Odontologia

Primeira Fase do curso de Odontologia visita Corpo de Bombeiros de Criciúma.

Com o objetivo de promover integração teórico-prática interdisciplinar;  Conhecer o funcionamento do Serviço de Emergência local e seu processo de trabalho, estrutura física; Identificar ações na saúde e prevenção nas situações de emergência a primeira fase do curso de Odontologia visitou o Corpo de Bombeiros de Criciúma/SC no último dia 20/03/18.

Por: Hévila Vivian Borges 28 de março de 2018 às 08:28
Compartilhar Comente

Pós em Implantodontia Unesc oferece diferenciais para uma formação de qualidade

Pós em Implantodontia Unesc oferece diferenciais para uma formação de qualidade
Especialização conta um dos melhores espaços de ensino do Estado (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Profissionais de Odontologia interessados em investir em sua capacitação profissional encontram na Unesc uma parceira neste projeto. Entre os cursos na área, a Universidade oferece o de pós-graduação em Implantodontia, que oferece ensino teórico e prático com professores de referência nacional, autores de livros, com mestrado e doutorado na área e uma estrutura que conta com o Serviço de Odontologia, vinculado as Clínicas Integradas, considerado um dos melhores e mais bem equipados espaços de ensino prático de Odontologia de Santa Catarina.

O curso da Unesc é aprovado pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia) e pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) e tem como como objetivo capacitar o cirurgião dentista a realizar os procedimentos cirúrgicos e protéticos com implantes osseointegrados, bem como diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios causados pelas ausências dentárias.

Nele, os alunos têm à disposição uma estrutura diferenciada. E este foi um dos motivos que fez a cirurgiã dentista Valda Fernanda Simões, de Criciúma, optar pela especialização na Universidade. “Busquei a pós da Unesc por ser uma Universidade modelo na estrutura e no corpo docente. Já vejo o resultado no dia a dia, uma melhora na qualidade profissional, principalmente nos atendimentos em meu consultório”, afirma a dentista.

O curso tem duração de 28 meses e aulas uma vez por mês, de quinta-feira a sábado, na Unesc, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os futuros especialistas em Implantodontia pela Unesc tem contato com disciplinas como Anatomia, Anestesiologia Terapêutica Aplicada à Odontologia, Técnica e Interpretação Radiográfica, Microbiologia, Patologia, Emergências Médicas em Odontologia, Ética e Legislação Odontológica e Bioética.

Os profissionais interessados em fazer parte da pós Unesc podem entrar em contato com o Setor de Pós-Graduação da Universidade pelo telefone 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Professora do curso de Odontologia da Unesc tem trabalho premiado em evento internacional

Professora do curso de Odontologia da Unesc tem trabalho premiado em evento internacional
Relato de um caso raro de tumor odontogênico foi um dos vencedores do Prêmio Bitufo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora do curso de Odontologia da Unesc Gina Casagrande, está entre os vencedores do Prêmio Bitufo/Professor doutor Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, que reconhece o trabalho de profissionais de Odontologia de todo o país. Gina foi a única representante de Santa Catarina a receber a premiação, entregue durante o 13º Encontro Nacional e 3º Encontro Internacional de Odontologia para Bebês, que ocorreu no fim de semana em Campos do Jordão, em São Paulo.

Gina apresentou o trabalho “RCC 23 – Raro relato de Tumor Odontogênico Queratocístico em bebê” na sessão de pôsteres de relatos de casos clínicos. Nele, a professora e dentista conta o caso de um bebê com um ano e 11 meses que foi levado ao seu consultório pela mãe, com queixa de irritação excessiva e desconforto há aproximadamente seis meses pela erupção de um dente que estava “trancado na gengiva”. Ao examinar o local, Gina percebeu uma lesão clinicamente semelhante a um “cisto de erupção”, com aumento de volume próximo ao dente. Após a análise do caso, ela optou por uma incisão e drenagem da substância que se encontrava no local. O material foi encaminhado para análise e o caso foi acompanhado por três meses e meio. Como não houve o surgimento do dente, foi realizada foi realizada a remoção da lesão que havia originado o problema e o material encaminhado para a análise histopatológica. O resultado foi um tumor e após 18 meses de acompanhamento clínico e radiográfico o menino está em processo positivo de recuperação.

Segundo a Gina, a literatura científica é escassa quanto à ocorrência de Tumor Odontogênico Queratocístico em crianças, o que demonstra a raridade do caso nesta faixa etária. “A alta taxa de retorno do tumor e o potencial para se tornar uma lesão osteolítica agressiva requer um diagnóstico precoce, priorizando tratamento cirúrgico adequado e acompanhamento a longo prazo a fim de melhorar o prognóstico do paciente”, afirma.

