Odontologia

Cuidados com a saúde fazem parte de semana especial no Colégio Unesc

Cuidados com a saúde fazem parte de semana especial no Colégio Unesc
Crianças do primeiro ano aprenderam na prática sobre a importância dos hábitos de higiene, alimentação saudável e atividade física (Foto: Reprodução) Mais imagens

Utilizando métodos lúdicos e prazerosos para prender a atenção das crianças, o Colégio Unesc promoveu, na última semana, uma série de atividades especiais com a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Foram dias de ações voltadas ao aprendizado sobre a importância dos hábitos de higiene, alimentação saudável e atividade física, tudo de forma virtual.

A responsável pelo projeto foi a professora Patrícia Stanger Cardoso, que iniciou as atividades com uma aula diferente, na qual se fantasiou de mímica e instigou os pequenos a identificarem as ações feitas por ela. “Entrei na sala virtual caracterizada de mímica e eles tinham que descobrir as seis ações que são importantes para a saúde do nosso corpo. Foi uma forma de despertar o interesse deles e deu super certo”, comentou.

De acordo com Patrícia, que teve o acompanhamento de estagiárias, ao longo da abordagem das temáticas os alunos se interessaram pelos assuntos e participaram com contribuições significativas que ampliavam as discussões. Entre as atividades práticas propostas estiveram ações como lavar as mãos da forma correta e completa e escovar os dentes. “No que diz respeito à alimentação eles foram convidados a consumir mais frutas e prepararam uma deliciosa receita colorida de salada de frutas”, acrescentou.

A abordagem dos cuidados com o corpo nesta fase de aprendizagem, de acordo com a professora, faz com que que as crianças assimilem de forma dinâmica e consigam transmitir o conhecimento que aprenderam. “Eles levam esses conhecimentos e reforçam os hábitos em suas casas, principalmente neste momento de pandemia em que a higiene das mãos é fundamental”, relembrou.

O encerramento das atividades contou com a participação especial da convidada Patrícia Simões Pires, especialista em odontopediatria e professora do curso de Odontologia da Universidade. Para a convidada, foi um prazer estar em contato com as crianças do Colégio Unesc e estreitar ainda mais a relação com os pequenos. “Eu adorei a oportunidade de conversar com eles sobre a saúde dos dentes, ensiná-los sobre escovação e tirar as dúvidas que foram surgindo. Espero que logo possamos fazer outra atividade como essa, dessa vez levando a turma até as nossas clínicas e aprofundando ainda mais os ensinamentos”, pontuou.

Por meio de uma história com fantoches, Patrícia falou sobre a importância dos cuidados como escovação e auxílio dos pais na limpeza dos dentes, além de tirar dúvidas e conversar com os pequenos sobre seus dentes de leite, as famosas “janelinhas” e o prejuízo no uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

A ação, assim como as aulas diárias do Colégio Unesc, foi acompanhada de forma síncrona pelos alunos da turma.

Nesta semana o Colégio faz um recesso nas atividades e retoma na próxima segunda-feira as aulas mediadas por tecnologia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 14:51
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia

Pesquisadores da Unesc concluem projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia
Item foi instalado na Clínica de Odontologia da Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes, professores e pacientes atendidos na Clínica de Odontologia da Unesc estão ainda mais seguros. Isso porque nesta terça-feira (1º/7) os pesquisadores do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia) e dos cursos de Engenharia de Materiais e Odontologia concluíram o projeto de Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia.  



O item tem um formato simples, de um vidro protetor, mas tem grande significado. Ele começa a se destacar pelo custo-benefício. O professor pesquisador Felipe Zanette da Silveira explica que mercadorias similares custam até seis vezes mais no mercado, enquanto o projeto da Unesc custou R$ 150,00 pela unidade. “Ele é de fácil utilização e sua produção foi concebida por meio de metais e polímeros. Para a concretização do protótipo, foram realizados estudos pontuais e em loco, sobre sua ergonomia e usabilidade”, esclarece.

A professora do curso de Odontologia Soraia Netto aprovou a entrega do item e destacou a importância de ter mais um equipamento de proteção. “Em função de tudo que estamos vivendo na sociedade, esta é mais uma forma de cuidado com a nossa proteção, dos estudantes e dos pacientes. Além do item, estaremos utilizando máscaras cobertas pelo protetor facial, mais uma garantia durante o atendimento odontológico”, destaca.

O desenvolvimento do Equipamento de Proteção Odontológico para atendimentos durante a pandemia foi projetado pelo professor pesquisador Mateus Milanez. Acoplado em uma das cadeiras da Clínica, ele pode ser movido por todo o espaço de atendimento e sua elevação também pode ser regulada, garantindo uma melhor experiência de uso. Sua construção simples também proporciona a fácil higienização.

Pesquisadores da Unesc estão engajados no enfrentamento à pandemia


Para uso interno ou externo, os professores pesquisadores dos cursos de Engenharia da Unesc, atuando no IDT, têm buscado soluções para as diversas situações causadas pela pandemia. A entrega do Equipamento de Proteção é apenas mais uma ação desenvolvida. O Projeto de Desenvolvimento e Produção de Protetores Faciais já distribuiu mais de 1.500 itens aos profissionais de saúde de Criciúma e região, em organizações de combate à pandemia.

A Universidade também concluiu, em abril, o primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. A concretização da iniciativa foi simbolizada com a entrega do primeiro túnel de higienização por ozônio, localizado no Centro de Triagem do bairro Boa Vista. Antes mesmo desta data, uma equipe da Instituição já auxiliava o poder público higienizando espaços de alta vulnerabilidade ao vírus.

Em produção, a equipe do IDT estima entregar respiradores mecânicos as UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo). O projeto vem sendo desenvolvido desde o início da pandemia no Brasil e já passou por diversas adaptações, na busca por entregar uma maior qualidade no desenvolvimento de seus objetivos. Próximo de ser concluído, o protótipo será completo, com sensores que captam o quanto o paciente precisará de ajuda para respirar e fará uma auto adaptação para a situação.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de julho de 2020 às 14:33
Compartilhar Comente