Odontologia

Unesc realiza capacitação com profissionais da Odontologia de Braço do Norte

Unesc realiza capacitação com profissionais da Odontologia de Braço do Norte
Encontro ocorreu na Clínica de Odontologia (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Dentistas e auxiliares que atuam na saúde pública no município de Braço do Norte, estiveram reunidos na Unesc nesta quinta-feira (27/9) para uma capacitação em atendimento a pessoas com necessidades especiais. As atividades ocorreram na Clínica de Odontologia da Universidade, sob a orientação de professores do curso de Odontologia da Instituição.

A atividade envolveu também acadêmicos da oitava fase que cursam a disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações vinculadas ao programa de extensão “Direitos Educacionais e Inclusão” da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, da qual a Unesc é parceria na ação “Formação em Rede: Garantia dos Direitos de Atendimento Intersetorial da Criança e do Adolescente e Demais Pessoas com Necessidades Especiais”, cujo objetivo é promover a formação dos profissionais da rede pública de saúde, assistência social e educação referente aos direitos da criança e do adolescente e demais pessoas com necessidades especiais. 

Segundo a professora do curso de Odontologia da Unesc, Patrícia Pires, a primeira fase da capacitação ocorreu em julho de 2018, em Braço do Norte, com uma palestra para os cirurgiões dentistas e auxiliares. “Inicialmente, buscamos trabalhar a legislação voltada para esses pacientes. Hoje os profissionais de Braço do Norte e os nossos acadêmicos estão atendendo pessoas da comunidade que já utilizam os serviços das Clínicas Integradas da Universidade”, explica.

De acordo com Gabriela Demetrio, acadêmica vinculada ao programa de extensão da Udesc e às atividades desenvolvidas no atendimento odontológico, esta formação em rede vem contribuindo para estreitamento das relações entre os profissionais da Odontologia e, principalmente, no planejamento do atendimento aos pacientes com necessidades especiais.

Esta ação em rede contou com a contribuição da professora Patrícia, além dos professores do curso de Odontologia da Unesc Rafaela Antônio, Fernando Antônio e Karina Marcon. O programa de extensão é coordenado pelas professoras Ana Flávia Garcez, Cléia Demétrio Pereira e Tania Regina da Rocha Unglaub, da Udesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2018 às 11:06
Compartilhar Comente

Endodontia em Destaque

Endodontia em Destaque
Mais imagens

Professora Anarela participando do Internacional Dentsply Sirona Endodontics para grupo exclusivo de professores do Brasil com professor Miguel Roig –UIC Barcelona. Muitas novidades para o Curso de Graduação e Pós-Graduação de Endodontia da Unesc!!!

Por: Morgana Francisco Machado 27 de setembro de 2018 às 10:00
Compartilhar Comente

Ação Saúde Bucal

 Nesta 5a feira, dia 20, dentro da SIPAT, Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, aconteceu uma Ação de Saúde Bucal na empresa JBS, localizada em Criciúma, no período matutino. Foi realizada uma palestra na empresa para os funcionários do setor de produção.
 O assunto abordado foi sobre como higienizar a cavidade bucal corretamente, para que não ocorram problemas futuros como cárie, gengivite ou mesmo, periodontite. Além disso, foram abordados aspectos relativos à  dieta alimentar, bem como foram tiradas dúvidas que os funcionários possuíam sobre assuntos relacionados à Saúde Bucal.
 No final, foram distribuídos kits de higiene bucal aos funcionários, além da correta orientação sobre sua utilização e a necessidade de visitas regulares ao Dentista. A UNESC agradece a empresa pelo espaço de divulgação e aprendizado, colocando-se à disposição para eventuais parcerias.

Acadêmicos participantes: Ediléia Negri Correa, Juliano Behenck, Marlise Niero de Souza.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/blog/index/291

Por: Hévila Vivian Borges 25 de setembro de 2018 às 09:19
Compartilhar Comente

Palestra sobre Câncer de Boca na empresa Ecofitus em Forquilhinha

       Aconteceu na última terça-feira   (18/09), uma palestra para os funcionários da empresa Ecofitus, localizada no bairro Vila Lourdes em Forquilhinha/SC. A empresa   conta com a colaboração de 40 funcionários e é voltada para a produção de nutracêuticos e suplementos alimentares. A empresa organizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes  de Trabalho (SIPAT) pela 1ª vez e contou com a participação de duas acadêmicas do curso de Odontologia da UNESC para conversar sobre o tema Câncer de BocaAs acadêmicas Ana Paula Rocha e Maria Eduarda Loch, respectivamente da 8ª e 4ª fase,  tiveram uma conversa de cerca de   1 hora com os trabalhadores. Foram abordados assuntos referentes ao tema, dentre eles, a prevenção e a importância do auto-exame, os cuidados com a exposição aos fatores de risco, algumas lesões pré-malignas e cancerígenas e a importância de procurar o Cirurgião Dentista  regularmente. Foi realizada também uma dinâmica, que permitiu maior interação entre os presentes. Muitas dúvidas referentes ao assunto foram esclarecidas, as pessoas mostraram interesse e foram muito participativas durante a palestra. Folders da clínica de Odontologia da UNESC foram distribuídos aos presentes. 

 
 
 
 
 

Att, Prof Me Diego Pires

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/blog/index/291

Por: Hévila Vivian Borges 25 de setembro de 2018 às 08:43
Compartilhar Comente

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza

Ação beneficia comunidade de Nova Veneza
Serviços foram prestados pelos cursos de saúde da Unesc e pelo CER (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação comunitária da Unesc ofereceu atividades das áreas da saúde para os moradores e visitantes de Nova Veneza. Os cursos de Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia e o CER (Centro Especializado em Reabilitação) estiveram no último sábado (22/9), na Praça Humberto Bortoluzzi, onde ofereceram as ações para a comunidade.

Entre os serviços estiveram a instrução nutricional, aferição de sinais vitais, tipagem sanguínea, auriculoterapia, alongamentos, instrução de higiene oral e entrega de kits (com escova de dente, fio dental e creme dental).

A ação contou com a presença do governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, do secretário Estado de Saúde, Acélio Casagrande e do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de setembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente