Odontologia

VIVER SUS UNESC

VIVER SUS

Nos dias 20 a 24 de julho foi desenvolvido junto à Prefeitura do município de Sombrio, e liderado pelo Professor FELIPE VERONEZ , o Projeto Vivências e Experiências na Realidade do Sistema Único de Saúde (VIVER-SUS UNESC).

O programa contou com a participação de acadêmicos da Unesc dentre eles: Samara e Gabriela, representando o curso de Odontologia. O projeto objetiva ampliar as competências dos alunos desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços de saúde pública, além de estimular a formação de trabalhadores para o SUS.

Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe destacaram-se:

Visitas às sete ESF ( Estratégias de Saúde da Família), Unidade Básica de Saúde, à Vigilância Sanitária e Epidemiológica e aos Serviços de Fisioterapia e Psicologia;
“Rodas de conversas” com enfermeiras e agentes comunitárias, discutindo sobre Educação Permanente em saúde;
Palestras para grupos de gestantes e idosos;
Visitas domiciliares, além da Feira de saúde e entrevistas para a Rádio e Jornal local;
Finalizando com uma reunião com o Prefeito de Sombrio, os coordenadores das ESF e a secretária de Saúde, na oportunidade questionando a respeito da percepção de saúde do município, retratando seus aspectos positivos e negativos. 

 

Por: Morgana Francisco Machado 29 de julho de 2015 às 16:56
Compartilhar Comente

Capacitação para o Banco de Dentes

No dia 23 de julho foi realizada uma capacitação, coordenada pela Professora Patrícia Vani, referente ao Banco de Dentes da UNESC, no município de Morro da Fumaça. Participaram os cirurgiões dentistas da Rede municipal, juntamente com auxiliares e os Coordenadores da Saúde Bucal do Município e da Regional de Saúde de Criciúma.

 

Por: Morgana Francisco Machado 29 de julho de 2015 às 16:45
Compartilhar Comente

PARCERIA UNESC X AMREC para colaboração com Banco de Dentes

PARCERIA UNESC X AMREC para colaboração com Banco de Dentes
Mais imagens

Na tarde do dia 06 de junho foi firmada uma parceria entre os municípios da AMREC e a UNESC, para envio dos dentes extraídos nos municípios direcionando sua doação ao Banco de Dentes do Curso de Odontologia.

O laço foi dirigido pela Profª Fernanda Sonego, representando a Regional de Saúde e pelos Coordenadores de Saúde Bucal dos Municípios.  

Por: Morgana Francisco Machado 29 de julho de 2015 às 16:35
Compartilhar Comente

Alunos dos cursos de Saúde desenvolvem Diagnóstico de Vida e Saúde do Bairro Vila Manaus

Alunos dos cursos de Saúde desenvolvem Diagnóstico de Vida e Saúde do Bairro Vila Manaus
Estudantes apresentaram os dados aos moradores nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da Unesc desenvolveram o Diagnóstico de Vida e Saúde do Bairro Vila Manaus, por meio da disciplina Interação Comunitária. A análise foi apresentada aos moradores na noite desta quarta-feira (1/7), pelos alunos de Enfermagem e Farmácia.

Foram ouvidas 450 famílias durante o semestre, que colocaram suas percepções e necessidades em saúde de forma intersetorial, contemplando aspectos sociodemográficos, de educação, habitação, saneamento, lazer e segurança.

“Foi um momento de integração ensino-serviço-comunidade, em que a situação de vida e saúde do Bairro foi discutida com integrantes do Conselho Local de Saúde, Associação de Moradores, Equipe da Unidade Básica de Saúde, representantes da Câmara de Vereadores de Criciúma e moradores do local”, comentou a professora do curso de Farmácia Zoé Paulina Feuser.  

Acompanharam a atividade, as professoras Ioná Vieira Bez Birolo, do curso de Enfermagem, e Larissa de Oliveira e Zoé, do curso de Farmácia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 02 de julho de 2015 às 14:24
Compartilhar Comente