Odontologia

Unesc participa de Congresso Sul Catarinense de Odontologia

Unesc participa de Congresso Sul Catarinense de Odontologia
Evento ocorreu na Acic e reuniu professores e acadêmicos da área (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Odontologia da Unesc participaram, na última quinta e sexta-feira (29 e 30/8), do 1º Congresso Sul Catarinense de Odontologia. O evento ocorreu na Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e contou com apresentações de painéis científicos com a participação dos estudantes da Universidade, uma palestra da professora do curso, Fernanda Sônego, com o tema “Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil: Para onde estamos caminhando?”, entre outras atividades.

Ao todo, foram apresentados 12 trabalhos científicos de acadêmicos da Unesc. Entre os três premiados estiveram: “Diagnóstico de Câncer Oral a partir dos Genes ZNF582 e Pax1: Revisão Sistemática e Metánalise”; “A reintegração psicossocial do paciente portador de prótese bucomaxilofacial”; e “Novas Abordagens para Tratamento não-cirúrgico de disfunções temporomandibulares de ordem articular: uma revisão de literatura”.

Conforme Fernanda, os alunos de Odontologia da Unesc têm se empenhado na participação dos eventos e se destacado em diversas modalidades. “É uma oportunidade para os acadêmicos socializarem os resultados de suas pesquisas e das suas vivências nos projetos de extensão. Ao mesmo tempo, é uma chance de apreender conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais da área”, coloca.

Já em sua palestra, a professora abordou a evolução das políticas públicas da saúde bucal brasileira e seus desdobramentos políticos. Fernanda também fez uma análise crítica e reflexiva do que foi conquistado dessas políticas ao longo dos anos e para onde a odontologia está caminhando. Outro ponto abordado foram as perspectivas e desafios a serem superados nos cenários de práticas do cirurgião-dentista, como promotor de saúde bucal.

“É muito gratificante participar de um Congresso tão importante para a região e qualificado como este, e poder trocar experiências com os colegas sobre um assunto que faz parte do meu dia a dia. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de mostrar o trabalho que realizamos na Universidade”, acrescenta Fernanda.

O congresso teve a organização da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma e contou com o apoio da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 30 de agosto de 2019 às 18:32
Compartilhar Comente

1º CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ODONTOLOGIA

Nos dias 29 e 30 de Agosto, acontece o 1º CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ODONTOLOGIA, evento científico promovido pela Associação Brasileira de Odontologia – Regional Criciúma (ABO RECRI), nas dependências da ACIC (Associação Comercial de Criciúma). Segundo a organização do evento, “entender a evolução é o método mais viável de conhecer as mudanças e estar conectado ao novo. Isso nos permite ir além, aprender e se transformar no meio em que estamos.”

E o curso de Graduação em Odontologia da UNESC está presente, seja com professores palestrantes, ouvintes ou através da apresentação de trabalhos científicos durante o congresso, prestigiando a associação de classe e permitindo ampliar a rede de contatos para profissionais, egressos e acadêmicos.

Parabéns aos idealizadores desta iniciativa tão importante para fortalecer a Odontologia no sul do estado de Santa Catarina e a todos os patrocinadores que apostaram nesta iniciativa.

Por: Diego Anselmi Pires 30 de agosto de 2019 às 07:20
Compartilhar Comente

Alegria e conhecimento marcam primeira Gincana de Odontologia da Unesc

Alegria e conhecimento marcam primeira Gincana de Odontologia da Unesc
A equipe vencedora foi a Odontoma, seguida da Os Iatrogênicos e Brocadores (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O Ginásio de Esportes José Antônio Carrilho da Unesc recebeu, na tarde desta quarta-feira (28/8), a primeira edição da Gincao - Gincana do Curso de Odontologia. Acadêmicos, egressos e professores estiveram divididos em oito equipes no evento. A equipe vencedora foi a Odontoma.

