Odontologia

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc

E-book “Análise de vida e saúde” é lançado na Unesc
Construção envolveu estudantes de Pós-Graduação e acadêmicos da graduação (Fotos: Ana Sofia Schuster) Mais imagens

A atuação acadêmica e a inserção social na comunidade deram origem ao e-book “Análise de vida e saúde”. O trabalho, desenvolvido em uma proposta de integração, analisou a qualidade de vida e de saúde no bairro Santa Bárbara, de Criciúma. A obra foi construída por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, por meio do Mestrado Profissional, e acadêmicos dos cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia e Psicologia. O trabalho foi lançado na noite desta quinta-feira (19/12), na Reitoria da Universidade.

O professor da Instituição e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jacks Soratto, explica que a atividade envolveu ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi aproximar os estudantes da realidade em territórios onde a Universidade está inserida e às realidades onde os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estabelecem suas relações de vida. A proposta também buscou uma compreensão ampliada de saúde de todos os atores envolvidos.

“A iniciativa estrutura-se na disciplina de Interação Comunitária, dividindo sua atuação entre teoria e prática. Foi realizado um reconhecimento no território, quando os estudantes estiveram presencialmente na comunidade. Eles aplicaram uma entrevista, com a população deste território, e realizaram uma análise deste material. Em seguida os participantes construíram uma síntese dos principais achados durante o semestre e que é foram materializados como conteúdo informativo devolvido à população”, explica.

O resultado final, em 2019, foi entregue e especialmente nesta edição acompanhado com o lançamento do e-book. A análise de vida e saúde levou em consideração dados relacionados a determinantes sociais de saúde: sociodemográfico, educação, trabalho e gestão pública, segurança, habitação, lazer, transporte, saneamento, meio ambiente, infraestrutura e outros aspectos da saúde.

Durante a apresentação do e-book, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a participação de toda a equipe do projeto, incluindo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Bárbara, Ricardo Gaspar. Ela foi uma das autoras da obra. "O resultado que trazemos hoje é muito maior do que a materialização do e-book. Ela é a representação coletiva, de uma luta histórica em prol de objetivos de aprendizagem e formação do profissional da área da saúde, diante daquilo que as diretrizes curriculares nacionais de fato se propõem em todos os cursos de graduação", salienta reitora.

Leia o trabalho clicando aqui.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Comunicação, Imprensa e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2019 às 22:23
Compartilhar Comente

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho

Unesc entrega novos profissionais ao mercado de trabalho
Mais de 80 concluintes colaram grau na noite desta segunda-feira (16/12) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Quanto amor pela profissão e dedicação cabem em um abraço? O momento compartilhado entre o concluinte de Geografia Ricardo Michels e a coordenadora do curso, Andréa Rabelo Marcelino, foi apenas uma das emoções vividas na noite desta segunda-feira (16/12). Em um Auditório Ruy Hülse com sua lotação máxima, a Unesc entregou mais de 80 novos profissionais ao mercado de trabalho durante uma colação de grau especial.

O momento, marcado pela entrega do canudo e pelo juramento da profissão, foi vivenciado por acadêmicos de Artes Visuais, Fisioterapia, Geografia, História, Matemática, Odontologia e Pedagogia. A outorga do grau foi feita pelo diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, com a presença de coordenadores dos cursos.

Na tarde desta segunda-feira, outros 47 formandos colaram grau especial. Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

Nesta oportunidade a outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, também com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente

Unesc forma 50 novos bacharéis em odontologia

Unesc forma 50 novos bacharéis em odontologia
Graduados celebraram conquista no último sábado (14), no Centro de Eventos Flor de Lis (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Uma noite de emoção, abraços e agradecimentos. Assim foi a formatura dos 50 mais novos bacharéis em Odontologia da Unesc, no último sábado (14). O evento ocorreu no Centro de Eventos Flor de Lis, e contou com a presença da Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, além da coordenadora do curso de Odontologia, professora Morgana Guzzati, e o vice-presidente do DCE e acadêmico de odontologia, Guilherme Pereira.

