Odontologia

Colaboradores da Unesc podem se inscrever para receber atendimento odontológico

Colaboradores da Unesc podem se inscrever para receber atendimento odontológico
Serviço gratuito é realizado nas Clínicas Integradas da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O serviço de odontologia das Clínicas Integradas da Unesc está com inscrições abertas para funcionários que queiram receber atendimento. Para fazer o agendamento, conforme o secretário geral das Clínicas, Marlon Zilli, o colaborar deve entrar em contato pessoalmente, por telefone ou até por e-mail informando seu nome para a fila de espera. “O dia e o horário não são marcados imediatamente, mas logo o paciente receberá uma ligação para fazer esse agendamento”, explica Marlon.

Os serviços realizados são variados e devem ser definidos a partir das necessidades avaliadas na consulta. “Pode ser feito desde uma profilaxia, até restaurações e outros procedimentos, mas isso dependerá da avaliação do aluno que estará atendendo e do professor supervisor”, completou.

O horário das consultas é sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados em receber os atendimentos odontológicos gratuitos realizados podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2749, pelo e-mail clinicaodonto@unesc.net ou pessoalmente nas Clínicas Integradas, na Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de agosto de 2018 às 17:54
Compartilhar Comente

Palestra sobre Câncer de Boca na empresa Ecofitus em Forquilhinha

Palestra sobre Câncer de Boca na empresa Ecofitus em Forquilhinha
Mais imagens

Aconteceu na última quinta feira (16/08), uma palestra para os funcionários da empresa Ecofitus, localizada no bairro Vila Lourdes em Forquilhinha/SC. A empresa   conta com a colaboração de 40 funcionários e é voltada para a produção de nutracêuticos e suplementos alimentares. A empresa organizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes  de Trabalho (SIPAT) pela 1ª vez e  contou com a participação de duas acadêmicas do curso de Odontologia da UNESC para conversar sobre o tema câncer de boca. As acadêmicas Ana Paula Rocha e Maria Eduarda Loch, respectivamente da 8ª e 4ª fase, tiveram uma conversa de cerca de 1 hora com os trabalhadores. Foram abordados assuntos referentes ao tema, dentre eles a prevenção e a importância do auto-exame, os cuidados com a exposição aos fatores de risco, algumas lesões pré-malignas e cancerígenas e a importância de procurar o Cirurgião Dentista regularmente. Foi realizada também uma dinâmica, que permitiu maior interação entre os presentes. Muitas dúvidas referentes ao assunto foram esclarecidas, as pessoas mostraram interesse e foram muito participativas durante a palestra. Folders sobre o atendimento  clínico nas Clínicas de Odontologia da UNESC foram distribuídos aos presentes. 

Por: Morgana Francisco Machado 18 de agosto de 2018 às 16:32
Compartilhar Comente

DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

DIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Mais imagens


Neste dia 13, os acadêmicos da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva VII participaram de uma atividade com os profissionais da Vigilância Sanitária do município de Criciúma. Esta atividade estava relacionada à celebração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária e contou com a participação maciça de acadêmicos e professores da área da saúde.
Desde questões históricas como a vinda da família real para o Brasil, acidentes com material radioativo como o Césio 137, em Goiás, morte de pacientes por uso inadequado de recursos e técnicas por profissionais de saúde, a criação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária - ANVISA, vários exemplos citados pelos palestrantes auxiliaram na identificação do campo de abrangência das ações da VISA.
Este órgão federal atua na coordenação e regulamentação de tudo que se refere à saúde da população. Estabelecimentos de comercialização ou prestação de serviços, lazer, hospitais, consultórios, clínicas, asilos, cinema, mercados, escolas, locais de estética e cosmetologia, pet shops, enfim, todo e qualquer local, tanto no setor público ou privado, está sujeito às ações da VISA.
Como funções, apresenta uma abordagem preventiva, mas também com ações regulatórias, fiscalizadoras e até mesmo punitivas, o chamado “poder de polícia”, podendo fechar estabelecimentos que apresentem riscos ou possam causar danos à população.
O site da ANVISA disponibiliza muito conteúdo de forma gratuita, manuais, artigos, livros, de livre acesso à comunidade acadêmica.
Os palestrantes destacaram a necessidade de uma atuação multi  e interdisciplinar nesse setor, valorizando a presença de todos, em especial, dos acadêmicos de Odontologia, área da saúde citada inúmeras vezes, conforme afirma o Prof Diego Pires, responsável pela turma de acadêmicos da disciplina. “Precisamos considerar a Vigilância Sanitária como uma aliada no exercício profissional da Odontologia, uma vez que a nossa área apresenta uma legislação específica, mas em conformidade com as linhas gerais deste setor.” Os futuros profissionais precisam auxiliar a fiscalizar e colaborar com a atuação da VISA no município, pedido expresso do setor municipal, uma vez que não é possível estar presente em todos os locais ao mesmo tempo.
Ainda, foram apresentados itens arquitetônicos básicos necessários para a abertura de toda e qualquer atividade na área da saúde, de acordo com as RDC ANVISA 50/2002 e 51/2011, que orientam toda a análise e aprovação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde. Taxas e documentos também foram apresentados ao público participante, como o memorial descritivo dos materiais a serem utilizados ou a lista de procedimentos a serem realizados no local, específicos para um consultório odontológico, como citado pelo palestrante, normalmente entre os mais inadequados à legislação, seja um consultório isolado ou multiprofissional com mais de 3 cadeiras. Algumas práticas integrativas e complementares como Acupuntura, por exemplo, ou farmácias de manipulação têm um processo mais simplificado de análise. Um sistema on-line para a solicitação de alvará sanitário já está em implantação no município.
Um exemplo interessante é a chamada “barreira técnica”, no caso de ambientes para processamento de material odontológico sujo e limpo, em edificações antigas. O ideal seriam espaços separados para o manejo destes materiais, garantindo qualidade no processo de esterilização. Mas se não for possível fisicamente esta separação, que estes processos aconteçam em períodos diferentes, intercalados por uma correta desinfecção e esterilização do ambiente.
Ao apresentar dados sobre o VIGIAGUA, o fiscal da VISA de Criciúma apresentou o programa de vigilância da qualidade da água para consumo humano desde o início dos anos 2000. O manejo de recursos naturais, como a água, também é alvo das ações da VISA, seja de forma preventiva, regulatória, fiscalizadora ou punitiva.
Sobre a fluoretação das águas de abastecimento, os palestrantes reforçam que esse ainda é o método de controle da doença cárie mais seguro,  barato e abrangente, variando a concentração dos níveis ótimos de acordo com a época do ano. Em outros países, em que as condições de saúde bucal são diferentes, já estão sendo utilizadas outras técnicas e produtos, com menor risco de toxicidade, para o controle de doenças bucais.
A própria universidade, como parceira da Vigilância Sanitária, necessita estar sempre atualizada e organizada de acordo com seus preceitos legais, e reafirma seu compromisso ao dar continuidade à essa interação. Assim, a UNESC se propõe a realizar outras atividades, específicas por curso, para sedimentar o valor e a importância da preocupação sanitária no ensino, na pesquisa e na extensão.
 

