Odontologia

Primeira turma da pós em Implantodontia apresenta artigos de conclusão de curso

Primeira turma da pós em Implantodontia apresenta artigos de conclusão de curso
Defesas reuniram professores, profissionais e familiares dos alunos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Pós Unesc vive um momento histórico nesta sexta-feira (27/4). Os alunos da primeira turma da especialização em Implantodontia defenderam seus artigos de conclusão de curso. As apresentações foram acompanhadas por familiares, professores, profissionais e alunos da segunda turma da pós-graduação.

Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, o projeto de Implantodontia foi idealizado em conjunto com o curso de Odontologia. “O grande objetivo é capacitar os cirurgiões dentistas em um curso respeitado, ministrado por professores consagrados nacionalmente em suas especialidades e que acontecesse em uma instituição que é referência na área da saúde. Não temos dúvida de que o propósito foi alcançado graças ao empenho, compromisso e seriedade de todos os envolvidos”, afirma Elenice.

O coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta, comenta que um dos diferenciais da especialização da Unesc é o cuidado com o que é ofertado. “O cirurgião dentista que vem para a Universidade pode ter a certeza da seriedade, comprometimento e da preocupação com a qualidade da pós. Parabéns a todos vocês e sucesso em suas carreiras”.

Durante o curso, foi oferecido para a população com baixo poder aquisitivo da região a oportunidade de fazer o tratamento odontológico de alta qualidade a preços acessíveis. “Imaginem o que significou para uma senhora que desde os 15 anos tinha problemas dentários e em 24 horas sai com uma prótese fixa, mastigando melhor? Ela chorou agradecendo. Acreditem, vocês modificam vidas, tornam pessoas mais felizes, que mastigam melhor, falam melhor e pode sorrir sem ter vergonha", afirma o coordenador da pós em Implantodontia, Leonardo Bez.

Além de Implantodontia, a Universidade oferece as seguintes especializações na área de Odontologia: Ortodontia, Prótese Dentária, Odontopediatria, Endodontia e Odontologia do Esporte. Os cirurgiões dentistas interessados em adquirirem novos conhecimentos podem entrar em contato com o Setor de Pós-Graduação da Unesc, pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.  

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de abril de 2018 às 11:11
Compartilhar Comente

JORNADA ODONTOLÓGICA

JORNADA ODONTOLÓGICA
Mais imagens

As atividades da 7ª Jornada Acadêmica de Odontologia iniciaram nesta terça-feira (24/4) com a presença do professor doutor Tiago Spezia de Melo, de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A programação do evento encerra nesta sexta-feira (27/4) e engloba palestras científicas, cirurgia ao vivo, apresentação de trabalhos científicos e confraternização.

 

O evento traz profissionais de renome nacional para palestras como “Deformidades Dentofaciais e Cirurgia de ATM” e “Exercício Ético da Odontologia”.

Por: Morgana Francisco Machado 25 de abril de 2018 às 09:11
Compartilhar Comente

Jornada de Odontologia da Unesc realiza debates sobre temas atuais da profissão

Jornada de Odontologia da Unesc realiza debates sobre temas atuais da profissão
Evento iniciou nesta terça-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores e profissionais de Odontologia estão reunidos até esta sexta-feira (27/4) na Unesc para debater assuntos relacionados à prática e ética profissional e tendências na área, durante a 7ª Jornada Acadêmica de Odontologia. A programação do evento engloba palestras científicas, cirurgia ao vivo, apresentação de trabalhos científicos e confraternização. As atividades iniciaram na manhã desta terça-feira (24/4), com a palestra sobre “Bases para a Prática da Odontologia Estética Adesiva”, com o professor doutor Tiago Spezia de Melo, de Santa Maria.

Melo é graduado em Odontologia e possui especialização, mestrado e doutorado em Dentística. É autor do renomado livro "Odontologia Restauradora: Fundamentos e Possibilidades".

A 7ª Jornada Acadêmica de Odontologia da Unesc traz outros palestrantes de renome nacional, como Mario Giorgi, mestre em Homeopatia e especialista em Dentística que vai falar sobre “Halitose”; Miguel Angelo Ribeiro Scheffer, doutorando em Cirurgia Bucomaxilofacial e ex-chefe dos Serviços de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial dos Hospitais e Policlínicas do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, que vai abordar as “Deformidades Dentofaciais e Cirurgia de ATM” e Rogério Zimmermann, doutor em Odontologia Legal que vai ministrar palestra sobre “Exercício Ético da Odontologia”.

