Odontologia

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais

Recepção aos Calouros: Noite de Aulas Inaugurais
Ingressantes nos cursos noturnos da Unesc tiveram seus primeiros contatos com as salas de aula (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Após a especial Recepção aos Calouros, realizada na terça-feira (30/7) ao longo de todo o dia na Unesc, nesta quarta-feira (31/7) foi a vez de os novos acadêmicos terem seus primeiros contatos com as salas de aula. Recepcionados por monitores em todo o campus, os alunos foram encaminhados para as Aulas Inaugurais de seus cursos e puderam conhecer melhor coordenadores, professores e membros dos Centros Acadêmicos e Atléticas.

Os alunos da área de Licenciatura foram recebidos no Auditório Ruy Hülse e posteriormente conduzidos a outros locais do campus para conhecerem os principais espaços utilizados por cada um dos cursos de forma separada.

Já o encontro dos acadêmicos de Administração e Administração com ênfase em Comércio Exterior foi realizado Bloco R1, assim como os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. No Bloco R2 foram recepcionados os calouros de Ciências da Computação, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

O primeiro encontro em sala de aula para os alunos de Ciências Econômicas aconteceu no Bloco XXI, da mesma forma que os estudantes dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Quem optou por Educação Física já conheceu de perto o Complexo Esportivo e teve a oportunidade de estar nas suas salas de aula.

A turma que iniciou nesta quarta-feira a trajetória na graduação de Ciências Contábeis foi recebida no Bloco do Estudante, no Centro de Práticas Contábeis e aqueles que ingressaram no curso de Design de Moda tiveram seu primeiro encontro oficial na estrutura do Senai.

Nesta quinta-feira (1º/8) os acadêmicos das demais fases também voltam à Universidade e iniciam, de forma oficial, o semestre letivo.

Uma tarde de boas-vindas 

No período da tarde, os mais de quarenta calouros de Medicina foram acolhidos no Auditório Ruy Hülse, pela coordenadora, Maria Inês da Rosa, e professores do curso. Eles conheceram a Universidade, os diferenciais do curso e o que encontrarão nos próximos cinco anos.

Na sala 101 do Bloco R1 os novos estudantes de Biomedicina também foram recepcionados à Universidade. O coordenador do curso, Emanuel de Souza, compartilhou ideias sobre o campo de atuação dos profissionais da área e as oportunidades de iniciação científica na Instituição. Souza esteve acompanhado pelos professores da graduação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de julho de 2019 às 21:30
Compartilhar Comente

Novas perspectivas com a parceria Odontologia UNESC- AFASC

Depois de muitos encontros, ajustes e compromissos, enfim, foi firmado o convênio do curso de Graduação em Odontologia da UNESC com a AFASC (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma). Em uma parceria há muito pleiteada pelo curso, a coordenadora eleita, Professora Morgana Francisco Machado Guzzatti, esteve nesta quarta-feira na instituição para acertar os últimos detalhes. Estão previstas ações que contemplem a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, integrando diferentes disciplinas e diferentes fases, aprimorando a formação técnica, ética e humanística esperada de seus egressos. A AFASC é uma organização social sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, que atende crianças, adolescentes, mulheres e idosos em Criciúma. Neste projeto integrador, o foco inicial será ampliar a curricularização da extensão nas disciplinas regulares, planejando ações com uma parcela das crianças dos quase 40 Centros de Educação Infantil no município. Assim, esta iniciativa conta com a colaboração de todos os professores do curso e dos acadêmicos que compartilharem desta proposta. Parabéns ao curso e às instituições envolvidas por mais esta conquista.

Por: Diego Anselmi Pires 31 de julho de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país

Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país
Curso de Odontologia possui uma das clínicas escola mais bem equipadas do Sul do país (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na Unesc, o estudante de Odontologia pode contar com vários aliados para uma formação diferenciada. Um deles é a Clínica de Odontologia, uma das mais bem equipadas do Sul do Brasil. No local, são realizadas as aulas práticas com atendimentos para a comunidade e professores, funcionários e acadêmicos da Universidade. A clínica escola possui equipamentos de ponta, incluindo um tomógrafo computadorizado.

