Odontologia

Aprendizado e diversão: crianças do Bairro da Juventude aprendem sobre saúde na Unesc

Aprendizado e diversão: crianças do Bairro da Juventude aprendem sobre saúde na Unesc
Brincadeiras se transformavam, a cada etapa, em novos conhecimentos Mais imagens

Dezenas de crianças do Bairro da Juventude visitaram a Unesc para aprender a cuidar da saúde. A manhã desta quinta-feira (27/4) foi recheada de brincadeiras e ensinou como combater a gripe, problemas respiratórios e melhorar a higiene pessoal. A ação, promovida pelo projeto de extensão da Universidade “Prevenção de Doenças Infecciosas e Parasitárias” iniciou na última terça-feira (25/4) e encerrou hoje.

Os bolsistas e voluntários do projeto, que são acadêmicos de Biomedicina, Medicina e Odontologia, receberam os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano na Sala de Dança e no Ginásio José Antônio Carrilho. Durante as atividades eles realizaram brincadeiras como batata quente, o rei mandou e cantos. Ao fim de cada etapa dos jogos lúdicos, uma informação sobre como prevenir as doenças era destacada.

“Já fazíamos algo parecido em 2005 e deu ótimos resultados. Queríamos mais e surgiu a oportunidade. Colocamos então em prática um projeto, que trabalhasse a prevenção para as crianças de uma forma mais ampla desde cedo”, comentou a professora da Unesc Cleonice Maria Michelon, uma das coordenadoras do projeto. A ação também é coordenada pelo professor Renan Ceretta.

Para o aluno do Bairro, Ruan João dos Santos, de 8 anos, vir a Unesc deixou de ser apenas aprendizado e também é diversão. “Eu já aprendi bastante sobre como me cuidar e não ficar gripado. Mas, o legal são as brincadeiras que estamos fazendo, nos divertimos muito”, comentou. 

“Quis ajudar, acabei ficando” 

“Eu entrei como voluntária. Recebi um e-mail da professora e me interessei pelo assunto. A ideia de ajudar as crianças a aprender sobre os cuidados e se proteger melhor me agradou. Entrei no projeto para ajudar, mas acabei ficando e virei bolsista”, contou a aluna de Biomedicina, Ana Carolina Vieira.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de abril de 2017 às 12:02
Compartilhar Comente

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus

Unesc leva saúde à comunidade Vila Manaus
Atividades vão ocorrer em parceria com a Unidade de Saúde do bairro Mais imagens


A Unesc vai promover ações de saúde na Unidade de Saúde Vila Manaus. A atividade vai levar os profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem e Farmácia que compõem a Residência Multiprofissional da Clínicas Integradas da Universidade para realizar a Feira da Saúde. O evento ocorre na quarta-feira (5/4), das 8 às 12 horas.

O encontro será promovido em alusão ao Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril). Os profissionais vão ofertar serviços como: teste de HGT (glicose), aferição da pressão arterial, avaliação de composição corporal, tipagem sanguínea, alongamento, nutrição, psicologia, saúde bucal e palestras.

A primeira Feira de Saúde tem o objetivo de possibilitar o contato a saúde e a aproximação da comunidade aos serviços ofertados pela Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

03 de abril de 2017 às 11:58
Compartilhar Comente