Odontologia

Uma história de amor com a Unesc

Uma história de amor com a Unesc
A trajetória da cirurgiã dentista Luana Moretti na Instituição iniciou quando ela ainda era criança (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Sabe quando a pessoa diz que é de determinado time desde criancinha? Pois a cirurgiã dentista Luana Moretti dos Santos, 25 anos, diz com orgulho que é Unesc desde pequena. “Minha história com ela é forte!”, afirma. E não é para menos. Ela pisou no campus pela primeira vez com pouco mais de 11 anos de idade e nele cresceu e se desenvolveu. Fez o Ensino Fundamental e Médio, o curso superior e iniciou uma carreira pela qual é apaixonada.

Natural de Criciúma, ela fez as séries iniciais em uma escola perto de sua casa. No entanto, o local não oferecia a continuidade do Ensino Fundamental e foi então que os pais perguntaram onde Luana queria estudar. Ela foi direta: CAP (Colégio de Aplicação, atual Colégio Unesc). “Eu não conhecia ninguém lá, mas vi a propaganda e achei aquele mundo completamente o meu. Me via fazendo parte daquilo”, afirma. “Meu pai me matriculou e eu fui bem `faceira` para o primeiro dia de aula, sem conhecer ninguém. Cheguei lá, já fiz amizade com os alunos e fui muito bem recebida pelos professores e coordenação”, relembra.

Turma do terceiro ano do Ensino Médio de 2012 em foto para a formatura
 

Foi ali que a história de amor com a Unesc começou. “Sempre me senti em casa no CAP. E isso é um ponto muito positivo do colégio, porque a gente vê muito amor. Os professores querem estar ali, gostam do que fazem e isso cativa os alunos. Estudei da quinta série ao terceirão. Entrei e não quis mais sair e foi assim com os outros colegas. A maior parte das pessoas que estudei na quinta série ficou ali até o terceirão”, comenta.

Momento comemoração na formatura do Ensino Médio 

Luana concluiu o Ensino Médio em 2012, mas o relacionamento com a turma da época do CAP continua. Ela ainda tem contato com vários professores e colegas de turma. Inclusive, semanas antes do início do distanciamento social em função da pandemia do coronavírus, a cirurgiã dentista reviu colegas durante um encontro da turma. A galera do terceirão de 2012 do agora Colégio Unesc tem até grupo de Whatsapp, com professores da época. “O CAP foi um divisor de águas na minha vida. Eu sou muito apaixonada pelo colégio da Unesc. Sempre digo que o dia que tiver filhos, é lá que eles vão estudar”.

Trajetória acadêmica

“Tenho algumas certezas na minha vida e uma delas é que eu quero trabalhar na área da saúde. Só não tinha claro na época de colégio se queria Medicina ou Odonto. Foi no terceirão, durante uma atividade de assistência pré-vestibular que a diretora do Colégio Unesc pediu para cada aluno escolher um curso da Universidade para visitar. Eu e uma amiga escolhemos o de Odontologia e conhecemos a estrutura. Lembro como se fosse hoje: meus olhos brilharam e eu fiquei fascinada. Era aquilo que eu queria. E eu e minha amiga fizemos vestibular, passamos e nos formamos juntas”, relembra.

Turma de graduação em aula na Clínica de Odontologia 
 

Em fevereiro de 2013, Luana iniciou as aulas no curso de Odontologia da Unesc e em agosto de 2017 recebeu o tão sonhado “canudo”. Segundo ela, também durante a graduação criou laços com colegas e professores que perduram até hoje. “Algo interessante sobre a Unesc é que aquele ambiente universitário se estende depois que os alunos se formam. Os professores estão sempre abertos para tirarem dúvidas que possam surgir ao longo da atividade profissional dos egressos. Essa solidariedade e atenção não acontecem apenas no curso de Odonto. São próprias da Unesc”.

Pouco tempo depois da colação de grau Luana começou a trabalhar em uma clínica em Criciúma. No ano seguinte iniciou pós-graduação em Endodontia e não parou mais. Além da especialização, fez cursos em diferentes áreas da Odontologia em Santa Catarina e no Paraná e atualmente atende na matriz e na filial de uma clínica em Criciúma. Além disso, a “tia Lu”, como é chamada pelos pequenos pacientes, atua em uma clínica em Araranguá. 

A cirurgiã dentista leva a marca de uma Universidade Comunitária que vai além na formação acadêmica e humana. Durante a conversa com a Agência de Comunicação da Unesc (Agcom), ela ficou emocionada ao relembrar das experiências que teve no campus, das pessoas que conheceu e dos laços que construiu. Luana “abriu o baú” de fotos e nos presenteou com registros dos bons momentos vividos. Ao se despedir da reportagem, ela disse que na Unesc “a gente recebe um carinho tão grande que transborda e vai além do espaço físico da Universidade”. Nessa hora, a gente que transbordou de orgulho.

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2020 às 11:38
Compartilhar Comente