“Os laboratórios do curso possuem tecnologia avançada. Na nossa pré-clínica, por exemplo, temos uma câmara de documentação. Além de demonstrar o que o professor está fazendo, ela filma e projeta. Enquanto os alunos estão nas bancadas trabalhando, conseguem visualizar claramente o que o professor está fazendo e orientando. E as imagens firam repetindo para que alunos podem assistir novamente”, comenta o coordenador do curso, Renan Ceretta.

Mais um dos diferenciais do curso é a qualificação de seus professores: com quase todo o quadro composto por mestres e doutores. Aliado a isso, os estudantes podem utilizar a Biblioteca Professor Eurico Back da Universidade, uma das maiores de Santa Catarina. “Nós tivemos conceito máximo do MEC (Ministério da Educação) em relação à biblioteca na área de Odontologia. A parte teórica representa 60% do curso e 40% são atividades práticas. O aluno não precisa comprar um livro. Todos estão disponíveis na biblioteca da Universidade”.

Segundo Ceretta, o curso está sempre atento ao contexto, realidade regional e demandas dos acadêmicos. “Os professores coordenadores de fase e os alunos repassam para a coordenação as informações dentro da realidade que eles vivem. Todo o curso se olha: acadêmicos, professores, funcionários. Isso resulta em profissionais participantes e proativos”.

Projetos e estágios

No curso, o aprendizado se faz também por meio de atividades práticas. Algumas delas estão relacionadas ao projeto desenvolvido no Presídio Santa Augusta e aos estágios no Bairro da Juventude, com atendimento de 1.200 crianças, e na UTI do Hospital São José. “Nestes locais os estudantes têm acesso a uma demanda diferente de casos para avaliar e resolver. No São José, por exemplo, eles convivem com pacientes que estão entubados e nesse caso, a higiene bucal fica mais difícil de ser feita. Com esse estágio, eles podem visualizar a importância da atuação do profissional de Odontologia em UTIs. Estudos comprovam que a presença de dentistas nestes locais diminui muitos quadros de agravo das infecções”, afirma.

Segundo Ceretta, o SUS é um grande empregador na área da saúde, sendo responsável por 20% a 30% das vagas. Tendo em vista tal realidade, o curso de Odontologia na Unesc possui a disciplina de Saúde Coletiva da primeira a décima fase. Por meio de parcerias com as prefeituras da região, os acadêmicos desenvolvem estágios de Saúde Coletiva na sétima, oitava e nona fase para que estejam integrados e inseridos nas Unidades Básicas de Saúde. “Tem tudo a ver com a constituição da Unesc, uma Universidade Comunitária. Isso forma profissionais mais conscientes da importância social. A interação com profissionais e a população agrega à formação profissional e pessoal”, considera o coordenador.

Como auxílio ao aprendizado, o curso possui ainda um equipamento portátil para utilizar com pacientes acamados. Trata-se de uma cadeira completa de dentista que é levada para os atendimentos nos municípios.

Pesquisa e jornada

O curso tem parceria com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia), e a sua Jornada Acadêmica tem a chancela da associação. O evento ocorre anualmente e atrai além de estudantes, profissionais da área. Ao logo do evento, os participantes têm contato com profissionais e pesquisadores renomados no Brasil.

E os diferenciais de Odontologia na Unesc acompanham todas as fases do curso. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é um artigo que o estudante pode publicar. “Não é um TCC tradicional. O aluno faz o projeto e pode fazer TCC ou artigo dentro da pesquisa. Pode sair do projeto e já fazer a pesquisa e ampliar para a especialização. É uma maneira de incentivar a pesquisa científica”, acrescenta Renan.

Após a última etapa no curso, o já cirurgião dentista pode dar continuidade aos estudos e direcionar a sua carreira sem sair da Unesc. A Universidade oferece diversos cursos de pós-graduação na área, como Implantodontia e Ortodontia, com professores renomados em suas áreas. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de julho de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente