Odontologia

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho

Unesc leva atendimentos de saúde à comunidade do Pinheirinho
Vão ser oferecidas diversas especialidades à população Mais imagens

Os cursos de saúde da Unesc vão oferecer serviços gratuitos à comunidade. A ação vai ocorrer neste sábado, das 9 às 11h30, em frente a ESF (Estratégia Saúde da Família) no Bairro Pinheirinho. No local vão ser oferecidos atendimentos e orientações nas áreas da Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Residência Multiprofissional.

O projeto faz parte da disciplina de interação comunitária dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), que busca proporcionar aos acadêmicos vivência na área e dar qualidade ao ensino.

Além dos serviços, também vai ser apresentado o Diagnóstico de Vida e Saúde. Ele tem a finalidade de conhecer os problemas e as necessidades do Bairro, por meio de análises feitas na aplicação de 400 questionários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de junho de 2017 às 11:28
Compartilhar Comente

Egressos da Unesc fazendo a diferença

Egressos da Unesc fazendo a diferença
Graduada em Odontologia faz palestra na Associação dos Deficientes Visuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pessoas que fazem parte da Adivisul (Associação dos Deficientes Visuais do Sul), assim como seus familiares, professores e a diretoria da associação participaram de uma palestra sobre saúde bucal e puderam tirar dúvidas sobre o assunto nesta quarta-feira (20/6), no espaço da Adivisul com a egressa do curso de Odontologia da Unesc, Rafaela Maria Diniz.

A dentista usou o tato para que os deficientes visuais pudessem compreender melhor os assuntos e depois de sua fala, ela apresentou alguns instrumentais. “A intenção foi de que eles tocassem e tivessem noção do que entra na boca deles quando vão ao dentista, assim como o modelo de estudo. A assistente social da associação informou que poucos deles vão ao dentista com frequência e isso é bastante preocupante. Ainda há muita defasagem na assistência à saúde bucal, especialmente aos portadores de necessidades especiais”, comenta.

Rafaela entregou para os professores e funcionários panfletos informativos sobre saúde bucal e deixou cópias para que as informações sejam transcritas em Braile. Além disso, os participantes da palestra ganharam kits de higiene bucal.

“Foi uma experiência incrível e desafiadora, pois até então nunca tinha palestrado para portadores de necessidades especiais. A maior lição que tirei desse dia é que não são eles quem se limitam, eles são muito abertos e têm vontade de saber e de aprender sobre tudo, sobre se cuidar. Eles querem saber como quaisquer uns de nós como de fato são, percebi que a limitação muitas vezes, parte de nós profissionais em geral e do próprio sistema”, afirma. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 22 de junho de 2017 às 18:05
Compartilhar Comente

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos

Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar comemora 13 anos
Evento reuniu participantes e equipe do Pamif (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Há 13 anos, mamães e crianças de toda a região recebem uma atenção especial da Unesc. Pelo Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar), as gestantes recebem informação e trocam experiências sobre tudo que envolve a maternidade. E na tarde desta sexta-feira (9/6), familiares, gestantes, crianças, estudantes, professores e voluntários que já passaram pelo Pamif se reuniram na Universidade para uma tarde de integração com direito a palestra com o psicólogo Luís Claiton Medeiros Ehlers, depoimento, diversão, um café ofertado pelo curso de Nutrição, bolo e vela de aniversário.

O evento contou ainda com a presença do grupo Cria na Roda, que expos o artesanato produzido por mulheres da região que optaram por deixar a carreira para se dedicar exclusivamente aos filhos. A comemoração teve a participação de membros do Coral Unesc, que tocaram e cantaram e a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker.

“O que o Pamif tem hoje de mais valioso é o amor entre os envolvidos e a dedicação de professores, alunos e voluntários. A cada encontro, laços são fortalecidos, vínculos criados e novos passos são dados na direção de sonhos”, afirmou a coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto.

A funcionária da Unesc, Carla Roberta Cardoso, é mãe de Cauã, de 7 anos e Davi, com 2 anos. Nas duas gestações ela participou do programa e conta que a união e a troca de experiências é um dos pontos fortes dos encontros – que ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade. “O grupo é composto por mulheres que estão na primeira gestação e outras que já passaram por esta experiência e há uma troca de informações muito valiosa entre as mulheres e os alunos e professores”.

A professora Franciellen Goulart, é mãe de Danilo, de 1 ano e 4 meses. Ela trabalhou na Universidade até 2010 como secretária do Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas e em 2015, quando engravidou de Danilo, logo se inscreveu no Pamif. “Eu tinha contato com as pessoas que participavam do programa e sabia o quanto é bom. Quando engravidei, sabia que as tardes de sexta seriam destinadas para o grupo. Eu defino ele como informação e acolhimento. Optei pelo parto humanizado hospitalar e todas as dúvidas foram solucionadas aqui. E a informação empodera a mulher e ela se sente segura de suas decisões”, afirmou Franciellen.

O Pamif tem a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem, além de voluntários dos cursos de Odontologia e Medicina. Entre os temas tratados nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), fisioterapia aquática, entre outros. As mamães recebem ainda um ensaio fotográfico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de junho de 2017 às 18:58
Compartilhar Comente

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc

O sonho de criança da Fernanda se tornou realidade na Unesc
A escolha da aluna fez a diferença na realização das suas escolhas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Fernanda era apenas uma menina, mas já tinha certeza do caminho que iria seguir. Suas primeiras pacientes foram as bonecas, que recebiam cuidados de saúde em seu consultório imaginário. “Uma clínica só minha”, pensava a pequena. E foi assim que tudo começou. Hoje, Fernanda Teixeira está no sétimo semestre do curso de Odontologia da Unesc e, para ela, o sonho de se tornar uma profissional da área da saúde está cada vez mais próximo.

Esse instinto que nasceu com Fernanda, de cuidar com as pessoas, tomou uma proporção maior na Unesc. A estudante conta que se apaixonou pela saúde pública, sempre presente nas aulas.  “O ensino na Unesc mostra a realidade da comunidade, abrindo a nossa mente para entender a situação atual da saúde e de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento dela”, explica.

Contato com a prática

Por mais que já tivesse certeza daquilo que queria, Fernanda se encantou ainda mais pela área quando iniciou a prática. Desde as primeiras fases, os alunos dos cursos de saúde atendem a comunidade de Criciúma e região nos laboratórios e nas Clínicas Integradas da Universidade. Só no primeiro semestre de 2017, foram mais de 60 mil atendimentos realizados nos serviços oferecidos pela Unesc, e Fernanda contribuiu com este número.

“Logo no terceiro semestre tivemos contato com a prática. É a melhor forma de se acostumar com o ambiente profissional. Não é só o procedimento de saúde em si que influencia em um bom atendimento. A forma como o paciente é tratado também é importante para o desenvolvimento profissional”, ressalta.

Bolsa ajudou a dar vida às brincadeiras de criança

Na Unesc são diversas as possibilidades de bolsas de estudos e foi assim que Fernanda teve a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. “Eu consegui entrar na Universidade pela minha nota do Enem. Garanti uma bolsa de 100% por meio do Prouni. Sem ela seria impossível”, comenta.

Um mundo de possibilidades

Na Unesc são inúmeras as possibilidades para quem tem interesse em ingressar na área da saúde. A UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) conta com os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.


#escolhaunesc

Pra fazer parte do time Unesc você tem a opção de ingresso pelo histórico escolar. Clique aqui para conhecer nossos cursos e as possibilidades de bolsas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 08 de junho de 2017 às 10:14
Compartilhar Comente