Para ela, o prêmio foi um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira como odontopediatra. “O primeiro curso que fiz assim que me formei no curso superior, há 20 anos, foi na área de Odontologia para bebês e depois fiz a especialização em Odontopediatria. Após todo esse tempo trabalhando na área, ter o reconhecimento através do prêmio por um caso clínico foi de muita importância para a minha vida profissional. O meu trabalho ficou em segundo dentro de 30 apresentados. Fui a única representante do Estado de Santa Catarina a apresentar no congresso e isso me deixa ainda mais feliz por poder levar o nosso Estado, a cidade de Criciúma e a nossa Unesc nesse cenário nacional”, ressalta.

A coordenadora adjunta do curso de Odontologia, Fernanda Sônego, fez parte da comitiva de professores da Unesc que participou do Encontro Nacional e comenta que na literatura há apenas quatro casos como o relatado por Gina. “O prêmio significa muito para o curso de Odontologia. Ele mostra e qualifica toda a nossa forma de fazer e agir dentro da Instituição, que é com qualidade. E foi especial também porque a Unesc foi a única Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina apresentando trabalho neste congresso, um evento muito importante dentro do cenário de saúde bucal da criança”, comenta Fernanda.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2018 às 13:09
Compartilhar Comente

Formação continuada

Formação continuada
Mais imagens

No dia 07/03/2018 os membros do NDE do Curso de Odontologia se reuniram com os professores do Curso e a professora Zélia Medeiros Silveira, assessora pedagógica da UNESC para discutir e debater sobre inclusão de acadêmicos com alguma necessidade especial. Foram discutidas as formas de inclusão e metodologias que podem ser adequadas para mediar o processo de aprendizagem dos acadêmicos. Foram apontadas as formas ou a percepção dos professores na percepção dele, digo na identificação sobre acadêmico até a formalização dessa necessidade e a partir desse fato trabalhar as metodologias que se adequam a este acadêmico. Em um segundo momento foi discutido o mapa conceitual proposto pela instituição em que os professores colocaram suas experiências e visões, pontos positivos e negativos, objetivos e metas a serem alcançados. Posteriormente a professora Morgana mediou a temática do “que é ser Professor”; a referência para o processo foi o livro “O bom professor e sua prática”.

Por: Morgana Francisco Machado 08 de março de 2018 às 10:59
Compartilhar Comente

Unesc traz referência em ortodontia para palestra direcionada a profissionais e estudantes da área

Unesc traz referência em ortodontia para palestra direcionada a profissionais e estudantes da área
Marcel Farret também dará aulas na pós em Ortodontia da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Cirurgiões dentistas formados e especialistas em Ortodontia, além dos estudantes de pós-graduação da área terão um momento para ampliar o conhecimento sobre o assunto com um dos profissionais referência no Brasil. A especialização em Ortodontia da Unesc e a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) trazem o professor doutor e diretor científico da Associação Gaúcha de Ortodontia, Marcel Marchiori Farret, para falar sobre “O uso da ancoragem esquelética no tratamento de casos complexos na Ortodontia” em uma aula no dia 12 de abril, às 18h30, no auditório do CRO (Conselho Regional de Odontologia), localizado no Edifício Catarina Gaidzinski, no Centro de Criciúma. O evento é gratuito.  

Farret é especialista, mestre e doutor em Ortodontia pela PUC-RS, diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial – BBO, professor de cursos de especialização em Ortodontia no Rio Grande do Sul e diretor científico da Sogaor (Associação Gaúcha de Ortodontia). “O professor Marcel Farret é uma grande autoridade em Ortodontia e vem para Criciúma exclusivamente para dar aula no curso de pós-graduação em Ortodontia da Unesc e também para ministrar a palestra do dia 12 de abril”, afirma o mentor da pós em Ortodontia da Unesc, professor Rodrigo Matos de Souza.

A especialização tem diferenciais como treinamento em várias técnicas ortodônticas, corpo docente altamente qualificado e disciplinas pensadas para formar profissionais capazes de prevenir, supervisionar e orientar o desenvolvimento do aparelho mastigatório, promover a correção das estruturas dento-faciais incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como a harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.

Cefalometria, Diagnóstico e Documentação Ortodôntica, Mecânica Ortodôntica, Aparelhos Ortodônticos Auxiliares, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Metodologia do Ensino Superior, Anatomia, Cirurgia Relacionada à Ortodontia Periodontia, Fonoaudiologia, Oclusão, Emergências Médicas em Odontologia, Fisioterapia Aplicada, Ética e Legislação Odontológica e Bioética em Odontologia são algumas das disciplinas do curso. A Unesc que possui um espaço para aprendizagem dentro das Clínicas Integradas, onde funciona o Serviço de Odontologia, com equipamentos de ponta e que se destaca no cenário do Ensino Superior e de Pós-Graduação no Estado.

A pós-graduação em Ortodontia da Unesc tem duração de 36 meses, com aulas mensais de quinta-feira a sábado, das 8 às 12 horas, das 14 às 18 horas e das 18h30min às 22h30min.

Os interessados em fazer parte da pós em Ortodontia da Unesc podem entrar em contato com o Setor de Pós-Graduação pelo telefone (48) 3431-2626 ou e-mail pos@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de março de 2018 às 14:41
Compartilhar Comente