Odontologia

Professora de Odontologia participa de evento internacional

Professora de Odontologia participa de evento internacional
Mais imagens

A professora do curso de Odontologia Patrícia Fernandes Ávila Ribeiro, irá representar a Universidade na 3ª edição da Conferência Internacional de Odontologia e Saúde Oral, que ocorrerá de 16 a 18 de setembro, em Londres. Em sua participação no evento, Patrícia fará uma apresentação oral do relato de um caso de uma infecção fúngica sistêmica, diagnosticado a partir de uma lesão na mucosa oral.

Por: Milena Spilere Nandi 12 de setembro de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Desfile cívico-militar no dia 7 de Setembro

Neste sábado, dia 7 de Setembro, no período matutino, foi realizado o desfile cívico-militar no município de Criciúma, com a participação de 51 escolas, instituições civis, públicas e militares, enfim, inúmeras entidades que prestigiaram esse momento tão importante para o civismo nacional. 

O desfile ocorreu  na rua José Henrique Mezzari, a Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, com o tema "Amar a Família, Honrar a Pátria e Respeitar o Próximo". 

Acadêmicos e professores de vários cursos da UNESC desfilaram, engrandecendo ainda mais o resgate de um sentimento há muito esquecido por parte da população brasileira, o orgulho e o respeito aos valores. O curso de Odontologia esteve muito bem representado pelos acadêmicos ELISANA CARBONI, LAURA RODRIGUES DE SOUZA, FÁBIO ROSSO, ANA CAROLINA PEREIRA e MARIA EDUARDA ALVES MENDES. Estes acadêmicos também realizaram orientações sobre Saúde Bucal e sobre o atendimento nas clínicas  de Odontologia do curso ao público que assistia ao evento, supervisionados pelo Professor Diego Pires.

O público compareceu em peso para prestigiar o evento, que iniciou às 8 horas e encerrou por volta do meio-dia. Parabéns a todos os participantes e à organização do evento.

Por: Diego Anselmi Pires 11 de setembro de 2019 às 14:36
Compartilhar Comente

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA E BANCO DE DENTES

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA E BANCO DE DENTES
Mais imagens

Com o tema USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS NA ODONTOLOGIA, a Prefeitura Municipal de Criciúma, através de seu Coordenador de Saúde Bucal, o Cirurgião Dentista Deivid Freitas, convidou a UNESC para uma capacitação de seus colaboradores, no mês de Julho deste ano, e que contou com a participação de uma professora e acadêmicos do curso de Graduação em Odontologia.

Envolvendo 36 participantes, entre Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal da rede básica de saúde do município, a Professora ANARELA BERNARDI VASSEN, acompanhada dos acadêmicos GABRIELA MACHADO HENRIQUE e CRISTIAN SERPA DA SILVA, realizaram uma capacitação de, aproximadamente, 3 horas de duração, explicando a necessidade de uma correta avaliação e do uso de evidências na tomada de decisão sobre o uso de antibióticos em Odontologia. Também foram apresentados o Banco de Dentes Humanos da instituição e seu protocolo para doação destes órgãos.

"Palestra excelente, objetiva, focada e prática", "muito explicativa", "muito produtiva", "excelente" foram algumas das percepções relatadas pelos participantes para a coordenação de Saúde Bucal do município. 

Por: Diego Anselmi Pires 03 de setembro de 2019 às 07:48
Compartilhar Comente

ENDODONTIA NO SUS e BANCO DENTES

ENDODONTIA NO SUS e BANCO DENTES
Mais imagens

A Prefeitura Municipal de Araranguá recebeu, na Secretaria Municipal de Saúde e Unidade Central de Saúde Bom Pastor, uma Capacitação para Dentistas, Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal da rede básica de saúde, no dia 24 de Julho de 2019.

Ao abordar o tema, a Professora do curso de Graduação em Odontologia da UNESC, ANARELA BERNARDI VASSEN, expôs a viabilidade e os protocolos necessários para a realização de endodontias no SUS, utilizando um sistema de referência e contrarreferência das unidades básicas de saúde (UBS) ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), presente no município. Além deste assunto, aproveitou para divulgar o Banco de Dentes Humanos da instituição e seu protocolo para o encaminhamento destes órgãos humanos para estudo acadêmico.

Cerca de 16 profissionais de Odontologia, entre Cirurgiões Dentistas, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal participaram da atividade

Uma das Cirurgiãs Dentistas participantes do evento, Lídia Pirolla destacou a importãncia do evento, relatando que “atualizar o conhecimento aplicado ao SUS é fundamental”.

Por: Diego Anselmi Pires 03 de setembro de 2019 às 07:30
Compartilhar Comente

VISITA AO BANCO E BIOBANCO DE DENTES UNESC

VISITA AO BANCO E BIOBANCO DE DENTES UNESC
Mais imagens

No dia 05 de Julho de 2019, as proferssoras do Curso de Graduação em Odontologia da UNESC, ANARELA BERNARDI VASSEN e MORGANA FRANCISCO MACHADO GUZZATTI, estiveram em Joaçaba, visitando a UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, uma universidade comunitária, visitando seu Banco e Biobanco de Dentes. Esta visita técnica serviu para ampliar o conhecimento sobre sua implantação e gestão, bem como permititr um planejamento adequado ao projeto existente na UNESC, o Banco de Dentes Humanos (BDH).

Segundo relato das professoras, “retornamos para nossa universidade com muitas ideias, novidades e convictas de que é possível implantar o nosso Biobanco de dentes que será tão importante para pesquisa gerando produção de conhecimento para a comunidade científica e beneficiando nossos pacientes.

O BDH, segundo regimento próprio, é uma entidade sem fins lucrativos tem por objetivos principais suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisa ou atividades didáticas, eliminar o comércio ilegal de dentes, zelar pela eliminação da infecção cruzada que existe no manuseio indiscriminado de dentes extraídos, conscientizar, tanto a comunidade leiga quanto a científica, da importância cultural, bioética, social, legal e moral da existência de um BDH como um banco de órgãos, efetuar a renovação dos dentes doados, seu exame, seleção, preparo e distribuição aos cirurgiões dentistas e graduandos solicitantes, e preservar os dentes doados. 

Assim, esta troca de conhecimentos vem ao encontro dos princípios, valores e do compromisso da UNESC, a nossa universidade comunitária.

Por: Diego Anselmi Pires 03 de setembro de 2019 às 07:12
Compartilhar Comente