Odontologia

Estudantes de Odontologia realizam estágio no Hospital São Roque

Estudantes de Odontologia realizam estágio no Hospital São Roque
Atividades foram desenvolvidas com pacientes da ala psiquiátrica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é uma constante nos cursos da Unesc, e com o de Odontologia não é diferente. O curso realiza diversas ações envolvendo pessoas da região, inclusive durante estágios. Na disciplina de “Pacientes Portadores de Necessidades Especiais”, os acadêmicos desenvolvem atividades na ala psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça, e tem a oportunidade de conviver com a realidade e os desafios da Odontologia, além de aprender lições para a vida.

Durante o primeiro semestre de 2018, os estudantes realizaram exames clínicos, procedimentos de baixa complexidade, acolhimento e proporcionaram uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes, internados devido ao seu comprometimento sistêmica e social. “Além da oportunidade de aproximar teoria e prática, a experiência de lidar com estes pacientes, muitas vezes esquecidos pelos próprios familiares, carentes, com tantas limitações e ao mesmo tempo carinhosos, foi acima da expectativa”, afirma o professor da disciplina, Diego Anselmi Pires.

Segundo ele, a atividade vem sendo realizada desde o ano passado nesta disciplina, como atividade de extensão. “Os relatos das próprias acadêmicas afirmam que foi possível compreender a importância da saúde bucal e de uma visão integral de cada paciente, considerando não apenas boca e dentes, mas ele como um todo”, comenta.

Na última quinta-feira (21/6), a equipe de estudantes da disciplina finalizou as atividades no hospital e realizou uma confraternização com funcionários e pacientes. O professor salienta que o encontro teve uma receptividade muito boa e marcou este momento na formação destas futuras profissionais comprometidas com a Odontologia.

“Parabenizamos a todos e agradecemos a essas pessoas tão especiais que nos receberam com tanto carinho. Cabe destacar a parceria estabelecida entre a instituição hospitalar e a Unesc, através de espaço, de recursos logísticos, de profissionais dispostos acompanhar o grupo de acadêmicos necessários. Além disso, um agradecimento especial ao cirurgião dentista João Gasparetto, que auxiliou com a realização de exames radiográficos dos pacientes atendidos, sem custos para os pacientes ou para as acadêmicas”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 12:32
Compartilhar Comente

Estágio com Pacientes muito especiais!


Nesta quinta-feira, dia 21 de junho, a equipe de acadêmicas estagiárias da disciplina de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais finalizou suas atividades na ala psiquiátrica do Hospital São Roque, na cidade de Morro da Fumaça.
 Durante esse semestre, as acadêmicas realizaram exames clínicos, procedimentos de baixa complexidade, acolhimento e proporcionaram uma melhoria na qualidade de vida desses pacientes tão especiais, internados devido ao seu comprometimento sistêmica e social. Além da oportunidade de aproximar teoria e prática, a experiência de lidar com estes pacientes, muitas vezes esquecidos pelos próprios familiares, carentes, com tantas limitações e ao mesmo tempo carinhosos, foi acima da expectativa. Essa atividade vem sendo realizada desde o ano passado nesta disciplina, como atividade de extensão.
Segundo relato, das próprias acadêmicas, foi possível “compreender a importância da saúde bucal e de uma visão integral de cada paciente, considerando não apenas boca e dentes, mas ele como um todo.”
 Cabe destacar a parceria estabelecida entre a instituição hospitalar e a universidade, através de espaço, de recursos logísticos, de profissionais dispostos acompanhar o grupo de acadêmicos necessários. Além disso, um agradecimento especial ao profissional da Odontologia, o Cirurgião Dentista João Gasparetto, que auxiliou com a realização de exames radiográficos dos pacientes atendidos, sem custos para os pacientes ou para as acadêmicas.
Ao final, uma modesta confraternização com funcionários e pacientes da instituição hospitalar teve uma receptividade muito boa, marcando este momento na formação destas futuras profissionais comprometidas com a nossa profissão.
Parabéns a todos e um agradecimento a essas pessoas tão especiais que nos receberam com tanto carinho.
 

Por: Hévila Vivian Borges 21 de junho de 2018 às 13:37
Compartilhar Comente

Evento SESC-UNESC no Angeloni SuperCenter

Neste sábado, dia 09 de junho, acadêmicos da UNESC estiveram divulgando informações sobre os cursos da instituição e oportunizando  espaços para a comunidade de Criciúma melhorar sua saúde em evento promovido pelo SESC em parceria com a universidade.
O curso de Odontologia esteve presente, com acadêmicos, residentes e professores, realizando orientações sobre higiene oral, alimentação adequada, importância do Cirurgião Dentista para a saúde bucal, além de realizar exames clínicos simplificados e divulgar os serviços oferecidos pelas clínicas de Odontologia. Além das inúmeras pessoas que receberam tais informações, 24 foram examinadas com o equipo móvel do curso, aproximando a formação teórica e prática do curso.
Parabéns a todos os envolvidos neste evento de sucesso.

Por: Hévila Vivian Borges 11 de junho de 2018 às 10:27
Compartilhar Comente