A programação da Jornada prevê ainda a transmissão de uma cirurgia ao vivo de instalação de implante dentário, feita na quarta-feira (25/4), às 13h30 no Serviço de Odontologia das Clínicas Integradas da Unesc, pelo professor doutorando da Unesc, Leonardo Bez.

Abertura do evento
 

O presidente do CRO/SC (Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina), Murilo Rosa afirmou que o Conselho está aberto a todos. “O Conselho de Odontologia tem por finalidade fiscalizar o exercício profissional e proteger quem está iniciando a carreira. Quando mais atuante for o nosso Conselho, maior a probabilidade de todos vocês terem sucesso na profissão”.

Para o coordenador do curso da Unesc, Renan Ceretta, a Jornada é um momento de reflexão fora da grade curricular. “É um momento para nos perceber diante de outras ideias que não sejam as do nosso cotidiano. É um momento rico, com uma diversidade de informações fora da Universidade. Aproveitem para agregar conhecimento”. 

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, deu as boas-vindas aos participantes do evento e lembrou que a cada ano a Jornada de Odontologia aprimora os assuntos debatidos. “Temos um rol de palestras contemplando as várias áreas da Odontologia. Aproveitem o conhecimento e também para se integrar com colegas e profissionais e palestrantes”.

A abertura do evento teve ainda a participação da coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin Engel, do delegado regional do CRO, Leandro Manentti Bittencourt, do presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Criciúma, Júlio Manfredini, do coordenador da Saúde Bucal do Município de Criciúma, Ronaldo Nodari, da presidente do CA de Odontologia da Unesc, Rafaela Ferrari e presidente da Associação Atlética Dente de Sabre, Gabriel Mufatto.

Confira a programação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2018 às 10:58
Compartilhar Comente (1)

Dia Mundial da Saúde e Dia da família


Nesse domingo(15/04), o SESC — Serviço Social do Comércio, em parceria com a UNESC, realizaram um dia Mundial da Saúde e Dia da Família, nas dependências do SESC, no bairro Pio Correia. Com a participação de diversos cursos da área da saúde, inclusive o curso de Odontologia,  diversas ações foram proporcionadas à população em geral e, em especial, aos comerciários e suas famílias.
Alguns acadêmicos do curso de graduação em Odontologia puderam compartilhar seus conhecimentos com a população de crianças, jovens, adultos e idosos sobre higiene bucal, câncer de boca, prevenção e conduta frente a um trauma dentário, além de realizar exames clínicos simplificados em grande parte dos participantes. Foram mais de 100 atendimentos e exames, com a distribuição de material educativo impresso e elaborado pelos próprios acadêmicos.
A divulgação sobre os serviços ofertados pelo curso à população também foi realizada, em consonância com as características de uma universidade comunitária.
Parabéns a todos os participantes.
 

Por: Hévila Vivian Borges 18 de abril de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente

PROJETO CUIDANDO DOS DENTINHOS

PROJETO CUIDANDO DOS DENTINHOS
Mais imagens

O Projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá e a Universidade do Extremo Sul Catarinense – realizado pelo aluno Paulo Roberto Périco Pirolla e sua mãe, Lídia Beatriz Périco Pirola – dentista da Região. O objetivo do projeto é orientar as mamães e gestantes do município através das Unidades Básicas de Saúde sobre a forma correta de cuidar dos dentinhos e da alimentação. Existem cuidados primordiais que devem ser realizados nas mamães, nos bebês e nas crianças que podem evitar muitos problemas com a dentição e alimentação. A saúde começa pela boca, então cuidar dos dentinhos e da saúde bucal pode ser o primeiro passo para começar a ter uma vida saudável! Procure a Unidade de Saúde mais próxima e participe! Você ainda leva para seu filho uma escovinha ou dedeira para iniciar a escovação do bebê!

Por: Morgana Francisco Machado 12 de abril de 2018 às 11:04
Compartilhar Comente