Odontologia

Projeto “Todos pelo Bairro” visita comunidades de Criciúma e realiza a doação de 400 kits de higiene e prevenção

Projeto “Todos pelo Bairro” visita comunidades de Criciúma e realiza a doação de 400 kits de higiene e prevenção
Iniciativa é um esforço coletivo da Unesc, do Bairro da Juventude e da Casa Mix (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A cada bairro, esquina e rua de Criciúma uma mesma cena alegre se repetiu na tarde desta sexta-feira (2/9): com um grande sorriso, crianças corriam para ver o homem aranha, a fada do dente, os unicórnios e receber um kit de higiene bucal. A ação “seu sorriso nos faz feliz” foi proposta pelo projeto “Todos pela saúde do Bairro”, um esforço coletivo da Unesc, do Bairro da Juventude e da Casa Mix para proporcionar mais qualidade de vida aos alunos atendidos pela instituição. Na oportunidade também foram entregues máscaras de proteção individual contra o coronavírus, uma necessidade identificada pela organização.

A iniciativa visitou as comunidades de maior vulnerabilidade social do município, realizando a entrega de 400 escovas de dentes, cremes e fio dental, doados pela Prefeitura Municipal de Criciúma. Além disso, os estudantes do curso de Odontologia da Universidade também socializaram orientações e fizeram a divulgação dos serviços gratuitos realizados pelo projeto para os alunos matriculados no Bairro. “Tem sido um período muito difícil. Essa visita do Bairro da Juventude, Unesc e Casa Mix certamente vai nos ajudar muito, principalmente as nossas crianças. O sentimento é de gratidão, nos deixa muito felizes tê-los aqui”, contou a moradora de Criciúma e mãe de três alunos, Tomázia Pereira Costa.

A rota contemplou os bairros Pinheirinho, Boa Vista, Renascer e Ana Maria, locais onde um mapeamento prévio apontou o maior número de estudantes matriculados na instituição. Ainda assim, a caravana realizou paradas pelo caminho para acolher o maior número de pessoas possível. “Já que nossas crianças não podem vir até o Bairro, hoje a gente foi até elas para entregar itens de higiene e alegria. O intuito é atender as crianças matriculadas, mas com certeza todas as crianças que vieram até o ônibus foram muito bem acolhidas. Além dos materiais de higiene, também foi identificada a necessidade de entregarmos máscaras de proteção, item que por muitas vezes é de difícil acesso na comunidade”, explicou a professora da Unesc, Patrícia Just de Jesus Vanni.

Os kits doados à comunidade foram recebidos pelo projeto ainda no início do ano. Devido a pandemia, com serviços paralisados, os materiais não foram usados. “Precisamos então nos reinventar. Faz quase sete meses que não temos o contato diário com nossas crianças, mas estamos aqui agora, na comunidade, oferecendo informações de prevenção, realizando doações e matando a saudade de cada um”, destacou a coordenadora de assistência social do Bairro, Daiane Bento.

A iniciativa “Todos pela Saúde do Bairro” garante com que as crianças atendidas pelo Bairro da Juventude tenham acesso a consultas e tratamentos com professores e acadêmicos dos cursos de Odontologia e Medicina e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade, também envolvendo as áreas de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas recebem primeiros pacientes após início da retomada nos atendimentos

Clínicas Integradas recebem primeiros pacientes após início da retomada nos atendimentos
Retorno das atividades está sendo gradual e embasado em protocolos de segurança (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O paciente do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc, Alifer de Souza Melo, de seis anos, chegou animado à Universidade na tarde desta quarta-feira (17/6) para a consulta com seu psicólogo. Ele, assim como centenas de pacientes que recebem atendimentos nas Clínicas Integradas da Unesc, estava com saudades e pôde retomar seu tratamento com o retorno gradual das atividades na Instituição.

Os pacientes que tinham consultas agendadas para alguma das dezenas de especialidades disponíveis nas Clínicas Integradas estão voltando aos atendimentos nesta semana. Os atendimentos cancelados por conta do período em que as clínicas estiveram fechadas estão sendo reorganizados e o movimento no local já é diferente. Além da chegada de pacientes, o espaço teve sua estrutura também modificada e sinalizada com foco na prevenção à Covid-19.

A confiança de que a Universidade oferece um ambiente seguro seguindo todos os protocolos de segurança levou a criciumense Josimeire Alves de Oliveira à Unesc também nesta quarta-feira. Dessa vez ela esteve acompanhando a mãe em consulta na Clínica de Medicina e já na próxima semana estará de volta para a consulta da filha de sete anos. “Minha mãe veio de Siderópolis para a consulta. Trouxe os exames que precisava e mais uma vez foi atendida, o que para nós é sempre uma grande ajuda”, comentou.

Na Clínica de Odontologia a jovem Mariana Potrick Fritsh aguardava seu atendimento com os acadêmicos que já a conhecem. Isso porque há aproximadamente um ano Mariana recebeu a oportunidade de tratar problemas dentários na Unesc. “Para mim é muito bom. Quando não foi possível iniciar o tratamento de canal, por exemplo, eles me chamaram para fazer uma limpeza e em seguida iniciamos os cuidados mais específicos. Fiquei contente de podermos retomar hoje”, destacou.

