembro

Neste sábado, dia 7 de Setembro, no período matutino, foi realizado o desfile cívico-militar no município de Criciúma, com a participação de 51 escolas, instituições civis, públicas e militares, enfim, inúmeras entidades que prestigiaram esse momento tão importante para o civismo nacional. 

O desfile ocorreu  na rua José Henrique Mezzari, a Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, com o tema "Amar a Família, Honrar a Pátria e Respeitar o Próximo". 

Acadêmicos e professores de vários cursos da UNESC desfilaram, engrandecendo ainda mais o resgate de um sentimento há muito esquecido por parte da população brasileira, o orgulho e o respeito aos valores. O curso de Odontologia esteve muito bem representado pelos acadêmicos ELISANA CARBONI, LAURA RODRIGUES DE SOUZA, FÁBIO ROSSO, ANA CAROLINA PEREIRA e MARIA EDUARDA ALVES MENDES. Estes acadêmicos também realizaram orientações sobre Saúde Bucal e sobre o atendimento nas clínicas  de Odontologia do curso ao público que assistia ao evento, supervisionados pelo Professor Diego Pires.

O público compareceu em peso para prestigiar o evento, que iniciou às 8 horas e encerrou por volta do meio-dia. Parabéns a todos os participantes e à organização do evento.

Por: Diego Anselmi Pires 11 de setembro de 2019 às 14:36
Compartilhar Comente

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA E BANCO DE DENTES

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA E BANCO DE DENTES
Mais imagens

Com o tema USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA, a Prefeitura Municipal de Criciúma, através de seu Coordenador de Saúde Bucal, o Cirurgião Dentista Deivid Freitas, convidou a UNESC para uma capacitação de seus colaboradores, no mês de Julho deste ano, e que contou com a participação de uma professora e acadêmicos do curso de Graduação em Odontologia.

Envolvendo 36 participantes, entre Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal da rede básica de saúde do município, a Professora ANARELA BERNARDI VASSEN, acompanhada dos acadêmicos GABRIELA MACHADO HENRIQUE e CRISTIAN SERPA DA SILVA, realizaram uma capacitação de, aproximadamente, 3 horas de duração, explicando a necessidade de uma correta avaliação e do uso de evidências na tomada de decisão sobre o uso de antibióticos em Odontologia. Também foram apresentados o Banco de Dentes Humanos da instituição e seu protocolo para doação destes órgãos.

"Palestra excelente, objetiva, focada e prática", "muito explicativa", "muito produtiva", "excelente" foram algumas das percepções relatadas pelos participantes para a coordenação de Saúde Bucal do município. 

Por: Diego Anselmi Pires 03 de setembro de 2019 às 07:48
Compartilhar Comente