Em segundo lugar ficou a equipe Os Iatrogênicos e terceiro a equipe Brocadores. As seguintes foram: Extirpadores; Os Sem Juízo; Lecronzentes; Cariesmáticos; e Radiopacos. O prêmio do primeiro e do segundo lugar foi, respectivamente, um cheque de R$ 500 e R$ 250.

Entre as provas realizadas esteve a Prova Solidária, que consistiu na arrecadação de alimentos, brinquedos e fraldas para serem doados para entidade beneficente da região. Em alimentos, foram arrecadados aproximadamente quatro toneladas de doações.  Além disso, a gincana contava com Provas de Apresentações, Provas Relâmpagos, Prova da Corrida Sentados e Cadarços; Prova da Dança da Cadeira; Prova Corrida Carrinho de Mão; Prova Passa Repassa; Prova Feira das Profissões; e Prova do Tatoodonto.

A iniciativa partiu do CA (Centro Acadêmico) do curso, que reuniu estudantes de praticamente todas as fases para a gincana. O presidente do CA, Guilherme Strelow, se sentiu emocionado no início do evento, ao observar à proporção que ele ganhou. “O objetivo da gincana é de integração. Ela tem o objetivo de fazer com que os alunos de diferentes fases conheçam e se aproximem. E é isso que está acontecendo aqui”, colocou.

Conforme a coordenadora do curso, Morgana Machado, os alunos fizeram a diferença com o evento. “Uma gincana como esse mede o potencial e a força dos alunos. Isso dá um gás e é o reflexo da energia deles” comentou.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a reitoria no evento. Fernanda também atua no curso e já foi coordenadora adjunta. “Saiam daqui cada vez mais unidos, fazendo um grande curso e uma grande e animada graduação”, enfatizou.

O evento ainda contou com a participação do presidente e vice-presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot e Suzel Ramos, do assessor da Diretória de Extensão e egresso do curso, Rafael Amaral, e do vice-presidente do CA, Willian Bressan.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de agosto de 2019 às 18:54
Compartilhar Comente

Ação Social em Sombrio

Na manhã do dia 15/08/2019, na cidade de Sombrio/SC, ocorreu a inauguração oficial da Unidade Básica de Saúde Central, no Parque das Avenidas. No presente evento, segundo relato dos acadêmicos João Vítor, Julia Lima e Deyse Fidelis, "contamos com a participação de alguns moradores da cidade, onde abordamos estas pessoas, orientando a respeito da dieta e da escovação, instruindo e tirando dúvidas a respeito". Além disso, foi possível divulgar o curso de Odontologia e o atendimento nas clínicas que está a serviço da população.

"Foi uma experiência muito enriquecedora para nós, acadêmicos, pois além da interação e orientação aos moradores, pudemos participar da abertura oficial da Unidade, ficando assim, por dentro dos serviços ofertados para a comunidade". O único ponto negativo foi a respeito do número de pessoas presentes, relativamente baixo devido ao fato de ser em uma quinta-feira, além de que a grande maioria encontrava-se dentro da Unidade, pois já estavam com consultas marcadas, mas ainda assim, os acadêmicos conseguiram interagir com alguns moradores.

Por: Diego Anselmi Pires 25 de agosto de 2019 às 09:45
Compartilhar Comente

Um momento com a AMA

Neste dia 22/08/2019, acadêmicos do curso de Graduação em Odontologia, sob a supervisão dos professores da disciplina de Odontologia para Pacientes com Necessidades Esepciais, Patrícia Simões Pires, Felipe Veronez, Karina Marcon, Fernando Antonini e Ricardo Bortoluzzi , visitaram a AMA - Associação dos Amigos do Autista, em Criciúma.

Neste encontro, foram realizadas orientações sobre a higiene bucal com os alunos da AMA, que participaram de forma muito positiva da atividade. Segundo relatos dos acadêmicos, "foi uma experiência fascinante", "muito emocionante" e "gratificante estar compartilhando estes momentos". 
 

Por: Diego Anselmi Pires 25 de agosto de 2019 às 09:31
Compartilhar Comente