Odontologia

Unesc e Hospital São José solidificam parceria

Unesc e Hospital São José solidificam parceria
Reitoria visitou direção do unidade hospitalar nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc e o Hospital São José solidificaram uma parceria que está beneficiando o ensino e a qualidade no atendimento à população. Na manhã desta sexta-feira (15/9) um encontro entre representantes das duas instituições ocorreu e destacou o serviço que vai oferecer atendimento de profilaxia (higiene e cuidados dentários) em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do São José. Um convênio foi firmado no fim do último mês entre o Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital São José e do curso de Odontologia da Universidade.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, enfatizou a importância do Hospital para a região e da parceria para a qualidade no ensino dos acadêmicos. “Somos todos admiradores do São José. Não consigo ver a Unesc sem as parcerias com esta instituição, que na mesma luta que a Universidade, busca oferecer o melhor para a comunidade. É importante dar destaque ainda ao aprendizado, que ocorre também no ambiente da prática”, destacou.

Entre os objetivos do projeto está manter a rotina de atendimentos diários e em todos os pacientes, que segundo o coordenador do projeto e cirurgião Buco Maxilo Facial, Eron José Baroni, contribui na redução de contaminação da traqueia, detecta infeções e lesões e proporciona conforto e bem-estar aos pacientes.

Bem-estar que é ressaltado pela diretora geral do São José, Libera Mezzari. “Ficamos felizes e agradecemos esta parceria que faz tão bem para todos. Buscamos melhorar e oferecer o melhor, principalmente aos alunos, que nos possibilitam a passagem do conhecimento”, ressaltou.

O encontro também foi marcado pela homenagem feita pela equipe do hospital à reitoria da Universidade, que foi presenteada com flores.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Relações Institucionais do Hospital, Altamiro Bitencourt; a diretora financeira, Irmã Terezinha Buss; o presidente e a vice da Liga Acadêmica de Odontologia hospitalar e intensiva, Tiago Galante e Ingrid Ricken; o coordenador do curso de Odontologia da Unesc, Renan Ceretta; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim; a coordenadora adjunta de Odontologia, Fernanda Sônego, e o presidente do Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Unesc, Gabriel Muffato.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 15 de setembro de 2017 às 13:27
Compartilhar Comente

Muffato é medalhista em competição de ginástica no Chile

Muffato é medalhista em competição de ginástica no Chile
Estudante de Odontologia se destacou na pontuação geral (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Era só os pés tocarem o ginásio que o coração já acelerava. Gabriel Muffato cresceu assistindo a leveza da irmã em suas performances de ginástica rítmica. A vontade de fazer parte daquele mundo se despertou cedo, aos seis anos de idade. Desde então, o estudante do curso de Odontologia da Unesc transita entre a paixão pela profissão e pela ginástica artística. Tanto trabalho resultou em uma conquista internacional. Muffato foi medalhista da Copa La Serena, que ocorreu no Chile no final de agosto.

Entre os mil participantes do encontro, Muffato se destacou na pontuação geral, passando por todos os aparelhos: Solo, cavalo com alça, argolas, salto, barra fixa e paralelas. “Fiquei entre os dez primeiros colocados na pontuação geral, o que é extremamente difícil, não só pela quantidade de competidores, mas também porque alguns dos aparelhos eu nunca havia competido antes. Para essa conquista, a Unesc foi uma grande parceira. Sem a Universidade eu não teria condições de embarcar em uma viagem para o Chile”, contou o aluno.

O solo é o aparelho que Muffato se identifica mais. O aluno contou que a sensação de estar no ar por alguns segundos é única. “Lá de cima, é possível observar o mundo em uma outra dimensão. É como se você flutuasse e visse tudo diferente. A adrenalina, as manobras, os saltos, tudo se mistura e se transforma em uma emoção só”, comentou o aluno.

Odontologia e ginástica artística

Muffato está na oitava fase de Odontologia. O curso é integral, mas mesmo assim ele se adequa aos horários para conseguir treinar todos os dias. Segundo o aluno, a prática influencia no desenvolvimento da profissão. “A ginástica exige muito da postura e da coordenação motora. Como cirurgião dentista, essas duas linhas são importantes. Além disso, a concentração, o equilíbrio e o cuidado com a saúde também são aliados”, contou.

Saiba mais

O aluno treina por meio da Fundação de Esporte de Criciúma e faz parte da Apagro (Associação de Pais e Amigos da Ginástica Rítmica e Olímpica de Criciúma).  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 11 de setembro de 2017 às 14:26
Compartilhar Comente