Odontologia

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc
A escolha da aluna fez a diferença na realização das suas escolhas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Fernanda era apenas uma menina, mas já tinha certeza do caminho que iria seguir. Suas primeiras pacientes foram as bonecas, que recebiam cuidados de saúde em seu consultório imaginário. “Uma clínica só minha”, pensava a pequena. E foi assim que tudo começou. Hoje, Fernanda Teixeira está no sétimo semestre do curso de Odontologia da Unesc e, para ela, o sonho de se tornar uma profissional da área da saúde está cada vez mais próximo.

Esse instinto que nasceu com Fernanda, de cuidar com as pessoas, tomou uma proporção maior na Unesc. A estudante conta que se apaixonou pela saúde pública, sempre presente nas aulas.  “O ensino na Unesc mostra a realidade da comunidade, abrindo a nossa mente para entender a situação atual da saúde e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento dela”, explica.

Contato com a prática

Por mais que já tivesse certeza daquilo que queria, Fernanda se encantou ainda mais pela área quando iniciou a prática. Desde as primeiras fases, os alunos dos cursos de saúde atendem a comunidade de Criciúma e região nos laboratórios e nas Clínicas Integradas da Universidade. Só no primeiro semestre de 2017, foram mais de 60 mil atendimentos realizados nos serviços oferecidos pela Unesc, e Fernanda contribuiu com este número.

“Logo no terceiro semestre tivemos contato com a prática. É a melhor forma de se acostumar com o ambiente profissional. Não é só o procedimento de saúde em si que influencia em um bom atendimento. A forma como o paciente é tratado também é importante para o desenvolvimento profissional”, ressalta.

Bolsa ajudou a dar vida às brincadeiras de criança

Na Unesc são diversas as possibilidades de bolsas de estudos e foi assim que Fernanda teve a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. “Eu consegui entrar na Universidade pela minha nota do Enem. Garanti uma bolsa de 100% por meio do Prouni. Sem ela seria impossível”, comenta.

Um mundo de possibilidades

Na Unesc são inúmeras as possibilidades para quem tem interesse em ingressar na área da saúde. A UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) conta com os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.


#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Lima 08 de junho de 2017 às 10:14
Compartilhar Comente

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus
Atividades vão ocorrer em parceria com a Unidade de Saúde do bairro Mais imagens


A Unesc vai promover ações de saúde na Unidade de Saúde Vila Manaus. A atividade vai levar os profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem e Farmácia que compõem a Residência Multiprofissional da Clínicas Integradas da Universidade para realizar a Feira da Saúde. O evento ocorre na quarta-feira (5/4), das 8 às 12 horas.

O encontro será promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril). Os profissionais vão ofertar serviços como: teste de HGT (glicose), aferição da pressão arterial, avaliação de composição corporal, tipagem sanguínea, alongamento, nutrição, psicologia, saúde bucal e palestras.

A primeira Feira de Saúde tem o objetivo de possibilitar o contato a saúde e a aproximação da comunidade aos serviços ofertados pela Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de abril de 2017 às 11:58
Compartilhar Comente

Fernanda e Unesc juntas para transformar sorrisos

Fernanda e Unesc juntas para transformar sorrisos
A escolha da aluna fez a diferença para ela e seu sonho (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Praticar o cuidado em saúde sempre esteve presente na vida de Fernanda. Quando criança, as bonecas viravam pacientes. A brincadeira preferida da estudante da Unesc era fazer curativos e imaginar uma clínica só dela. E foi bem assim que tudo começou. Hoje, Fernanda Teixeira está no sexto semestre do curso de Odontologia da Universidade e, para ela, o sonho de se tornar uma profissional da área da saúde está cada vez mais próximo.

O instinto de cuidar das pessoas só cresceu ao ingressar na Unesc. Fernanda conta que a saúde pública sempre está presente nas aulas e isso fez ela ter ainda mais certeza da escolha que fez. “O ensino na Unesc mostra a realidade da comunidade, abrindo a nossa mente para entender a situação atual da saúde e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento dela”, explica.

Uma sala de aula que reflete a profissão


Por mais que já tivesse certeza daquilo que queria, Fernanda se encantou ainda mais pela área quando iniciou a prática. Os alunos dos cursos de saúde atuam nos laboratórios e nas Clínicas Integradas da Universidade. Só no primeiro semestre de 2016, foram mais de 50 mil atendimentos realizados nos serviços oferecidos pelas Clínicas, e Fernanda contribuiu com este número.

“Já no terceiro semestre tivemos contato com a prática. É a melhor forma de se acostumar com o ambiente profissional. Não é só o procedimento de saúde em si que influencia em um bom atendimento, a forma como o paciente é tratado também é importante para o desenvolvimento profissional”, ressalta.

Bolsa ajudaram a dar vida às brincadeiras de criança

Na Unesc são diversas as possibilidades de bolsas de estudos e foi assim que Fernanda teve a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. “Eu consegui entrar na Universidade pela minha nota do Enem. Garanti uma bolsa de 100% por meio do Prouni. Sem ela seria impossível”, comenta.

Um mundo de possibilidades


Na Unesc são inúmeras as possibilidades para quem tem interesse em ingressar na área da saúde. A UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) conta com os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia.

#escolhaunesc


Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 09 de novembro de 2016 às 17:04
Compartilhar Comente

Unesc é homenageada com Mérito Odontológico da Alesc

Unesc é homenageada com Mérito Odontológico da Alesc
Evento ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Universidade foi homenageada pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) nesta terça-feira (25/10). A Placa de Honra ao Mérito Odontológico se dá pelas ações desenvolvidas junto à comunidade por meio do curso de Odontologia. O prêmio será entregue durante a Sessão Solene de Homenagem ao Dia do Cirurgião-dentista.

Característica das universidades comunitárias, o contato entre os alunos e a comunidade é trabalhado com profundidade durante a formação. Desde as primeiras fases, os estudantes de Odontologia, e dos demais cursos da área da saúde, são inseridos nos serviços de saúde local e regional, sejam eles públicos ou privados.

Essa relação é intensificada com diversas atividades ao longo da trajetória acadêmica, como os projetos de pesquisa e extensão, que permitem o aprofundamento do saber e fazer saúde.

Além da atuação externa, os estudantes conseguem vivenciar o dia a dia do profissional em saúde dentro da Unesc, por meio das Clínicas Integradas. Só no primeiro semestre de 2016, o Serviço de Odontologia realizou mais de 4 mil atendimentos com pacientes de Criciúma e Região. E neste ano, o Serviço também trouxe uma novidade, um atendimento especializado, desenvolvido por meio dos estudantes da pós-graduação em Implantodontia.

Banco de dentes

A Unesc possui um BDH (Banco de Dentes Humanos), onde os estudantes podem estudar, treinar e pesquisar, buscando melhorias para a saúde bucal. Além disso, o projeto contribui para a eliminação da infecção cruzada e do comércio ilegal de dentes, que ainda ocorre nos dias atuais.

Atualmente a Unesc recebe doação de dentes das Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família e Centros de Especialidade Odontológica dos municípios que compõem a AMREC. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 27 de outubro de 2016 às 15:50
Compartilhar Comente