A paciente está sendo atendida por acadêmicos da oitava fase do curso de Odontologia na disciplina de Clínica Integrada 3, reiniciada nesta semana após o período de aulas apenas mediadas por tecnologia. “Retomamos hoje e está sendo muito tranquilo. Seguimos o protocolo de aferição de temperatura, de orientações completas ao paciente e todos os procedimentos necessários para a segurança de todos nós”, salientou a professora da turma, Soraia Netto.

Operação completa

Os cuidados com o trânsito de pessoas na Universidade e nos locais de atendimento estão sendo estudados de forma completa. Conforme o secretário das Clínicas Integradas da Unesc, Marlon Gonçalves Zilli, as escalas de professores e acadêmicos em atividade no local, assim como a agenda de consultas está sendo diferenciada neste período.

“Dividimos a presença de turmas em apenas uma em cada um dos corredores na Clínica de Medicina, por exemplo, que conta agora com apenas dois professores por período em atendimento. Além disso, os agendamentos estão sendo feitos para períodos mais espaçados e os pacientes já são encaminhados aos consultórios após os procedimentos de triagem na chegada para que não haja aglomeração na recepção”, explica.

Os pacientes que tiveram consultas desmarcadas devem aguardar a equipe dos setores entrar em contato para o reagendamento no momento em que for possível.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de junho de 2020 às 18:15
Compartilhar Comente

Atividade de Extensão - Odontologia e AFASC

Mais do que apenas uma atividade acadêmica, as atividades de extensão da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva IV proporcionaram momentos de muita alegria, felicidade e satisfação para acadêmicos, professores, funcionários e crianças do CEI Santa Luzia, instituição indicada pela AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Após as atividades práticas relacionadas ao levantamento epidemiológico de Saúde Bucal da escola, os acadêmicos conseguiram doações de brinquedos para 120 crianças do 3o e 4o ano da escola, e organizaram listas e tarefas para que todos ajudassem e nenhuma criança fosse esquecida. Um gesto simples, mas especialmente reconhecido no sorriso e no abraço das crianças. A entrega aconteceu nesta 4a feira, dia 11, com a presença do Papai Noel e do Homem-Aranha, acadêmicos voluntários que se dispuseram a encantar o Natal de crianças com tantas necessidades.

Parabéns pela iniciativa da escola, dos acadêmicos e professores por um momento tão marcante para todos.

Por: Diego Anselmi Pires 13 de dezembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia
Saída Terapêutica CAPS - Odontologia Mais imagens

Nesta 2a feira, dia 09 de Dezembro, os pacientes usuários do CAPS II e CAPS III de Criciúma, cerca de 75 pessoas, foram convidados a participar de uma atividade de encerramento com os acadêmicos da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva V. Esta atividade aconteceu nas dependências da Sociedade Recreativa Mampituba e contou com alimentação variada (cachorro-quente, bolos, panetones, pipoca, algodão doce, água, sucos e refrigerantes), além de muita música, diversão e até a presença do Papai Noel, o que emocionou vários dos presentes.

Parabéns aos professores, acadêmicos e colaboradores dos CAPS que ajudaram a realizar este evento tão simbólico para estes pacientes tão especiais.

Por: Diego Anselmi Pires 10 de dezembro de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente

Odontologia no ENADE

Odontologia no ENADE
Acadêmicos e professores Mais imagens

Neste domingo, dia 24 de Novembro, na UNESC, aconteceu mais uma edição do ENADE. O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que avalia o rendimento dos alunos concluintes, dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. 

Além do prestígio ao acadêmico e à instituição, um bom desempenho pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

No caso do curso de Graduação em Odontologia, 100% dos 76 acadêmicos selecionados para o exame estiveram presentes e contaram com um apoio mais do que importante neste desafio. Além do comprometimento de todos os professores na preparação e motivação dos acadêmicos no período anterior ao exame, um grupo de professores esteve no local das provas, dando um apoio e garantindo a torcida para um desempenho excelente.

"Que maravilha!!!! [😍] [😍] [😍] [👏] [👏] [👏] [👏]  É isso aí!!! Seguimos firmes e fortes qualificando sempre mais nosso curso. Meus amigos, vcs são show [❤] [❤] [❤] [❤] [❤]" (palavras da Professora Fernanda Sônego)

E, logo abaixo, um depoimento da Professora Morgana Machado Guzzatti, Coordenadora do curso:

"Gostaria de agradecer a presença dos profs no dia de hoje .. sem dúvida fez toda a diferença!!!! MUITO OBRIGADA  [🙏]... enfim, tudo indica que estamos no caminho certo... MUITO OBRIGADA, gente..muito obrigada pelo empenho de todos, especialmente esse ano! Vcs são Mara!"

Segundo relato dos acadêmicos,
- todos os assuntos abordados no conteúdo específico tinha sido colocado em algum momento do curso; 
- as questões realizadas pelos professores para o banco de questões foram muitas vezes colocadas muito parecidas na prova; 
- as questões das clínicas integradas estão em muita sintonia...citaram questões do Professor Fernando Antonini (RNI), pneumonia associada à ventilação mecânica (Periodontia), Endodontia, Farmacologia, Patologia, Saúde Coletiva,  entre outras.

Por: Diego Anselmi Pires 27 de novembro de 2019 às 15:55
Compartilhar Comente