Odontologia

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA

Curso de Odontologia da Unesc entrega de 1,5 tonelada de doações à AMA
Associação dos Amigos dos Autistas recebeu alimentos e materiais de higiene arrecadados ao longo da Jornada Acadêmica (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O apoio do curso de Odontologia da Unesc à AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) foi além do serviço técnico prestado na instituição. Percebendo a necessidade da Associação, o curso promoveu a arrecadação de doações ao longo da Jornada Acadêmica, realizada de 21 a 24 de maio, e fez a entrega na tarde de quarta-feira (29/5). No total foram arrecadados 1,5 toneladas de mantimentos, entre alimentos e materiais de higiene.

Conforme o coordenador do curso, Renan Antônio Ceretta, o projeto foi idealizado pelos próprios alunos que prestam atendimento no local por meio da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais. “Desta forma, estamos colaborando com a AMA de duas maneiras. Isso é reflexo do perfil dos nossos alunos, que veem além do básico e procuram fazer a diferença”, salientou.

O grupo foi recebido para a entrega das doações pela diretora pedagógica da instituição, Sandra Henrique, e demais professoras da Associação. Participaram da visita o coordenador e professores do curso, além de membros do Centro Acadêmico Renan Antônio Ceretta e da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia Dente de Sabre.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de maio de 2019 às 15:39
Compartilhar Comente

Mercado de trabalho e atendimento ao cliente são debatidos em Jornada de Odontologia da Unesc

Mercado de trabalho e atendimento ao cliente são debatidos em Jornada de Odontologia da Unesc
Professor doutor Francisco Rehder esteve na Universidade nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Avanços da tecnologia, mercado de trabalho, sedação consciente, mudanças na carreira e atendimento ao cliente foram alguns dos assuntos abordados nesta quinta-feira (23/5) na Unesc, durante a 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia. O penúltimo dia do evento foi marcado pelas palestras “Futuro da Odontologia e Mercado de Trabalho” e “Atendendo e Entendendo – Como pensar a satisfação do cliente na Odontologia?”, com o professor doutor Francisco Rehder e “Sedação Consciente”, com o professor e especialista Lucas Golin Fernandes.

No período da manhã, Rehder falou sobre tendências na odontologia e inovações disruptivas que estão mudando a profissão e sobre gestão de consultórios e atendimento ao cliente. À tarde, foi a vez de Fernandes abordar a técnica da sedação consciente e fazer uma demonstração ao vivo. Ainda nesta quinta-feira, foi realizado o sorteio de um aparelho de ultrassom entre os participantes do evento.

Segundo Rehder, o futuro é muito moldado na necessidade que o homem tem, no que ele imagina e em qual é a sua perspectiva, e a partir disso é que ocorre o desenvolvimento. “O fator estética, por exemplo, teve um papel preponderante para o desenvolvimento da odontologia. Hollywood pode ser citado neste contexto. As atrizes do cinema não tinham os dentes perfeitos e recorriam a um profissional dos Estados Unidos que fazia pequenas facetas para serem usadas por elas durante os filmes. Algumas tinham dificuldades de atuarem por conta do material, mas a estética era muito importante para o cinema. Hoje as facetas evoluíram e os laminados cerâmicos são feitos por dentistas de todo o mundo e a odontologia avançou a ponto de que eles sejam definitivos”, comenta.

O professor doutor aponta a tecnologia como uma aliada ao exercício da odontologia, citando o exemplo dos smartphones. Segundo ele, esses aparelhos permitiram que os pacientes pudessem visualizar mais nitidamente as imagens e os problemas de sua boca. Em relação às mudanças nas técnicas e procedimentos realizados pelos dentistas, o palestrante ressalta que a inteligência artificial está cada vez mais próxima do cotidiano de cada um e que o desenvolvimento da internet modificou tudo em termos de tecnologia. “O comportamento humano em relação a tecnologia também mudou e, quando trazemos esse cenário para a odontologia, isso tem impacto também. Há coisas que eu aprendi na faculdade em 2003 que já não fazem mais sentido hoje, por exemplo”.  