Por: Morgana Francisco Machado 13 de agosto de 2018 às 15:21
Compartilhar Comente

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete

Graduandos vivem momentos especiais em formatura em gabinete
Unesc formou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O mercado de trabalho ganhou oficialmente, na noite desta quinta-feira (9/8) 72 novos profissionais qualificados pela Unesc divididos nas áreas de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Uma cerimônia especial de colação de grau em gabinete marcou a conquista dos acadêmicos, que puderam comemorar com a família e os amigos a grande realização do sonho da graduação.

A jovem Angela Caroline Beretta, de 22 anos, foi uma das graduandas que exibiu grandes sorrisos compartilhados com seus convidados ao longo do evento. Ela concluiu o curso de Biomedicina e teve comemoração em dose dupla nesta semana. “Na segunda-feira recebi a notícia de que fui aprovada para a bolsa do mestrado em Ciências da Saúde também aqui na Unesc. Mais um sonho se tornando realidade e que vamos comemorar hoje”, afirmou.

O responsável por conceder o grau a cada um dos acadêmicos foi o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris. Em seu discurso o professor alertou para a melhor utilização da liberdade que os profissionais terão a partir de agora. “Desta noite em diante vocês estarão em pleno exercício da profissão, tendo uma liberdade diferente, pois não precisarão mais do acompanhamento e orientação dos professores. Lembrem-se que liberdade presume sempre o aumento de responsabilidade, pois isso é o mais importante”, comentou.

Ainda em suas palavras, Thiago salientou as três características que considera fundamentais para o sucesso profissional. “São elas a educação, o planejamento e a proatividade. Tenho plena convicção de que se vocês estão aqui é porque estão preparados para seguir em frente e encarar esses desafios. Agora são vocês que irão transformar sonhos em possibilidades e possibilidades em realidade para as suas vidas. A Unesc estará sempre de portas abertas porque é, foi e sempre será a nossa Universidade”, completou.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 09 de agosto de 2018 às 21:27
Compartilhar Comente

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon

Extensionistas contam experiências do Projeto Rondon
Grupo ficou de 10 a 21 de julho dividido em oito municípios catarinenses (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

"É muito intenso, porque você aprender a conviver com as diferenças entre várias pessoas e conhecer a comunidade de lugares que você não conhecia é bem gratificante". É assim que a acadêmica da 10ª fase de psicologia, Marieli Mezari, resume a sua experiência no projeto Rondon. Ela e mais dez extensionistas da Unesc participaram do último projeto Rondon: Operação Encantos do Vale, dos dias 10 a 21 de julho. Na tarde desta terça-feira (7/8) eles estiveram com a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, para relatar as suas experiências vividas no projeto.

O Rondon tem por finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão. Os alunos participantes dos cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina, Biomedicina e Enfermagem da Unesc, acompanhados do assessor de Ações Comunitárias da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, que foi o preceptor do grupo, ficaram divididos em oito municípios catarinenses. O projeto teve parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). 

De acordo com Marieli, o que a motivou a participar foi a necessidade de realizar atividades relacionadas à extensão junto a graduação. “Eu sempre fui envolvida com Pesquisa, e sentia a falta de algo a mais, já que eu estava entrando na 10ª fase do curso e não tinha participado dessa experiência de Extensão tão intensa como o Rondon”, comenta.

Amaral já havia participado do projeto quando acadêmico, porém desta vez foi o preceptor do grupo. “São duas experiências diferentes, pois dessa vez foi o desafio de coordenar pessoas vindas de vários lugares do país, com diferentes cursos de graduação por um só motivo, a extensão”, pontua.

Conforme Fernanda, a Universidade se sente contente com a participação dos acadêmicos no projeto. “Para nós que defendemos a Extensão e que prezamos por ações sociais, é uma felicidade ver um resultado tão positivo que o Rondon apresenta”, enfatiza.

Ao todo, 546 oficinas foram desenvolvidas pelos extensionistas de todo o projeto. Entre as atividades estiveram coleta e conscientização sobre o lixo, artesanatos e brinquedos com materiais recicláveis, revitalização de praças, alimentação saudável, primeiros socorros, saúde da mulher, atividades físicas para a terceira idade entre outras dinâmicas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 07 de agosto de 2018 às 20:54
Compartilhar Comente