Também compuseram a mesa de autoridades o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Criciúma, Deivid Floriano, o paraninfo da turma, professor Felipe Cechinel Veronez, e o patrono, professor Luiz Gustavo Martins, o delegado do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, Dr. Carlos Henrique Búrigo Rosso, o diretor científico da ABO Regional Criciúma, Dr. Rodrigo Nunes Juvêncio, e o representante da Academia Catarinense de Odontologia, Vanderlei Jorge.

Acompanhada dos familiares, a bacharela Diana Dutra acredita que a formatura representa um momento especial, principalmente para os pais. “É um sentimento inexplicável, ainda mais pela sensação de ver meus pais emocionados, chorando, pois eles me proporcionaram a graduação, e é uma conquista tanto minha quanto deles”, observou Diana.

O colega dela, Muriel Becker, também aproveitou para agradecer o apoio da família. “Foram cinco anos de estudo, mas estamos na universidade para estudar, corremos atrás e agora é a hora de agradecer aos nossos pais, colegas e comemorar a conquista”, disse o bacharel.

Ele também agradeceu os bons momentos vividos na universidade. “É uma noite especial para todos, ainda mais para nós que passamos cinco anos na Unesc, uma universidade com qualidade que, além de bons profissionais, forma para a vida. Agradeço pela estrutura e conhecimento compartilhado com a turma pelos professores, funcionários e reitoria”, pontuou Becker.

Uma noite de agradecimentos

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou os novos bacharéis pela conquista. “Agradeço aos novos profissionais que aqui se formam, e também aos seus pais, pela confiança depositada na nossa Unesc, continuamos sempre de portas abertas para recebê-los, pois ela foi e sempre será a universidade de vocês”, afirmou a gestora.

Ela também reiterou o papel da Unesc como universidade comunitária de excelência. “A Unesc é compromissada com a excelência acadêmica e com o seu papel social como universidade comunitária plenamente consolidada. Vocês graduandos e seus familiares também fazem parte destas conquistas, por isso agradeço a toda comunidade pelo apoio recebido”, frisou Luciane.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 16 de dezembro de 2019 às 17:03
Compartilhar Comente

Atividade de Extensão - Odontologia e AFASC

Mais do que apenas uma atividade acadêmica, as atividades de extensão da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva IV proporcionaram momentos de muita alegria, felicidade e satisfação para acadêmicos, professores, funcionários e crianças do CEI Santa Luzia, instituição indicada pela AFASC - Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. Após as atividades práticas relacionadas ao levantamento epidemiológico de Saúde Bucal da escola, os acadêmicos conseguiram doações de brinquedos para 120 crianças do 3o e 4o ano da escola, e organizaram listas e tarefas para que todos ajudassem e nenhuma criança fosse esquecida. Um gesto simples, mas especialmente reconhecido no sorriso e no abraço das crianças. A entrega aconteceu nesta 4a feira, dia 11, com a presença do Papai Noel e do Homem-Aranha, acadêmicos voluntários que se dispuseram a encantar o Natal de crianças com tantas necessidades.

Parabéns pela iniciativa da escola, dos acadêmicos e professores por um momento tão marcante para todos.

Por: Diego Anselmi Pires 13 de dezembro de 2019 às 06:00
Compartilhar Comente

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia

Saída Terapêutica CAPS - Odontologia
Saída Terapêutica CAPS - Odontologia Mais imagens

Nesta 2a feira, dia 09 de Dezembro, os pacientes usuários do CAPS II e CAPS III de Criciúma, cerca de 75 pessoas, foram convidados a participar de uma atividade de encerramento com os acadêmicos da disciplina de Odontologia em Saúde Coletiva V. Esta atividade aconteceu nas dependências da Sociedade Recreativa Mampituba e contou com alimentação variada (cachorro-quente, bolos, panetones, pipoca, algodão doce, água, sucos e refrigerantes), além de muita música, diversão e até a presença do Papai Noel, o que emocionou vários dos presentes.

Parabéns aos professores, acadêmicos e colaboradores dos CAPS que ajudaram a realizar este evento tão simbólico para estes pacientes tão especiais.

Por: Diego Anselmi Pires 10 de dezembro de 2019 às 16:09
Compartilhar Comente