Debates variados marcam Jornada Acadêmica


O evento reúne, desde terça-feira (21/5), alunos e professores de Odontologia da Unesc, egressos do curso e profissionais renomados no mercado nacional para debater temas como intercâmbio na área, implantodontia, ortodontia, possibilidades da carreira na odontologia, mercado de trabalho e atendimento ao cliente.

Nesta sexta-feira (24/5), último dia da Jornada Acadêmica de Odontologia, haverá palestra sobre “Placas Oclusais: Quando, Qual e Por quê?”, às 7h30, com o professor mestre Roberto Ramos Garanhani e encerramento comandado pelo CA (Centro Acadêmico), a partir das 13h30, com confraternização, premiações dos trabalhos científicos e show de variedades.

A oitava edição do evento é uma realização do curso e do CA de Odontologia da Universidade, com o apoio da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma, da Dental Santa Clara, Biodental e Doctor Sul.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2019 às 16:35
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc

Jornada Acadêmica de Odontologia reúne profissionais e estudantes na Unesc
Abertura do evento ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Alunos e professores de Odontologia da Unesc estarão reunidos, até esta sexta-feira (24/5), com egressos do curso e profissionais renomados no mercado, para debater assuntos como o futuro da odontologia, sedação consciente, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e intercâmbio na área. Os temas fazem parte da programação da 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que iniciou nesta terça-feira (21/5) com a palestra “Ortodontia para quem gosta de Implantodontia, Periodontia, Prótese, Dentística e Cirurgia”, ministrada pelo professor mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Unesc, Rodrigo Matos.

Segundo o palestrante, o dia a dia é cercado por questionamentos e um dos mais fortes do profissional de Odontologia em formação é sobre que especialidade escolher. “Qual o profissional que eu quero ser? Que rumo quero que minha carreira siga? Estes são alguns dos pontos levantados e momentos como a Jornada Acadêmica colaboram para que possamos fazer uma análise. Quero que vocês reflitam sobre qual caminho irão seguir. Mais que a escolha de uma especialidade, falo de qualidade profissional”.

O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “Intercâmbio na Odontologia”, com a cirurgiã dentista que durante a sua graduação na Unesc participou de intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Djuli Külkamp. A programação do primeiro dia engloba ainda a apresentação de trabalhos científicos de alunos do curso.

Espaço para debate e crescimento

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o evento vai além da dimensão do ensino e agrega junto a pesquisa e a extensão, sendo essa tríade fundamental para pensar as perspectivas e desafios da Odontologia no futuro. “É um espaço de atuação dos odontólogos, é desafiador e precisa de reinvenção e de um profissional que consiga ter um olhar para além da atuação técnica”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes da Jornada e salientou a importância de espaços de debate como o oferecido pela Jornada de Odontologia. “O curso é motivo de orgulho tamanha a união de professores e alunos e o quanto agrega para a comunidade. Aproveitem a programação, dialoguem entre si, com os professores, egressos e profissionais e ampliem os seus conhecimentos. Nós somos agentes de transformação nos cenários de práticas lá fora”.

O coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta, afirma que a Jornada Acadêmica é um espaço para ampliar o conhecimento e a visão. “A Jornada é o local para pensarmos ‘fora da caixa’, fora do ambiente formal de sala de aula ou de consultório. É um espaço de conhecimento e integração entre os colegas de outras fases, entre os professores e com os profissionais. A Odontologia é uma profissão que está em constante mudança e inovação e precisamos estar atentos a isso”.

A coordenadora adjunta do curso, Morgana Guzzatti, agradeceu a dedicação dos organizadores do evento, que inclui o CA, a Atlética e professores do curso. “A Jornada representa a união dos nossos alunos e a força da nossa graduação. Que seja um momento de assimilar novos conhecimentos em prol de uma odontologia inovadora e consciente”.

O presidente do CA (Centro Acadêmico) de Odontologia, Guilherme Estevão, deu as boas-vindas aos participantes do evento. “A Jornada é um evento que nos dá conhecimento e incentiva a procurarmos aprender cada vez mais. Um dos pontos importantes do evento é a apresentação dos trabalhos científicos e, neste ano, conseguimos um acréscimo de 20% no número de inscrições".

Durante a abertura do evento, o coordenador da Jornada Acadêmica, Leonardo Mezzari, entregou uma placa em homenagem ao professor Renan Ceretta, que está à frente do curso de Odontologia como coordenador há nove anos. A eleição para a nova coordenação do curso ocorreu nesta segunda-feira (20/5) e, em agosto deste ano, a professora Morgana Guzzatti assumirá como coordenadora. Ceretta será o coordenador adjunto. “Estou muito honrado com esse reconhecimento. Sou apaixonado pelo curso de Odontologia da Unesc e agradeço muito pela homenagem. Mas ela não é só minha. É de todos que ajudam a construir um curso diferenciado como o nosso”.  

A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador de Saúde Bucal do município de Criciúma, Deivid Freitas, do presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Criciúma, Estevo D'agostini Derech, e de representantes dos patrocinadores e dos apoiadores do evento: Dental Santa Clara, Biodental e Doctor Sul.

Confira a programação completa do evento


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de maio de 2019 às 15:29
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Odontologia inicia nesta terça-feira na Universidade

Jornada Acadêmica de Odontologia inicia nesta terça-feira na Universidade
Palestras e debates sobre temas atuais envolvendo a carreira serão abordados (Foto: Divulgação) Mais imagens

Futuro da odontologia, sedação consciente, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e intercâmbio na área serão alguns dos temas abordados pela 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia, que ocorrerá de terça a sexta-feira (21 a 24/5) na Universidade. A abertura oficial está marcada para as 7h30 desta terça-feira, no Auditório Ruy Hülse. Após a solenidade, haverá a palestra do dentista, professor, mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador da pós-graduação em Ortodontia da Unesc, Rodrigo Matos. Ele irá falar sobre “Ortodontia para quem gosta de Implantodontia, Periodontia, Prótese, Dentística e Cirurgia”.

O primeiro dia do evento contará ainda com a palestra “Intercâmbio na Odontologia”, às 13h30, com a cirurgiã dentista que durante a sua graduação na Unesc participou de um intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Djuli Kϋlkamp. A programação encerrará com a apresentação de trabalhos científicos, a partir das 15 horas.

As inscrições para a Jornada Acadêmica podem ser realizadas na coordenação do curso de Odontologia da Unesc.

Mais informações pelo telefone (48) 3431.2796. Confira a programação completa do evento no link

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de maio de 2019 às 15:37
Compartilhar Comente

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça

Unesc presente nas comemorações do aniversário de Morro da Fumaça
Equipe da Universidade promoveu ações de saúde e conscientização (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O município de Morro da Fumaça está comemorando 57 anos de emancipação político-administrativa e a Unesc está fazendo parte deste momento. Professores e acadêmicos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia levaram seus conhecimentos e ações de saúde até a praça em frente à prefeitura.

Com atividades como tipagem sanguínea, auriculoterapia, avaliação nutricional e saúde bucal, os representantes da Universidade estão cuidando de quem passa pelo evento. “É um momento especial e nos alegra contribuir. São atividades gratuitas, que reforçam o elo entre comunidade e a nossa Unesc”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

A participação da Unesc no evento é uma parceria entre prefeitura de Morro da Fumaça e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. A equipe da Universidade no local conta com mais de vinte pessoas.

Maio Roxo

Neste sábado, das 9 às 12 horas, a Universidade também será parceira da DII SC (Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina).  Entidades de educação e saúde estarão na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, para conscientizar sobre doenças inflamatórias intestinais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de maio de 2019 às 11:00
Compartilhar Comente